Menu de opções

Os príncipios básicos das casas modulares

  • on 30 de janeiro de 2012
  • Likes!

O que é uma casa modular? As casas modulares distinguem-se das casas denominadas tradicionais e construídas no local por serem construídas como o nome indica, em módulos. Estes módulos são construídos no interior de uma fábrica (sob rigoroso controlo e segundo códigos de construção próprios) onde nunca estão em contato com condições climatéricas adversas. Posteriormente, estes módulos são cobertos com uma proteção apropriada e transportados em camiões para o local em que irão ser montados. São colocados no terreno já preparado com as devidas fundações e montados por um construtor local competente e especializado neste tipo de construções modulares.

Qualidade superior, construção rápida e menor custo

A escassez de trabalhadores qualificados na área da construção é um dos  principais factores pelo aumento dos custos na construção de novas casas. Neste campo, as casas modulares acabam por ganhar vantagem face às suas concorrentes mais diretas, as casas tradicionais. A construção no interior de uma fábrica permite que todas as etapas e o trabalho levado a cabo por estes trabalhadores seja bem monitorizado e os trabalhadores têm também uma maior oportunidade de dominar assim os seus ofícios individuais. Por outro lado, a utilização deste sistema automatizado de construção resulta numa maior qualidade do produto final, que também faz uso dos melhores materiais disponíveis a um custo mais reduzido.

 

 

As casas modulares são construídas de forma a serem bastante duráveis e resistentes. Depois de fabricados os módulos, num ambiente controlado, é necessário transportá-los em camiões para o local em que vão ser montados. Por esta razão precisam de ser bem resistentes, de forma a aguentarem este transporte e para que não fiquem danificados ou fissuras que possam encurtar a sua durabilidade. Adicionalmente precisam também de conseguir resistir à elevação da própria grua para as fundações e sua correta montagem por construtores locais.

Além de pregos, cola especial é usada para fixar os componentes principais, tais como paredes. As uniões das juntas também precisam de ser cuidadosamente feitas. Quando bem construída, a casa modular possui melhor isolamento que uma casa construída por métodos tradicionais, o que resulta numa melhor eficiência energética e, consequentemente, menores custos em termos de eletricidade também.

 

 

Em relação ao tempo de construção, uma casa tradicional (e comparável a uma modular) vai certamente demorar mais um ou dois meses a ficar pronta a habitar. Esta diferença de prazos de construção deve-se em grande parte ao facto das casas modulares serem construídas em fábricas por módulos, nunca estando sujeitas a condições climáticas adversas. No caso das casas tradicionais, sempre que o clima não o permite, a construção tem de ser interrompida ou até adiada, por vezes por longos períodos de tempo. Também a construção em fábricas permite que todas as etapas e o trabalho seja orientado de forma mais eficiente, levando a um prazo de construção mais curto.

Todo o processo de fabricação das casas modulares gera assim inúmeras vantagens financeiras face ás casas convencionais, quer seja através de um menor custo do trabalho, quer seja pela aquisição de materiais de qualidade em grandes volumes, o que diminui o custo, mas também possíveis prejuízos ou desperdícios inerentes de factores terceiros.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.