Menu de opções

Casas modelares sustentáveis e contemporâneas

  • on 30 de março de 2012
  • Likes!

Escolher uma casa modular sustentável para viver não significa que vai ter de abdicar do seu desejo de viver também numa casa que satisfaça todas as suas exigências a nível arquitetónico.

Longe vão os tempos em que uma casa sustentável tinha de ter uma aparência essencialmente rústica, no meio de um florido campo. Hoje em dia, cada vez mais arquitetos se têm preocupado com as questões ambientais, criando belos e originais modelos de casas modelares sustentáveis e de design contemporâneo.

Na próxima série de artigos vamos mostrar-lhe alguns brilhantes e originais exemplos de casas modelares sustentáveis, capazes de fazer qualquer mero mortal sonhar em ter uma igual.

Casa solar futurista

 

 

As casas pré-fabricadas portáteis podem definitivamente ser projetadas tendo em vista uma enorme funcionalidade e um design espectacular. Contudo, a “zeroHouse” levou esta preocupação com as características sustentáveis​​ até outro nível. Esta casa dispõe de um  funcional painel solar, que não só fornece energia à habitação como também armazena água da chuva e fornece sombra.

Apesar de ser uma estrutura bastante compacta, a verdade é que o espaço disponível foi muito bem planeado e utilizado. A casa “zeroHouse” dispõe de um módulo para quarto e casa de banho, um agradável terraço no segundo piso, um módulo com cozinha e sala de estar, um pequeno alpendre à entrada da casa e ainda algum espaço para armazenamento.

Casa de sonho no meio do deserto

 

 

Viver de forma confortável no meio do deserto pode parecer algo verdadeiramente impossível de concretizar, especialmente quando falamos numa casa sem ar condicionado! Insuportável é o que deve estar a pensar neste momento… Mas o arquiteto Lloyd Russell conseguiu criar uma estrutura que alia modernidade à constante preocupação com as questões ambientais, fazendo uso de um inteligente sistema passivo de refrigeração, graças a uma cobertura de metal oxidado que cobre a casa. Este sistema tem assim a função de refrigerar eficientemente toda a habitação. A cobertura fornece ainda sombra e permite que a casa se misture na perfeição com o restante ambiente envolvente de históricos edifícios industriais e agrícolas da área.

Madeira, vidro e pedra

 

Construir uma casa parcialmente dentro da terra tem algumas vantagens e desvantagens. Fornece o ano todo controle de temperatura e uma transição harmoniosa com a paisagem circundante, mas raramente se revela uma habitação de design moderno e que segue as últimas tendências de arquitetura.

Mas a “Base Valley House” é uma feliz excepção a esta regra. Quartos subterrâneos são mantidos frescos durante o ano inteiro, cercados por muros em pedra que se misturam naturalmente com o ambiente em seu redor. O telhado de vidro permite que a  iluminação ilumine toda a casa e cria um corredor com muita circulação de ar para refrescar a estrutura.

Comentários

  • Gosto muito da casa solar futurista , pois embora seja uma casa moderna ,e nao seja aquele tipo de casa mais tradicional, e romantica eu gostava de ter uma assim e pequena ,nao tinha tanto trabalho, e ecologica, produz sua propia energia e agua para seus gastos era o que eu precisava, Quem sabe se me poderam oferecer assim uma igual como prenda dos meus 36 anos de casada ,e aproveitar a oportunidade de promover ,e fazer poblicidade ao vivo nessa prenda ,que eu tanto desejava , para todos em conjunto ,nao seria tao pesado ,e de certeza que, iria ter muitos vizitantes e tambem compradores, eu sei que as vezes fazem isso para pessoas famosas eu nao sou famosa , mas nao era por isso que seria menos vista ,por favor pensem com muito carinho neste meu pedido, desejo que facam muitas vendas ,para ser mais facil cumprir com esta minha necessidade e sonho. um bom fim de semana

    mariacelia 31 de março de 2012 13:14 Responder
  • Esta e outra que gosto madeira e vidro, sera que algum dia havera um milagre? na zona de Gondomar Portugal?

    celia nunes 15 de agosto de 2012 17:11 Responder
  • Gostava de saber como contactar para analisar projecto.
    Obrigado
    Cumprimentos
    Eduardo Pinto

    eduardo pinto 23 de outubro de 2014 20:43 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.