Menu de opções

Encanto das Casas de Madeira: Um Guia para Encontrar a Moradia dos Sonhos

Uma casa de madeira de dois andares moderna ampla
Spread the love

As casas de madeira têm um apelo atemporal que atrai pessoas em busca de um lar que una conforto, charme e conexão com a natureza. Seja para um refúgio de fim de semana ou uma residência permanente, encontrar a casa de madeira perfeita é o sonho de muitos.

Neste guia, vamos explorar onde e como encontrar essas bonitas moradias, desde opções pré-fabricadas até construções personalizadas, para ajudá-lo a dar vida ao seu sonho de viver em uma casa de madeira.

Uma casa de dois andares de madeira ampla e moderna.

Na Austrália

Um belo refúgio construído na cidade de Barwon Heads na Austrália, é a construção do arquiteto Jon Clements.

A casa se constitui de três pavilhões, que são interligados por passagens de vidro. Em um dos maiores pavilhões, Jon construiu uma estrutura vazada de pínus maciço certificado, todo fechado de folhas de policarbonato translúcido, aliado a amplas portas de correr, onde a claridade natural tem seu lugar, através do visual de ripas, que produz um efeito moderno traçado perene, muito lindo em um estilo romântico e moderno.

Veja também

Materiais de Construção Sustentáveis: Construindo o Futuro

Garagens Modulares: Soluções Práticas para Armazenamento de Veículos

Evite as Armadilhas das Chamadas Casas Ecológicas: Guia Simples para uma Escolha Consciente

Na Rússia

A residência que é fruto de uma criação do arquiteto Peter Kostelov, fica a 140 km de Moscou na Rússia. Peter Kostelov relembra a época em que as indústrias de construção civil estavam em baixa, que era chamada a ¨cortina de ferro¨. Nesta época os soviéticos tentavam utilizar qualquer tipo de material nas construções das casas. Uma das característica mais marcantes nesta casa, é o estilo estranho da construção que se baseia em placas de sete diferentes padrões de madeira, parafusadas umas nas outras, que completam três andares, que por fora não aparenta ter esse formato. A casa é bonita, porém não faz o estilo romântico. É mais do estilo moderno e contemporâneo, muito excêntrica e interessante.

Na Áustria

Pelo menos 60 árvores da floresta de uma propriedade na Áustria foram utilizadas na construção da casa elaborada pelo arquiteto Bernardo Bader, que escondeu o aspecto frio da estrutura de concreto para criar um ambiente acolhedor, finalizando o projeto com tábuas de lariço na fachada e abeto-prateado em algumas partes internas.

As portas e janelas também foram feitas das árvores, assim também como os pisos e os móveis, cujo tom afetivo com a madeira foi um ponto que cativou o proprietário da casa.

Por dentro a casa traz um estilo bem contemporâneo, mas por fora ela relembra um visual tradicional de carpintaria da região de Vorarlberg.

Nacionais

Aqui no Brasil, as casas de madeira não eram muito utilizadas, porém este conceito tem mudado bastante, aumentando o número de construtoras especializadas em casas de madeira pré-fabricadas, em Belo Horizonte e em Pernambuco, por exemplo. Esse ramo tem se intensificado bastante e tem demonstrado muito conhecimento na hora da construção de belas casas que intensificam as belezas naturais do país.

São cada uma mais linda do que a outra. Em Jundiaí por exemplo, a arquiteta Juliana Sorolla Mancini, optou por utilizar concreto armado combinado com madeira itaúba na estrutura de uma dessas casas, o que demostra que a madeira tem sempre o seu valor, seja nas casas de madeira, ou nas que utilizam apenas alguns detalhes.

Perguntas frequentes

Qual a vida útil de uma casa de madeira?

Contrariando algumas crenças, as casas de madeira têm potencial para durar muitos anos, desde que construídas com madeira de alta qualidade e recebam manutenção regular. Ao seguir esses critérios, uma casa de madeira pode perdurar por séculos, oferecendo conforto e beleza ao longo das gerações.

É possível financiar casa de madeira?

Diversos bancos e instituições financeiras disponibilizam opções de financiamento imobiliário para aquisição de residências.

Qual a manutenção de uma casa de madeira?

É recomendável realizar manutenção periódica a cada cinco anos, aproximadamente, incluindo a aplicação de verniz. Assim, sua casa de madeira pode permanecer bonita e conservada como nova ao longo de décadas, sem grandes complicações.

Conclusão

As casas de madeira oferecem uma harmoniosa fusão entre o conforto moderno e o encanto rústico, proporcionando um ambiente acolhedor e conectado à natureza. Com uma variedade de opções disponíveis, desde modelos pré-fabricados até construções personalizadas, encontrar a casa de madeira dos seus sonhos é uma possibilidade real.

Ao explorar diferentes fornecedores, construtores e designs, você pode transformar seu desejo de viver em uma casa de madeira em uma realidade emocionante. Que este guia tenha fornecido insights úteis para ajudá-lo a iniciar sua jornada em direção à realização do seu sonho de encontrar a casa de madeira perfeita para você e sua família.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.