Menu de opções

Pense no ambiente: Casas ecológicas e sustentaveis

  • on 8 de maio de 2012
  • Likes!
Spread the love

Sabemos como apreciam ver projetos de casas pré-fabricadas em que a creatividade, eficiência e acima de tudo a sustentabilidade estão presentes e, por isso, resolvemos abordar mais uma vez algumas das casas ecológicas mais bonitas e originais, que alguns dos mais brilhantes arquitetos projetaram por todo o mundo.

Delicie-se com mais uma viagem pelo fabuloso mundo das casas pré-fabricadas ecológicas.

Casa no Gerês

A primeira opção que lhe mostramos é nacional, denominada “Casa no Gere”. É fruto de um projeto dos arquitetos Graça Correia e Roberto Ragazzi e está localizada num ambiente muito pouco convencional, no coração do parque natural do Gerês.

Esta magnífica casa é ideal para quem gosta de viver mesmo no meio da natureza, mas a sua construção passou por algumas etapas complicadas. A equipa de construção teve de lidar com muitas regras restritas por parte das autoridades do parque natural. No final, a estrutura, a localização e própria forma da casa foram adaptadas para respeitar todas as regras e termos impostos. Para a montagem da casa não foram derrubadas quaisquer árvores e todos os materiais utilizados para a sua construção eram amigos do ambiente.

Para quem leva o eco-turismo a sério, esta casa é um exemplo inspirador e a seguir. Dispõe de uma cozinha e sala de estar, juntamente com dois quartos e um quarto de hóspedes. Os interiores são espaçosos e sóbrios e a vista da casa, no meio da natureza, é um verdadeiro festim para os olhos.

Casa “torta”

Este exemplo que lhe mostramos acima é uma casa pré-fabricada de dois pisos, localizada na Suíça e que foi projetada a pensar na necessidade de privacidade e luminosidade dos seus proprietários. É um projeto da FOVEA Architects e faz lembrar uma quinta moderna, com o meio rural como pano de fundo e inspiração.

Os seus traços arquitetónicos são verdadeiramente originais. O piso superior está inclinado a 40 graus e fica em cima do primeiro piso retangular. Esta ideia de arquitetura angular ajuda a proteger a privacidade das pessoas que vivem na casa e será muito útil nesse aspeto, especialmente a partir do momento que outras casa forem construídas ao seu lado ou nas proximidades.

A pensar na necessidade de boa iluminação foram colocadas enormes janelas que tiram o maior partido possível da luz exterior, guiando-a para o interior da casa. O pátio de aspecto simples e tranquilo possibilita aos seus proprietários uma belíssima vista do meio rural envolvente e a possibilidade de apreciar o exterior e o ar puro.

A casa encontra-se virada para sul e o exterior é revestido de tábuas de pinho pintadas, de forma a que todo o projeto fique mais natural e convidativo. A estrutura assimétrica faz o equilíbrio perfeito entre luz e privacidade, oferecendo um design moderno da tradicional casa de campo a que estamos habituados. No interior, esta casa pré-fabricada dispõe de divisões pintadas em cores claras e suaves, de forma a refletir melhor a luz natural. Sem dúvida uma casa de inspirar um modo de vida mais sustentável.

Comentários

  • Caro Sr,
    Adorei este projeto da casa do Geres, inclusive la estive quando fui conhecer meus parentes portugueses. Este projeto lembra a casa de Javier Anton.Gostaria de ver a planta deste projeto para comparar com o citado. Obrigada, Claudia Souza

    Claudia Souza 8 de maio de 2012 15:53 Responder
  • boa noite sao muito bonitas gostava de ter mais conhecimento obrigado

    carlos jesus 8 de maio de 2012 20:54 Responder
  • gostava de saber como eram feitas que tipo de material etc

    carlos alberto jesus 8 de maio de 2012 20:56 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.