Menu de opções

Transporte e preparação para a instalação da casa pré-fabricada

  • on 31 de maio de 2012
  • Likes!

Comprar, transportar e instalar uma casa pré-fabricada são tarefas que exigem algum cuidado. Embora este tipo de habitações tenham inúmeras vantagens face a outro tipo de construções, cada etapa do seu processo de construção obedece a regras e cuidados precisos.

Por exemplo, é preciso ter a certeza que o terreno foi devidamente preparado antes de proceder à instalação e preparação da casa, assim como previamente também foram feitos todos os planos necessários para a sua entrega no local desejado para a dita instalação. Na maioria dos casos, o revendedor ou fabricante da casa pré-fabricada pode oferecer uma orientação valiosa.

 

 

As casas pré-fabricadas são construídas quase exclusivamente numa linha de montagem de uma fábrica e posteriormente transportadas para um lote de construção do proprietário onde são montadas por profissionais especializados. Todos os materiais – de elaboração, telhados, canalização, carpintaria, acabamentos interiores e eléctricos – são idênticos ao que encontraria numa casa convencional, mas a diferença notória é que são construídas no interior da fábrica.

Preparação do local

Se pretender instalar e montar a casa num terreno cujo é proprietário, então o mais provável é que a preparação do local fique inteiramente a seu cargo. Por isso, é preciso ser fiel a algumas etapas importantes e contratar uma equipa especializada e experiente neste tipo de trabalhos.

Alguns critérios essenciais a ter em conta:

  • O camião de entrega deve conseguir chegar ao terreno.
  • O terreno deve estar o mais nivelado possível.
  • A área onde a casa vai ser erguida deve estar livre de árvores, pedras e outros detritos.
  • O solo deve ser inclinado para o escoamento da água da chuva.
  • O solo deve ser compacto para evitar o afundamento ou mudança da fundação.

Embora possa ser capaz de fazer parte da preparação do local sozinho, a maioria das tarefas como nivelar o solo requer ajuda profissional. Caso contrário, pode causar danos à sua casa que não serão cobertos pela garantia.

Transporte

O procedimento mais frequente é que a sua nova casa seja transportada da fábrica para o centro de revendas. Aqui ela será inspeccionada pelo revendedor, sendo que qualquer dano causado à casa por esta altura deverá ser reparado antes que ela lhe seja entregue.
Se o dano ocorrer em trânsito entre o revendedor e o seu local de instalação, o transportador é geralmente responsável. No entanto, se as estradas forem inadequadas o transporte será dificultado e o revendedor poderá não aceitar a responsabilidade da entrega. Peça ao transportador para verificar o itinerário (antecipadamente) para evitar problemas.

O que lhe aconselhamos é que verifique sempre tudo antes que a casa deixe o centro de revenda e novamente quando a casa chegar ao seu terreno. Se encontrar algum dano, comunique-o ao transportador de imediato.

Antes de finalizar o contrato da compra e transportar a sua casa, obtenha uma garantia por escrito do transportador. Caso contrário, se a casa for danificada durante o transporte, poderá ser difícil conseguir a reparação dos danos sem os ter de pagar, o que se poderia revelar uma despesa extra bastante dispendiosa.

Para finalizar, os fabricantes das casas pré-fabricadas devem fornecer instruções detalhadas e precisas para a correta instalação das mesmas. Um empreiteiro apropriado para fazer este trabalho é muitas vezes incluído no preço do contrato, mas torna-se sempre fundamental  obter uma descrição por escrito dos serviços de instalação a que terá direito com a compra da casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.