Menu de opções

Saiba se a sua casa pré-fabricada está coberta por algum tipo de garantia

  • on 28 de março de 2014
  • Likes!
Spread the love

Quando pensamos em casas pré-fabricadas, as primeiras que nos vêem à cabeça são as casas pré-fabricadas norte-americanas. Mas acredite que a muitos espanta a quantidade de casas que já existem não só em Portugal, mas por toda a Europa. Assim, será natural que se estiver a considerar ter uma casa pré-fabricada, que se pergunte se as casas pré-fabricadas estão cobertas por algum tipo de garantia, pois é mais uma segurança que poderá ter.

De facto, a maioria dos fabricantes oferece uma garantia, embora o prazo e condições da mesma possa variar de construtor para construtor. Além disso, também existem companhias especializadas no seguro de casas pré-fabricadas.

A verdade é que ainda existe um estereótipo negativo das casas pré-fabricadas, mas a realidade é que isso existe como resultado da má informação que circula.

De facto, hoje em dia uma casa pré-fabricada é uma habitação de alta qualidade, de construção e fabricação extremamente controlada, em fábricas, pelo que obter um financiamento da sua construção poderá ser aceite por qualquer banco.

 

prefab-cabin-interior-exterior

 

Hoje em dia, as casas modernas pré-fabricadas, as painelizadas, mas em especial as modulares são em tudo idênticas às casas construídas de forma tradicional, tanto no que respeita à sua qualidade como à sua implementação no local.

Em relação à garantia, o que se pode adiantar é que a legislação em Portugal também vem auxiliar nesta questão, uma vez que não dispõe qualquer diferença em termos dos métodos de construção para os modos ditos tradicionais, e vem mesmo obrigar a uma aplicação de regras comuns a todo o tipo de construções.

Para quem não sabe, e por uma questão de segurança, uma vez montadas, as casas pré-fabricadas passam por um período de estabilização em que a casa se estabiliza sobre si mesma. Como em qualquer outra construção, isto poderá levar a um período com ruídos e em que poderão surgir alguns defeitos como rachas, mas que deverão ser reparados pelo construtor. Por isso, há que estar atento e não se deixar enganar e ter a certeza que escolhe de entre casas pré-fabricadas cobertas por algum tipo de garantia.

Em Portugal, a venda de casas pré-fabricadas é feita praticamente através do contacto via web, telefone ou mesmo pessoalmente. É verdade que não é comum encontrar showrooms, apesar de algumas empresas já as disponibilizarem.

Mas todos os fabricantes oferecem uma garantia que deverá abranger a mão-de-obra estrutural, as canalizações, aquecimento e sistemas elétricos (que deverão vir instalados de fábrica) e conter quais os aparelhos instalados na fábrica (pois também podem ser cobertos por garantias separadas do fabricante do aparelho).

O que deverá saber é que existem diferenças realmente importantes entre as diferentes garantias existentes. Por exemplo, as garantias do fabricante normalmente não cobrem a instalação (“set-up”) nem o transporte da casa, mas cada pessoa poderá obter essa cobertura com o revendedor ou empreiteiro que fizer a instalação da sua casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.