Menu de opções

Benefícios das casas rústicas em madeira

  • on 8 de agosto de 2014
  • Likes!
Spread the love

Quer saber qual o lado bom de construir ou morar em uma casa rústica em madeira? Basta ficar atento ao material que separamos abaixo para você.

Esse tipo de construção se confunde até mesmo com a história do próprio homem. Arqueólogos encontraram vestígios de antigas casas de madeira, construídas há mais de mil anos, na China.

Os orientais investiram em um tipo de engenharia que valorizasse encaixes perfeitos entre vigas e pilares de madeira, para colocar de pé construções leves e resistentes, já que viviam em uma região onde terremotos eram frequentes.

Essa, então, é a primeira vantagem de uma casa rústica em madeira: a resistência. Se a manutenção é feita rotineiramente e corretamente, o tempo de vida da construção costuma ser bem longo, durando tanto quanto uma casa de alvenaria.

 

casa4

 

Mas durabilidade não é o único benefício das casas rústicas em madeira. Separamos abaixo mais três vantagens imperdíveis:

1. Consciência ambiental

  • Não se esqueça de que o planeta é a sua primeira casa

A madeira é o único material de construção 100% renovável. Isso significa que essa matéria-prima traz menos impactos ao planeta, lembrando também que – depois de demolida – uma casa de madeira pode ter várias partes reaproveitadas.

Se a madeira for bem escolhida e bem tratada, dificilmente você encontrará problemas na estrutura, como acontece com o concreto (que apresenta rachaduras e infiltrações).

Caso você não conheça os tipos de madeira, nossa dica é que escolha cedro, mogno ou ipê, madeiras mais estáveis e que normalmente não empenam.

No entanto, vale ficar atento às empresas que oferecem madeira para construção. Verifique se elas possuem políticas de reflorestamento ou, caso contrário, pode ser que você indiretamente esteja contribuindo com o problema do desmatamento.

 

2. Estilo

  • Porque apenas funcionalidade não é suficiente, concorda?

Podemos garantir que não existem duas casas rústicas em madeira exatamente iguais, no mundo todo.

Assim como irmãos gêmeos apresentam uma ou outra característica própria, casas em madeira também guardam personalidades.

Por isso, seu projeto irá se destacar pela originalidade (já que no Brasil esse tipo de construção ainda é minoria, ao contrário do que acontece na Alemanha, Suécia e Áustria).

Além disso, a bonita tonalidade natural da madeira ressalta a sensação de que a arquitetura é apenas uma extensão da natureza. Ou seja: você sentirá um grande conforto e uma forte proximidade com a natureza, mesmo que esteja do lado de dentro da sua residência.

Caso você queira personalizar ainda mais seu projeto, você pode montar painéis em cima das paredes de madeira, para aplicar pintura ou papel de parede.

 

3. Valor

  • Seu bolso agradece

O surgimento do modelo das casas pré-fabricadas facilitou muito a construção de casas rústicas de madeira.

A grande vantagem é que, como o próprio nome já sugere, as casas vem parcialmente prontas de fábrica, precisando apenas serem finalizadas, já no seu terreno.

Esse modelo economiza mão de obra e material de construção, fatores que fazem uma grande diferença na hora de analisar quanto você desembolsou para morar na sua tão sonhada casa rústica em madeira.

 

Analise e faça uma boa escolha!

Categorias do artigo:
Casas de campo · Casas Rústicas

Comentários

  • Linda sempre

    Vidraçaria Tecnovidro Maurício 8 de agosto de 2014 15:50 Responder
  • ACHO MUITO BONITAS E SEMPRE BOM VOCÊ ESTAR POR DENTRO,SABER PREÇOS VER AQUELAS QUE MAIS AGRADA AGENTE POR QUANTO SAI,QUEM SABE ALGUÉM RESOLVE FAZER UMA SURPRESA PARA AUGUEM AGENTE JÁ PODE DAR UMA MÃOZINHA NÉ? OBRIGADA E BOA TARDE BOM FINAL DE SEMANA

    mariaimaculada 19 de fevereiro de 2015 18:44 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.