Ideias de paisagismo para orçamentos reduzidos

A organização da paisagem como complemento da arquitectura é uma área poucas vezes explorada pela maioria dos proprietários de casas pré-fabricadas. Se a sua casa pré-fabricada possuir bastante espaço exterior, um jardim ou outros elementos naturais podem ser uma excelente opção de lhe dar mais vida, destacando ainda mais alguns dos seus traços arquitetónicos mais importantes.

Contudo, este processo pode tornar-se dispendioso, pelo que encontrar ideias de paisagismo para orçamentos reduzidos é algo sempre bem-vindo.

Se está a pensar aventurar-se nesta ideia de paisagismo, mas sem ser necessário um enorme orçamento, então preste atenção às nossas próximas sugestões.

Para implementar ideias de paisagismo com um orçamento limitado, em primeiro lugar irá precisar de delinear um plano eficaz. Em seguida, considere o custo de cada item e as suas possíveis alternativas. É preciso ter em atenção, que apesar de ser barato, pode não ser a melhor opção, quando tidas em conta as excessivas despesas de manutenção e até o tempo que perde com esta mesma manutenção. A verdade é que, embora estabelecer um plano para um orçamento mais reduzido lhe dê algum trabalho e necessite de muita pesquisa prévia à sua implementação propriamente de dita, o certo é que vai conseguir fazer um bom uso do espaço disponível, com as boas escolhas e opções que irá encontrar.

Por exemplo, uma forma simples de delinear o caminho do jardim até à porta de entrada da sua casa pré-fabricada é através de passadiços em pedra ou madeira. Este tipo de materiais ficam muito em conta ou até podem ser facilmente recolhidos diretamente da natureza, sem custos adicionais para si, para além do trabalho de os remover e transportar.

 

Outra forma bastante económica de dar mais vida ao exterior da casa pré-fabricada e ao terreno em seu redor é através de cercas naturais, como por exemplo sebes.

Cercas e muros de materiais como ferro, madeira e pedra precisam de ser construídas, o que implica também gastos de dinheiro e pode ser bastante dispendioso. Em alternativa, pode usar aquilo que a natureza lhe dá sem custos e plantar barreiras naturais como sebes. Não só irão criar uma cerca muito mais bonita, como também vão proporcionar aos habitantes da casa maior privacidade e tudo a um custo bastante reduzido.

Escolha opções que sejam de crescimento rápido e que não precisem de uma manutenção exaustiva. Tenha também em conta a altura da sebe que pretende, uma vez que algumas plantas crescem mais que outras, por isso, este factor deve ter algum peso na sua escolha.

 

 

Aplique parte do seu orçamento na aquisição de árvores. Árvores maiores vão proporcionar sombra mais depressa, mas caso não estejam ao alcance do seu orçamento reduzido, então opte por plantar árvores mais pequenas. Uma forma ainda mais económica é plantando sementes, que até pode conseguir a custo zero de amigos e vizinhos. Contudo, o seu tempo de crescimento será mais prolongado até lhe proporcionar a sombra e efeito desejados no exterior da sua casa-préfabricada.

2 comentários

  1. Ké Design
  2. Maria Rebelo

Deixe a sua opinião