Menu de opções

Verdades e mitos sobre casas pré-fabricadas

  • on 4 de janeiro de 2012
  • Likes!
Spread the love

Muitas pessoas desconhecem que existe uma alternativa bastante viável de construção para as suas casas, que é igualmente confortável, segura e duradoura, quando em comparação com as denominadas casas convencionais. As casas pré-fabricadas têm vindo a ganhar popularidade no mercado nos últimos anos.  Este tipo de construção apresenta ainda inúmeras vantagens, sendo que uma das principais e, talvez uma das mais atrativas, é mesmo o seu baixo custo em relação à construção tradicional. O fato do tempo de construção e montagem também ser mais reduzido, também faz com as casas pré-fabricadas tenham conquistado inúmeros seguidores no mercado da construção civil.

Contudo, a informação acerca deste tipo de construção ainda é bastante escassa para o comum dos mortais, dando por isso azo a diversos mitos, muitas vezes infundados.

 

 

Segurança contra fogo

Mito: Há uma percepção irreal de que as casas pré-fabricadas são mais vulneráveis ao fogo que as casas construídas através de métodos tradicionais.

Na realidade, as casas pré-fabricadas não têm nenhum risco acrescido em relação ao fogo e muitas vezes são até mais seguras devido ás rigorosas regras de construção a que estão sujeitas. Contudo, e como sucede com qualquer outro tipo de construção, também as casas pré-fabricadas estão sujeitas a incêndio, se motivado por algum fator externo ou por um incêndio provocado.

Segurança contra tempestades

Mito: As casas pré-fabricadas são particularmente vulneráveis à força destrutiva de fortes ventos e tornados.

Um tornado trará sérios danos ou até a destruição a qualquer casa que se cruze em seu caminho.  A força letal  de um tornado não faz a distinção entre uma casa pré-fabricada ou construída no local. Novamente, as casas pré-fabricadas podem até ser mais resistentes a tempestades e condições atmosféricas bastante adversas que as casas mais convencionais e comuns. Esta maior resistência fica a dever-se em grande parte às medidas de segurança extras necessárias para que se tornem resistentes.

Eficiência energética

Mito: As casas pré-fabricadas são menos eficientes em termos energéticos que as casas construídas de raiz no local.

O uso de tecnologia de qualidade e de engenharia de construção de ponta aumenta a eficiência energética destas casas. As casas pré-fabricadas também sofrem de menor infiltração de ar, fator que é sempre uma grande causa de perda de calor em casas tradicionais. Muitas destas casas são aprovadas com rótulo Energy Star , o que significa que são cerca de 30% mais eficientes em termos de energia do que as casas construídas através de métodos convencionais.

Durabilidade

Mito: As casas pré-fabricadas são menos duráveis que as as casas construídas segundo construção convencional.

Hoje em dia, as novas casas pré-fabricadas são construídas de forma a serem tão fortes e resistentes, ou por vezes até mais, que as casas denominadas convencionais. Como são construídas em fábricas e só depois montadas num local em que irão ficar permanentemente, precisam de ser bastante resistentes para aguentarem sem danos o transporte.

Comentários

  • Boa Tarde ! Preciso construir uma casa em madeira em Portugal, mais exactamente na Murtosa, distrito de Aveiro. Onde posso encontrar lista de construtores em quem possa fazer confiança ?
    Obrigada por todos estes artigos que tem publicado e que conheço muitissimo bem.
    Margarida

    Margarida Luijer 21 de setembro de 2012 16:43 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.