Menu de opções

Dicas de iluminação para o jardim da sua casa pré-fabricada

  • on 17 de julho de 2012
  • Likes!
Spread the love

O jardim é uma parte importante da casa, mas muitas vezes não lhe é dada a devida importância. Embora de dia possa parecer muito bonito, se de noite não for bem iluminado o jardim da sua casa pré-fabricada acaba por perder grande do seu encanto.

Por isso, se pretender iluminar o jardim de forma eficaz, mas mantendo uma estética agradável, então a sua melhor opção é observar cuidadosamente o espaço à noite. Desta forma, vai poder avaliar quais as zonas que necessitam de maior iluminação e planear estratégias para o conseguir fazer.

Existem diversas opções de iluminação para o jardim, que devem ser usadas de acordo com a função que também devem desempenhar. Seguem-se algumas dicas:

 

Num jardim, a iluminação artificial adequada realça caminhos, dá destaque a árvores e arbustos, multiplica o colorido das flores e, sobretudo, oferece maior segurança. Existem vários tipos de efeitos de iluminação que podem e devem ser utilizados no jardim de uma casa pré-fabricada, como por exemplo:

  • Luzes para iluminar e definir caminhos – Este tipo de luzes devem ficar fixadas ao solo. Deve ser uma luz que ilumine bem a área, de forma a que os caminhos fiquem bem definidos.
  • Contraluz – Pode definir-se como o lado oposto àquele por onde entra luz ou ao que tem maior claridade. Este tipo de iluminação deve ser colocada na parte de trás do elemento que queremos destacar e está geralmente mais escondida ou mesmo praticamente oculta. São luzes frequentemente utilizadas para criar sombras interessantes nas paredes ou delinear a forma de determinado elemento decorativo, criando assim uma estética mais interessante em todo o jardim.
  • Focos – São exactamente o oposto da iluminação utilizada na contraluz. O objetivo é realçar elementos do jardim, como fontes, lagos, árvores ou outro tipo de pontos importantes. Se pretende criar um ambiente suave, mas que ainda assim que lhe proporcione pontos de interesse, então estes focos em combinação com as luzes que iluminam os caminhos são uma boa opção.
  • Postes – Este tipo de iluminação deve ser utilizada para iluminar uma área de forma geral. Aconselhamos que opte por postes com uma altura considerável (cerca de 1,80m), pois de outra forma podem tornar-se desconfortáveis para a vista e encadear as pessoas em seu redor.
  • Iluminação geralEste tipo de luzes são utilizadas para iluminar amplamente todo o jardim, sem destacar nenhum ponto em concreto. O objetivo é ver-se o jardim como um todo. Para cada efeito existem iluminarias e lâmpadas específicas.

 

Estas são apenas algumas das opções que pode utilizar para a iluminação do jardim da casa pré-fabricada. Muito mais opções estão disponíveis e é tudo uma questão de escolha e do tipo de atmosfera que pretende criar no jardim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.