Menu de opções

Tornar a casa mais eficiente com o que a natureza nos dá

  • on 29 de junho de 2012
  • Likes!
Spread the love

A constante evolução da tecnologia tem vindo a notar-se também na área da construção. Nos últimos dez anos, os consumidores começaram a ter expectativas diferentes e a esperar um novo nível de qualidade no design de casas pré-fabricadas, sendo que esta nova geração procura não apenas personalizar a sua casa, mas também criar um espaço sustentável e moderno, mas sem que seja necessário sacrificar no bem-estar e conforto.

Os fabricantes de casas pré-fabricadas começam já responder a estas novas exigências, oferecendo cada vez mais opções aos futuros proprietários destas habitações.

 

Fazer uso do sol para melhorar a eficiência

Para tirar o maior partido da sua casa e melhorar drasticamente a sua eficiência energética é aconselhável que a construa numa posição que capte bem a energia do sol. Se durante o projeto de construção tomar medidas para trazer a energia do sol à casa durante o Inverno e manter a energia solar excessiva durante os dias quentes de verão, vai conseguir aumentar dramaticamente o conforto geral na casa e economizar também consideravelmente na conta de energia mensal.

A localização das janelas e uso de dispositivos de protecção solar, como árvores, saliências ou cortinas podem ter um impacto enorme sobre o aquecimento e arrefecimento da sua casa. Por outro lado, uma casa bem localizada e projetada tendo em consideração o movimento do sol durante todo o ano, também irá permitir uma melhor entrada de iluminação natural no seu interior, assim como reduzir a necessidade de iluminação artificial.

Algumas questões essenciais ao considerar a luz solar:

  • Analise cuidadosamente a rotação da luz do sol ao longo do dia no terreno em que irá construir a casa. É importante saber para que lado o sol nasce e se põe ao fim do dia. Pergunte-se a si mesmo como é que pode projetar e construir a sua casa pré-fabricada de forma a melhor otimizar a luz solar que recebe durante todo o dia. Por outro lado, tenha também em conta o que pode ser feito a nível das janelas e dispositivos de sombra, com o objetivo de melhorar o conforto nos dias mais quentes ou frios de cada estação.
  • Projete a casa de forma a poder instalar painéis solares. Analise qual a melhor posição para que consiga obter a melhor eficiência energética possível.
  • Baseando-se no seu estilo de vida, determine quais as divisões em que deve existir maior incidência de luz natural. No quarto logo pela manhã? Na sala de convívio ao final da tarde?
  • É possível tirar benefícios do meio envolvente, por exemplo das árvores para sombra? Pode facilmente tirar partido da posição das árvores junto à casa para criar maior conforto nos dias de sol mais intenso e, desta forma, poupar dinheiro, sem existir necessidade de alternativas estruturais na casa.

Num próximo artigo iremos continuar a analisar como tirar partido do que a natureza nos tem para oferecer e como aliar isso aos projetos de casas pré-fabricadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.