Casas pré-fabricadas em blocos de concreto

Qualquer que seja o tipo de casa pré-fabricada que deseje, todas têm as suas vantagens e as casas pré-fabricadas em blocos de concreto não são exceção.

Quem tem em mãos um projeto para uma nova casa, deverá ter em conta certas condições para que a construção de uma casa pré-fabricada possa ter lugar, tal como ter o terreno limpo e nivelado na área da futura casa, existir um fácil acesso à água no local da obra, ter areia e brita necessárias para as fundações e ter em conta de que vai necessitar de transporte do material.

 

casas2

 

Caraterísticas e vantagens

Nas casas pré-fabricadas em blocos de concreto, cada pilar de sustentação da casa deverá receber uma fundação de 60cm de profundidade e 40cm de largura, sendo que as placas são calçadas, obviamente, com blocos de concreto.

Quanto ao telhado, normalmente é em telha e estrutura de madeira. Em regra, quem costuma optar por casas pré-fabricadas em blocos de concreto elege o piso de cerâmica ou ardósia como a sua preferência.

Quanto à parte elétrica, as casas pré-fabricadas em blocos de concreto também costumam já vir com os fios embutidos nos pilares, pelo que ao cliente apenas irá faltar comprar o restante dos fios e fazer a ligação dos pontos na distribuição da casa. Relativamente à parte hidráulica e esgotos, o cliente apenas necessitará de comprar as loiças de cozinha e casa-de-banho.

Muitas empresas de construção de casas pré-fabricadas em blocos de concreto entregam todas as portas do projeto, sendo que em muitos casos a porta da sala e da cozinha são maciças e dos quartos e casas-de-banho em prancheta. Aqui ficará a cargo do cliente a colocação de dobradiças nas janelas, fechaduras e vidros.

Claro que se falamos em casas pré-fabricadas em blocos de concreto, as paredes são feitas em placas modulares de concreto armado e vibrado.

Fases de construção

Será necessário estar bem preparado para cada fase de construção.

  • Quando os materiais das casas pré-fabricadas em blocos de concreto forem entregues no local, o terreno onde ficará a casa já deverá estar nivelado e compactado, sendo que na área ao redor da futura casa deverá existir pelo menos um metro a mais.
  • No que toca à fundação da futura casa, esta deverá ter valas com um volume mínimo equivalente a 0,50m x 0,50m x 0,50m e constar de uma malha de aço com diâmetro 50ᴓ 4.2mm de 0,15 x 0,15m no fundo. Tratando-se de casas pré-fabricadas em blocos de concreto, também nestes casos será necessário que a fundação seja concretada em pedras de mão (no máximo de 20%) e concreto fck180, onde irá ser encrustada a coluna estrutural da casa.
  • A estrutura concretada na fundação das casas pré-fabricadas em blocos de concreto deverá ser em colunas de concreto armado fck180 e aço CA 50 ᴓ 4.2 e 4mm, que serão distorcidas, aprumadas, niveladas e alinhadas conforme a lanta de distribuição e montagem.
  • As paredes das casas pré-fabricadas em blocos de concreto deverão ser, obviamente, em concreto armado (fck180), com malha de aço 50ᴓ 4.2mm de 0,15 x 0,15m. Os módulos têm de ser montados no sentido horizontal, encaixadas nos pilares da estrutura e rejuntadas com argamassa polimérica.

12 comentários

  1. Héllen
  2. António
  3. jose castro
  4. Abílio Fereeira
  5. jairo
  6. Aline
  7. Eliana
  8. paulo cesar campos

Deixe a sua opinião