Menu de opções

Casas modulares sustentáveis e contemporâneas (parte 2)

  • on 2 de abril de 2012
  • Likes!

No seguimento do nosso último artigo acerca de Casas modulares sustentáveis e contemporâneas, hoje vamos continuar a debruçar-nos sobre este tema dando mais alguns exemplos de casas amigas do meio ambiente. Estas casas modulares com características a pensar na funcionalidade e sustentabilidade, mas ainda assim com a preocupação em estéticas mais modernas, surgem como uma alternativa de habitação bastante viável para quem se preocupa com estas questões ambientais.

Como já mencionado no artigo anterior, hoje em dia, cada vez mais arquitetos conhecidos se têm preocupado com estas preocupações em relação ao nosso planeta, criando belos e originais modelos de casas modulares sustentáveis e de design contemporâneo.

Vamos então conhecer mais alguns modelos que lhe podem servir de inspiração para a sua própria casa modular sustentável.

Casa moderna subterrânea

O primeiro modelo que mostramos hoje tem uma estética inegavelmente bonita e moderna. É outra casa (à semelhança do modelo “Base Valley House”, que mostrámos no artigo anterior) que faz uso das características do solo para regular naturalmente a temperatura da casa, mantendo-se esta sempre estável e fresca. A sua estética contemporânea põe de lado qualquer presunção de que as casas sustentáveis têm sempre de ter um aspecto rústico e meio hippie.

Esta estrutura em aço e vidro é obra da empresa KWK Promes. Encontra-se coberta com um exuberante telhado verde de relva, o que faz com que se misture facilmente com a paisagem circundante. Outra das características marcantes desta casa são as enormes janelas que se encontram desde o chão ao teto e que permitem uma visão constante do mundo natural exterior.

 

“Kokopo House”

A Kokopo House é a prova que luxo e preocupações ambientais podem coexistir em perfeita sintonia. Quase que a “pairar” por cima da floresta, esta magnífica casa de estrutura aberta cria um refúgio luxuoso ao estilo de uma casa-de-árvore, no interior da bela e profunda região vulcânica da Papua, Nova Guiné. A estrutura não dispõe de janelas, o que a deixa acessível aos elementos da natureza e permite a circulação natural de ar, uma vez que a casa não possui barreiras. O formato das paredes incentiva ainda o movimento do vento e ventilação cruzada através de formas e padrões geométricos que são inspirados pelo fluxo de lava vulcânica.

A Casa Kokopo foi projetada para ser a luxuosa, mas os arquitectos fizeram da sustentabilidade uma prioridade importante na realização deste projeto único. Dois tanques de armazenamento de água, ligados ao telhado,  têm como função colectar a água das chuvas, que posteriormente é utilizada para beber, na cozinha e casas de banho. Painéis solares também fornecem energia a toda a casa, sendo também usados para aquecer a água e alimentar as luzes LED que iluminam toda a habitação.

A beleza envolvente deslumbrante e clima tropical foram ambos levados em consideração no design e layout desta fantástica estrutura contemporânea, sendo que a casa também utiliza materiais naturais da região de forma a ter o menor impacto negativo possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.