Menu de opções

Planta Casa Ecológica

  • on 3 de outubro de 2012
  • Likes!
Spread the love

Como fazer uma planta para uma casa Ecológica?

O sonho de muitas pessoas é ter uma casa com a qual não gastem muito dinheiro em serviços públicos. Hoje as pessoas também se começam a preocupar com o impacto que fazem sobre o planeta terra e muitos percebem que a construção de uma casa é uma das atividades mais intensivas que as pessoas podem ter sobre o meio ambiente. Com a elaboração de uma planta ecológica para a sua casa você pode construir uma casa que o vai ajudar a poupar dinheiro e ajudar a causar menos impacto sobre o meio ambiente.

  1. Faça um esboço preliminar da planta do piso, utilize papel gráfico de um quarto de polegada e proceda em eliminar o maior número de metros quadrados, (que não façam falta) quanto possível. Para que a casa seja, verdadeiramente, ecológica não deve ter milhares de metros quadrados. Uma casa ecológica utiliza o mínimo de recursos possível. Cada metro quadrado para além do que é absolutamente necessário aumenta o consumo de madeira e outros materiais. Deve planear quartos que sejam projetados para atender a múltiplos propósitos. Isto irá permitir-lhe reduzir a metragem quadrada total da sua casa.
  2. Coloque o quarto de banho, cozinha e lavandaria numa configuração onde fiquem adjacentes entre eles ou de costas (uns para os outros.) Se estas compartições tiverem paredes comuns, a quantidade de canalização será drasticamente reduzida.
  3. Deve planear para que o aquecedor de água quente seja colocado perto da cozinha e da casa de banho. O aquecedor de água irá poupar mais energia, se for virado para dentro. A água quente também terá menos distância para percorrer, o que significa que a torneira vai desperdiçar menos água enquanto espera que a água aqueça.
  4. Coloque os quartos da casa em que vai passar mais tempo virados para o sul. Para ter uma casa ecológica funcional, 60 a 70 % das janelas da sua casa devem ficar viradas para o sul. Isto permite que o calor e a luz entrem nos quartos, aquecendo-os de forma natural. Os quartos que requerem menos calor devem estar localizados no outro lado da casa.
  5. A planta do piso da casa ecológica deve ser quanto mais aberta possível. Isto irá aumentar o fluxo de ar através dos quartos da casa.
  6. Crie um espaço no meio da casa onde possa colocar a lareira. A colocação da lareira no centro da casa permite que o calor irradie para fora, ao passo que se a fonte de calor for colocada ao lado de uma parede exterior, o calor vai ser desperdiçado.
  7. Inclua a altura do teto da sua casa ecológica na planta da sua casa ecológica. Os tetos altos podem ser uma dádiva ou um desperdício (numa casa ecológica), dependendo do clima em que vive. O calor sobe, o que pode fazer com que a casa seja mais fresca, num clima quente. Da mesma forma, este mesmo fenómeno irá causar que os quartos com tetos altos (em climas frios) necessitem de mais calor, porque o calor será desperdiçado uma vez que sobe para o topo do quarto. Ao planejar a altura dos tetos, lembre-se que vai usar mais recursos se construir uma estrutura mais alta.

Construir de forma ecológica começa a ter mais peso na construção das casas. Bancadas de vidro reciclado, sistemas de isolamento de parede e tinta interior não tóxica podem ter papéis importantes a desempenhar na planta e construção da sua casa ecológica. A planta da casa ecológica deve ser projetada com características “verdes”, ou seja, com iluminação natural e ventilação adequada, materiais ‘amigos do meio ambiente’ e um tamanho modesto. Tudo isto irá garantir uma casa confortável e sustentável.

Aqui estão alguns critérios específicos que são utilizados ao avaliar quais são as plantas de casas que merecem ser chamadas de ecológicas.

casa-ecologica

Engenharia, Valor e tamanho compacto

Plantas com paredes exteriores simples, com poucas esquinas, baías ou saliências usam menos material de construção, o que reduz custos, desperdícios e mão-de-obra. Uma casa pequena também usa menos energia para aquecimento e refrigeração, requer menos recursos (incluindo o terreno) para a construção e é mais acessível para construir e manter.

Flexibilidade

A escolha da planta correta pode eliminar a necessidade de mudar de casa à medida que o seu agregado familiar aumenta ou diminui. Considere uma planta com quartos que acomodem uma expansão posterior. É aconselhável planear o quarto de casal e outros espaços principais a nível do rés-do-chão da casa, para que sejam acessíveis à medida que você envelhece.

Potencial aquecimento de passivo

Se a casa está bem situada, planeie janelas grandes para tirar partido do aquecimento solar passivo. Da mesma forma, projecções de telhado bem colocadas podem proporcionar sombra para poder economizar energia.

Ecológica a partir da planta

Algumas plantas superam-se no que diz respeito à especificação de materiais e às práticas de construção para conseguir uma casa que possa ser certificada como ecológica. Estas plantas podem ser acompanhadas por fotos de casas ecológicas certificadas.

Comentários

  • Preço para a Construção e montagem de (1) uma casa pré-fabricada, modular com (3) quartos de cama, (2) WC, Cozinha e (1) uma Sala Comum, sendo que deve ser tido em linha de conta o seu Isolamento Térmico.
    Esta casa, deverá vir a ser instalada numa aldeia do Concelho de Barcelos – Minho – Portugal.

    Luciano Maciel 27 de janeiro de 2014 09:02 Responder
  • Boa noite, dão orçamentos grátis?

    Nanda 15 de abril de 2014 23:55 Responder
  • nossa nossa maravilhosa

    Vidraçaria Tecnovidro Maurício 22 de abril de 2014 15:42 Responder
  • My dream!

    Isabel Rodrigues 22 de abril de 2014 20:30 Responder
  • Casa perfeita para mim

    Maria Marlene David 23 de abril de 2014 04:02 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.