Menu de opções

Porque nos Estados Unidos as casas são de madeira? Vamos descobrir agora!

  • on 9 de setembro de 2014
  • Likes!

Você já deve ter parado muitas vezes para  fazer esta pergunta, nem sempre obtendo respostas satisfatórias e verdadeiras. Quando falamos em casas dos Estados Unidos sempre nos vem a mente casas construídas de madeira, não é verdade?!

Quem nunca viu em filmes, jornais e/ou outros lugares, casas nos Estados Unidos feitas dessa forma?!

Nós preparamos este artigo para explicar o porque das casas lá (em sua maioria) serem construídas deste jeito. Podemos destacar diversos fatores, vamos dar destaque aos mais importantes.

 

casas-madeira

 

O fator crucial para estas construções vem desde a antiguidade. Se tornou um tipo de cultura dos Norte americanos, pois é uma região com madeira em abundância e para eles seria mais viável fazer este tipo de construção.

Na construção da casa de madeira, eles utilizam madeira tratada e existe uma série de processos ( como a mistura com lã de vidro e outros)  que dão certas vantagens a este tipo de casa, sem contar que são mais ecológicas.

Por ter se tornado uma cultura para eles, sempre que pensamos em casas norte americanas imaginamos casas feitas de madeira. Se tornou uma marca registrada.

Sem contar que fazer a construção de uma casa de madeira é mais barato do que uma de alvenaria. Uniram o útil ao agradável. Juntaram o fato de possuir a matéria prima em excesso com os custos baixos para a construção.

Um fator importante também é que a madeira é um isolante térmico, ou seja, ela irá nos proporcionar temperaturas ideais. Durante o inverno que é muito frio nos Estados Unidos, a madeira irá manter o ambiente um pouco mais quente e no verão irá manter um pouco fresco, algo que as casas de alvenaria nunca poderiam nos proporcionar.

A madeira é um isolante acústico, absorve as ondas sonoras, por esse fator se torna um ambiente tranquilo para seus habitantes.

Possui construção rápida e de fácil manutenção, isto é uma vantagem que pôde ser comprovada por diversas experiências de guerras e desastres nos Estados Unidos.

 

casa-madeira2

 

Você pensa que uma casa de madeira é frágil? Se sim está mais que enganado, as casas de madeira são tão resistentes quanto às de concreto. Isto justifica também as construções norte americanas.

Devido aos desastres naturais como terremotos e tornados,foi mais inteligente optar por estas casas, pois são bem mais flexíveis e são projetadas para resistir a ventos de até 250 km/h, que uma casa de tijolos não suportaria.

Se uma casa de madeira desabar causará menos estragos e poderá dar a possibilidade maior de alguém que estivesse lá dentro sair com vida, enquanto as de tijolos não dão muitas chances do tipo, os tijolos são asfixiantes, muita poeira, entulho, ao contrário das madeiras que apenas se desmontam. Sem contar que os custos para reconstruir seriam mais baratos.

Tantos bons motivos para construir uma casa de madeira, mas você deve estar se perguntando como eles fazem tantas casas de madeira, será que eles derrubam suas florestas pra isso?

Não, eles não derrubam suas florestas para construção das casas. A madeira utilizada é reciclável e também é um recurso renovável, sendo assim feita uma construção sustentável.

Vale muito a pena ter uma casa dessa. Que pena que as casas de madeira dos Estados Unidos aqui no Brasil não são valorizadas e sem contar que os custos de madeira são bem caros no país, assim deixando poucos interessados em investir.

Comentários

  • qui lindo

    Marianap Pedro Maria 23 de setembro de 2014 19:03 Responder
  • Alguns pontos eu não concordo. casa de alvenaria pode sim ser mais fresquinha no verão e proporciona muito boa proteção e retenção de calor no inverno… além do mais, uma casa com vigas e colunas com certeza é mais resistente que uma casa de madeira. cada vez que vem tornados nos eua elas se se desfazem com papel.

    HIDERALDO 30 de março de 2015 19:42 Responder
  • Tenho uma casa de madeira à 23 anos estou bem satisfeito

    wander 13 de abril de 2015 01:02 Responder
  • Para uma vida um pouco mais longa da nossa floresta amazônica, é melhor que a maioria das construções aqui no Brasil sejam mesmo de alvenaria: Já imaginaram se as casas de madeira se popularizam por aqui??? conhecendo o brasileiro, que é extremamente extrativista e quase não pratica o que é “sustentável” a floresta (restante) da amazônia já teria sumido do mapa…

    HIDERALDO 14 de maio de 2015 20:59 Responder
  • Desculpem me contrariar o artigo, mas casa de madeira
    é uma fornalha no verão.

    Giovanni Medeiros 30 de agosto de 2016 17:42 Responder
  • Se alguém aqui no Rio de Janeiro se aventurar a ter uma casa de madeira, pode esperar que quando voltar do trabalho, a casa toda já terá sido roubada. Mas roubada literalmente. A bandidagem vai vender a casa do alicerce ao telhado. kkkk

    Wladimyr 12 de julho de 2017 01:47 Responder
  • Estou morando nos EUA, em uma casa de madeira. No Alabama o clima é muito quente. A casa que eu moro é de madeira, e não acho que ela seja mais fresca que uma casa de alvenaria. Deixamos o ar ligado direto.

    Priscila 1 de agosto de 2017 19:21 Responder
  • Concordo com o o Hideraldo com relação a maior resistência das casas de alvenaria em relação as de madeira. Um tornado levanta uma casa inteira de madeira, ja de alvenaria seria menos estragos.

    FRAZÃO 6 de setembro de 2017 22:56 Responder
  • Uma estrutura de madeira pode ser mais “resistente” pelo simples fato ser mais leve, ou seja, menos carga para ser sustentada. Além disso alguns tipos de madeiras podem ter uma grande capacidade de compressão e tração, tendo em vista que o concreto tem uma imensa capacidade de compressão, e cerca de apenas 1/10 dessa capacidade em tração. Em regiões sujeita a terremotos, por exemplo, uma casa convencional de concreto armado e alvenaria não resite e sede, justamente por não ser tão maleável.

    Wesley Maia 13 de novembro de 2017 23:46 Responder
  • As casa de madeiras são muito confortáveis. Pena que no Brasil como um todo não exista investimento na área humana, em ensinar como construir uma. Só ensinam a construir casas de tijolos.

    Robson Silva 11 de março de 2018 04:10 Responder
  • Acho que seria bastante razoável se aderíssemos a essa tecnologia de construção, com base em madeira RECICLÁVEL OU REFLORESTAMENTO E DRYWALL-GESSO, pois o déficit habitacional no Brasil é muito grande teríamos mais casas com um menor custo o que faria com que muitos pudessem comprar e manter suas casas, além do que as áreas de lazer de prédios e casas também poderiam ser mantidas com um menor custo. Aqui mesmo quem tem bom salário nem pode comprar uma grande casa, só cubículos de concreto devido ao alto custo e ainda tem de pagar um absurdo de condomínio (apartamentos), iptu e custo de manutenção (se for casa ainda maior este último!).
    Em resumo é muito ruim a habitação no Brasil esteticamente feias, pequenas e caras, engenheiros, favor, façam especializações nos EUA e vejam esse know-how maravilhoso dos nossos vizinhos da américa do norte!

    Ana Maria 19 de maio de 2018 15:18 Responder
  • acho muito interessante casas de madeira dos estados unidos,mas minha duvida é porque eles constroem algumas casas com madeira deitada e nao em pé como sao no brasil?

    Emilly 1 de junho de 2018 17:05 Responder
  • Mas não queiram comparar as CASAS DE MADEIRA feitas lá nos EUA com as casas feitas aqui no Brasil, né?
    Lá, as casas além de serem muito mais bonitas (madeiras horizontais, telhas shingle planas, um bom investimento no design do telhado, sótão, porão, design geral diferenciado, parte interna revestida com gesso, acabamento de primeira… etc, etc, etc…
    Casas brasileira de madeira: tábuas na vertical, ripas, sem acabamento interno, ripas e escoras aparentes, telhado pobremente funcional de Brasilit, nenhum isolamento acústico nem de temperatura

    Tiffany Adams 15 de junho de 2018 22:05 Responder
  • ridiculo, um regresso dos eua, que péssimo exemplo, ainda bem que aqui não tem isso 🙂 jamais se teria paz, pelos ladrões com janelas e portas de vidros, sem muros e portões, pelos cupins, pelo fogo, pela chuva em excesso, pelos vendavais, pelo transito, pelos animais, casas de madeira retém cheiro, absorvem liquidos, não são nada higienicas, e ainda por cima, elas mancham com as plantas grudadas nela, quer ver bastante isso, é só usar o google maps, e ver aquelas mausoléus, com porém, janelas unica acima da altura de sobrado, e escadas do lado de fora, de casas e prédios nos eua, qualquer pessoa pode subir e fazer um estrago, não é a toa que os piores filmes de terror são de lá… é só olhar pelo vidro da janela do banheiro, já que também não tem vitro… credo casas horripilantes nem graça eu aceitaria, prefiro um milhão de vezes, alvenaria, tijolos, lajes, portões e portas de ferro, grades e muros com cerca elétrica… aqui nós temos progresso, a era de museu foi na época colonial, mas felizmente já acabou, acorde para a realidade atual 🙂

    zorkion 4 de novembro de 2018 03:47 Responder
  • madeira mais seguro?olhe como exemplo na california um simples incendio quando pega uma area de casas de madeiras tudo vira cinzas,elas podem ate ser bonitas baratas construção rapida mais seguras nunca

    frederico José de Almeida 16 de novembro de 2018 11:18 Responder
  • Em climas mais frios se usa madeira por causa do conforto térmico, no Sul do Brasil também existe muitas casas de madeiras. Antigamente havia muitas casas de alvenaria nos EUA, mas a legislação praticamente proibiu esse tipo de construção. Como é um pais propenso a furacões, tornados e terremotos os legisladores chegaram à conclusão que a construção com madeira sobre uma base de concreto é a que oferece maior segurança.

    marcomartim 3 de dezembro de 2018 17:28 Responder
  • Realmente tinha essa curiosidade, e fui convencido pelas informações que recebi, muito interessante.

    MOACIR NASCIMENTO DA SILVA 30 de junho de 2021 13:36 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.