Transporte e Instalação da casa pré-fabricada

Os fabricantes de casas pré-fabricadas devem fornecer instruções para a instalação adequada, da casa. Normalmente, será o revendedor a instalar a sua casa ou pedirá a um empreiteiro para o fazer. Por norma, o preço da casa inclui a instalação. O revendedor deve fornecer um documento com a explicação dos serviços de instalação.

Deve ler o contrato com atenção antes de assinar. Se o preço da instalação não estiver incluído, poderá ter que contratar um profissional. O seu revendedor pode recomendar alguém de confiança.

Seja o revendedor ou um empreiteiro a instalar a sua casa, siga estas directrizes listadas abaixo, que o irão ajudar a entender o que está a pagar e como verificar se o trabalho foi feito correctamente. Deve também entender a protecção que lhe é dada pela garantia.

  • Obtenha um documento comprovativo das habilitações do instalador.
  • Pergunte se existe uma garantia por escrito para a instalação da casa pré-fabricada. Se não houver, obrigue o empreiteiro a colocar por escrito, todas as promessas que lhe fizer sobre a instalação.
  • Peça ao empreiteiro para lhe explicar o processo de instalação da casa pré-fabricada, certifique-se que está transcrito no acordo.

Transporte e instalação da sua casa pré-fabricada

Certifique-se que as seguintes seis etapas para a instalação estão incluídas, numa lista discriminada por escrito, antes de assinar o contrato de compra.

1. Transporte da sua casa pré-fabricada

Normalmente o fabricante é responsável pelo transporte da casa desde a fábrica até ao revendedor. O revendedor ou a sua transportadora habitual é geralmente responsável pela entrega da casa no seu local de instalação. No entanto, se as estradas forem inadequadas o transporte será dificultado e o revendedor poderá não aceitar a responsabilidade da entrega. Peça ao transportador para verificar o itinerário (antecipadamente) para evitar problemas.

2. Construção da fundação para a casa pré-fabricada

A sua casa precisa de uma fundação. Para além de seguir as instruções do fabricante, e em conformidade com as normas locais, pergunte (à sua instituição de financiamento ou á comunidade de aluguer) se existem algumas especificações. Informe o revendedor (do tipo de financiamento que vai usar) para que todos os requisitos sejam cumpridos.
Se colocar a sua casa no seu próprio terreno, pode escolher entre uma série de tipos de fundações: blocos de concreto, metal, pilares de madeira tratada, uma laje de concreto; ou uma base completa. Um instalador profissional saberá quais os códigos de construção locais aplicáveis. Peça ao instalador para obter as licenças de construção e inspecções necessárias.

3. Nivelamento da sua casa pré-fabricada

É fundamental que a sua casa seja nivelada de modo a cumprir as instruções de instalação do fabricante. Caso contrário, o peso da sua casa será distribuído de uma forma desigual. Isso pode causar curvatura nos pisos, paredes e evitar que as portas e janelas abram e fechem sem problemas. A garantia do fabricante não cobrirá reparos decorrentes de nivelamento inadequado, mas uma garantia por escrito do instalador poderá cobrir esses reparos.
Insista em verificar a casa antes de o instalador ir embora. Procure sinais que possam dar a entender que a sua casa não está nivelada.
Alguns apoios de fundação podem assentar de forma desigual, por isso é importante verificar (periodicamente) se a sua casa se mantêm nivelada. A primeira verificação deve ser feita 60 a 90 dias após a instalação, e depois uma vez por ano.

4. Segurar a sua casa pré-fabricada à fundação

Para ajudar a minimizar os danos causados por ventos fortes e terramotos, a sua casa deve estar ancorada ao chão ou a lajes de concreto. Esta fixação deve cumprir as instruções do fabricante ou as normas locais que são exigidas. Este não é um projecto “faça-voçe-mesmo”. Obtenha mais informações, (peça ao seu revendedor).

5. Acabamentos da sua casa pré-fabricada

A sua casa pode precisar de acabamentos, tais como resguardos em torno de aparelhos perigosos. Os resguardos devem proporcionar aberturas de ventilação, adequadas. Se a sua casa for de multi secções, os acabamentos podem incluir moldagem e união de carpetes no interior e revestimento de coberturas no exterior.

6. Ligação de utilidades

A instalação deve incluir ligações para água, electricidade, gás e esgotos. Se estas ligações não estiverem incluídas no preço da instalação, terá de contratar um profissional para as fazer. Pode obter ajuda do seu revendedor, ou pode contactar as autoridades locais para obter mais informações.

Inspecção da casa pré-fabricada

Proceda a uma inspecção organizada antes de habitar a casa. Comece do exterior para o interior, verificando cuidadosamente cada quarto. Muitos fabricantes fornecem uma lista de verificação no manual do proprietário. Preencha-o e coloque a data, deve incluir itens adicionais que precisem de manutenção e devolve-lo de imediato (não se atrase, pode prejudicar a garantia da casa) ao fabricante. Guarde uma cópia para si.

9 comentários

  1. fernando rodrigues da silva
  2. fatimamoreira

Deixe a sua opinião