Pense no ambiente: Casas ecológicas e sustentaveis (parte 2)

Hoje damos seguimento ao nosso último artigo acerca das “Casas ecológicas e sustentáveis“, mostrando mais alguns exemplos do que melhor se faz por esse mundo em termos destas casas.

No artigo de hoje vamos mostrar um pouco de uma casa com elevada eficiência energética situada na Alemanha, um verdadeiro projeto que poderá servir de inspiração para si e para outros. Vamos também revelar detalhes de uma casa pré-fabricada modular de design elegante e forte inspiração asiática, também sustentável e amiga do ambiente.

IKAROS

Já mencionámos algumas casas ecológicas e sustentáveis ao longo dos nossos artigos, mas nenhuma delas completamente sustentável como sucede com a IKAROS. Esta fantástica casa está situada na Alemanha e foi dada a conhecer ao mundo pela primeira vez na “European Solar Decathlon”. Construída pela Universidade de Ciências Aplicadas de Rosenheim, o projecto produz energia que excede as necessidades da própria casa. Este excesso de energia acumulada acaba por servir posteriormente para aquecer a casa nos meses mais frios.

A casa torna-se assim totalmente sustentável, muito graças aos seus eficazes sistemas de painéis solares, painéis de isolamento a vácuo, eficientes sistemas mecânicos e ventilação natural.

A pequena, compacta e moderna estrutura foi projetada para uma família de quatro pessoas. O seu preço ronda os 275.000€, mas a enorme poupança por ano em custos de energia acaba por compensar este investimento inicial. Seguem-se mais algumas fotos desta fantástica casa pré-fabricada modular.

 

 

Um projeto verdadeiramente inspirador e sem dúvida um modelo a seguir para a construção de outras casas pré-fabricadas por todo o mundo.

Chuckanut Ridge House

Uma das grandes tendências da construção ecológica nos últimos tempos é projetar casas que causem o menor impacto possível no ambiente envolvente.

Um dos bons exemplos deste tipo de tendência é a “Chuckanut Ridge House”, um edíficio construído pelos arquitetos da Prentiss, em Washington. Os arquitetos projetaram a casa segundo os desejos e necessidades dos seus proprietários, os quais têm uma forte herança cultural asiática, e o resultado foi esta casa sustentável com uma estética bastante bonita e interessante.

A casa dispõe de painéis solares e de um sistema para armazenar a água da chuva. A colocação de uma estrutura independente para os painéis solares garante que é respeitada a preocupação com a estética do design. A casa dispõe ainda de enormes janelas do chão ao teto, que garantem uma boa iluminação natural durante todo o dia.

Seguem-se mais algumas fotos desta fantástica casa pré-fabricada com linhas de inspiração asiática, totalmente enquadrada no meio que a envolve e amiga do ambiente. Mais um excelente exemplo onde se poderá inspirar para projetar a sua própria casa pré-fabricada.

 

 

 

2 comentários

  1. celia nunes
  2. Maria Nunes

Deixe a sua opinião