Menu de opções

Mini casas ecológicas

  • on 25 de setembro de 2012
  • Likes!

As mini casas ecológicas são estruturas compactas construídas à mão a partir de materiais de construção ecológicos, ‘verdes’. As mini casas são tão pequenas que são facilmente transportadas para um novo local, seja no mesmo lote ou centenas de quilômetros de distância. Uma mini casa ecológica seja ela fixa ou construída numa plataforma com rodas, pode ser muito prática para alguém que viva sozinho e que esteja interessado em viver um estilo de vida ecológico de baixo custo. As mini casas ecológicas são ótimas para usar como estúdios ou casas de hóspedes.

As mini casas ecológicas são projectadas e construídas com o intuito de preservar o meio ambiente. As casas e os prédios pequenos requerem menos recursos para a sua construção e utilizam uma quantidade mínima de terreno e de energia.

As mini casas ecológicas são para as pessoas, não são para as coisas. As mini casas ecológicas são para as pessoas que se conseguem entreter a elas mesmas.

Uma mini casa é pequena o suficiente para ser rebocada por um camião ou transportada num reboque plano para que você possa levar a sua casa consigo caso decida mudar de cidade ou apenas sentir a necessidade de mudar aquilo que o rodeia. As mini casas pequenas são móveis, assemelham-se a cabanas rústicas ou simples cabanas. Uma mini casa pode ser tão luxuosa ou tão simples quanto você quiser. Uma mini casa ecológica não precisa de ser rustica.

O nível de sofisticação que você projetar e construir na sua mini casa ecológica é totalmente personalizável. Muitos construtores de mini casas ecológicas criam uma casa de banho separada, nas proximidades, para deixar mais espaço dentro da casa e para criar um ‘santuário’ privado para o banho e cuidados pessoais.

O que é uma mini casa ecológica?

As mini casas ecologias são pequenas estruturas, muitas vezes sobre rodas. São pequenas estruturas compactas que medem entre 100 a 300 pés quadrados. As mini casas ecológicas são projetadas e construídas a partir de materiais de construção ecológicos. Você pode construir uma mini casa numa plataforma com rodas para poder ser transportada ou pode colocá-la sobre pilares e movê-lo para um novo local num camião ou reboque quando você precisar mudar de cidade ou sitio. Pode até construir a sua mini casa ecológica numa estrutura permanente.

Visto que uma mini casa é basicamente menor do que 300 pés quadrados, é mais adequada para uma única pessoa ou para um casal que deseja simplificar a vida. Algumas mini casas lembram casas vitorianas em miniatura. Outras são estruturas mais simples, compactas mas muito bonitas, com armários pequenos, utensílios e aparelhos pequenos e módulos móveis conversíveis para maximizar o espaço e minimizar a confusão.

Portugal – Country House

Este projeto não só é bonito por dentro e por fora como também é completamente sustentável.

A construção desta mini casa ecológica partiu de um conjunto muito exclusivo de critérios:

  • Sem vinil
  • Sem formaldeído
  • Sem adesivos ou acabamentos tóxicos
  • Todos os acabamentos à base de água ou óleo vegetal
  • Sem CFC ou HCFC
  • Todas as madeiras certificadas a partir de fontes sustentáveis (certificação FSC)
  • Alta taxa de ventilação natural (janelas abertas)
  • Fornecimento de ar fresco constante (janelas fechadas), através de ventilador de recuperação de calor,
  • Durável e de baixa manutenção

Isto garantiu ar fresco interior de qualidade, com os aromas agradáveis de cedro inacabado e acabamentos cera de abelha millwork. Tudo isto garantiu uma mini casa ecológica de uma beleza duradoura de materiais e métodos que são amigos dos nossos ecossistemas.

Seria capaz de viver em 144 pés quadrados de espaço? Foi isto que o Sr. James Stuart do Canadá se propôs a fazer. Enquanto isso criou uma mini casa pré-fabricada com todas as comodidades necessárias, dentro de um espaço de 12 x 12 (pés). É construída a partir de material padrão e é amiga do meio ambiente.

O Sr. Stuart interessou-se em construir uma mini casa ultra eficiente com material padrão. Ele criou a Twelve3, uma empresa de casas pré-fabricadas. O objetivo é fabricar as casas e embalá-las (embalagem plana), a fim de as enviar com facilidade para qualquer lugar. Na chegada da casa, o novo proprietário pode montar as peças e levantar a sua casa muito rapidamente.

Dentro da casa com os 144 pés quadrados existe uma cozinha, quarto de banho, quarto de dormir e uma sala de estar, tudo no mesmo andar. Enquanto um apartamento médio, canadense, de um quarto produz 5 toneladas de CO2 e os apartamentos europeus produzem 2,7 toneladas, a casa ‘Cubo’ só produz 0,8 toneladas de CO2 por ano. A casa também pode ser alimentada por um sistema solar reduzindo assim o CO2 para zero. Equipado com equipamentos de baixo fluxo, aquecedor de água quente sobre demanda e até mesmo uma cama de hóspedes, esta mini casa ecológica é uma maravilha.

Comentários

  • Vivo em Portugal numa casa Pré Fabricada toda em madeira, há largos anos, numa quinta minha. Vivo com excelente qualidade de vida pois foi este o sistema que sempre desejei. Cómodo, confortável, qualidade de vida como nunca tive e aconselho a todos os que puderem e se julgam que é caro, optei pela madeira, por ser mais barato que o betão.

    João Manuel Colaço 24 de novembro de 2013 19:24 Responder
  • Ola , eu sempre gostei de casas pre-fabricadas , vivo em uma ja a muitos anos, mas ainda nao havia todas estas escolhas que temos hoje , desde as min ,ate grandes casas ecologicas, grandes variedaes de estilo, posso dizer nao ha nada melhor duque este tipo de casa cheias de conforto ,nada que se compare com as do meu tempo, mesmo assim e apesar de velhinha nao trocava por outra ,a nao ser pre-fabricada, obrigada por toda esta grande variedade, e conforto. Maria Celia Nunes

    Maria Celia Nunes 5 de fevereiro de 2014 22:17 Responder
    • Muito obrigado Célia pelo seu testemunho.

      admin 5 de fevereiro de 2014 22:30 Responder
  • Tenho planos de iniciar uma missão evangélica para os moradores ribeirinhos e para isso meu ponto de partida e sede será numa ilhota lacustre no município de Capitólio , MG. Desejo construir , o mais rápido possível uma mine casa ecológica nesta ilhota e, gostaria de contar com a colaboração desta conceituada empresa para enviar-me Planta, memorial descritivo e preço e condições de pagamentos para fechamento de negócio urgente.
    Obrigado.

    Gabriel de oliveira 7 de fevereiro de 2014 15:41 Responder
  • Não coragem de morar assim, não

    Julius Alexandre de Oliveira 7 de julho de 2014 21:32 Responder
  • Boa tarde
    Pretendo adquirir casa ecológica. Contactem-me.
    cumprimentos

    Helio 18 de março de 2015 21:42 Responder
  • Manoel diz:
    Boa noite
    Pretendo adquirir casa ecológica. Contactem-me.
    cumprimentos

    Manoel Silva dos Santos 10 de junho de 2015 00:56 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.