Menu de opções

Como usar Divisória de Madeira e Vidro para Sala? Ideias Modernas para sua Decoração

Em residências com conceito aberto, como lofts, é comum que sejam projetadas para aproveitar ao máximo a luz natural.

Essas abertura podem, por vezes comprometer a privacidade dos diferentes espaços. Uma solução eficaz é investir em divisórias de madeira para a sala.

As divisórias de madeira para sala de estar são altamente versáteis e podem ser projetadas de acordo com o estilo do ambiente.

Em residências modernas, por exemplo, divisórias vazadas podem criar um visual deslumbrante, enquanto as divisórias planejadas podem se transformar em móveis funcionais. As possibilidades são infinitas.

Com isso em mente, apresentaremos a seguir algumas alternativas de divisórias de madeira para sala de estar que unem funcionalidade e beleza à sua decoração.

Explore essas opções e escolha a que mais lhe agrada!

sala com divisão de madeira

Divisória de madeira vazada para sala

A divisória de madeira vazada para sala é indicada para quem precisa separar ambientes, mas não quer perder a iluminação natural e ventilação do espaço. 

Alguns modelos de divisória de madeira vazada para sala podem ser feitos como estantes, para encher de enfeites ou para expor plantas na decoração é uma alternativa excelente para espaços compactos.

sala de estar com uma divisória de madeira vazada

Veja também

Casas econômicas de campo

Casas econômicas modulares

Produção de componentes para casas pré moldadas de concreto

Casas com mezanino de madeira, uma solução prática para um piso adicional

Uma casa de campo de madeira é boa para viver

Parede divisória de madeira para sala

Em algumas situações, é viável construir uma parede divisória de madeira para a sala.

Esse tipo de estrutura oferece uma maior privacidade, sendo especialmente útil em ambientes como lofts, onde é desejável separar o quarto da sala de estar.

Assim como nas divisórias vazadas, você pode aproveitar a parede divisória de madeira na sala para instalar outros elementos funcionais, como um painel para TV ou um guarda-roupa, conforme demonstrado no exemplo abaixo. Isso permite otimizar o espaço e criar uma decoração prática e funcional.

modelo de uma parede de divisória de madeira da sala

Biombos decorativos: opções práticas de divisória para sala de madeira

Se você busca economizar no projeto, uma alternativa é utilizar um biombo decorativo como divisória de madeira para a sala.

O biombo tem sido um elemento frequente em decorações modernas e pode ser encontrado a preços acessíveis em muitos antiquários e lojas de móveis retrô.

Ele pode ser empregado para delimitar um cantinho de leitura na sala ou para adicionar estilo à decoração do espaço.

A vantagem do biombo como divisória para sala de madeira é a sua mobilidade, permitindo que você decore a sala de acordo com as necessidades do seu projeto de forma flexível e personalizada.

sala ampla com biombo de madeira

Como escolher Cores para divisória de madeira para sala pequena? 

Da mesma forma que em qualquer outro ambiente, recomendamos o uso de cores claras para a sua divisória de madeira em uma sala pequena.

Além da madeira de tonalidade clara, você pode optar por pintar a divisória com cores suaves, como bege, branco ou off-white.

No entanto, se desejar dar destaque à decoração com cores mais vibrantes, também é possível pintar a divisória de madeira em uma sala pequena com tons contemporâneos, como o verde sage ou o coral. O resultado pode ser absolutamente encantador!

sala de estar com biombo de madeira com objetos decorativos

Como fazer Divisória de vidro para isolar a sala de jantar?

Muitas pessoas querendo separar a sala de jantar em relação a cozinha o faz com alguns pequenos motivos, principalmente para poder trabalhar, estudar ou ter um ambiente sem ruídos e silencioso. É diferente de uma divisória de alvenaria, ela ainda permite luz, e não atrapalha isso.

Além de prática, é uma solução que em muitos casos é visualmente agradável fazer o uso de divisórias de vidro.

Fazer uma separação de ambientes poderá, como dito acima, melhorar a questão acústica, separar a sala de jantar da cozinha pode ser feita através de divisórias de madeira realçando a separação.

sala de jantar com biombo de vidro para divisão

Divisórias de vidro são resistentes e duráveis

Na grande maioria das vezes, o vidro que é comum para a fabricação de divisórias em especial o usado entre ambientes é o temperado ou laminado, por exemplo. Ele tem 8mm de espessura e a principal característica é a resistência a impactos.

Dificilmente um vidro dessa espessura precisará de manutenção ou reparo, salvo em casos de acidentes ou que objetos de muita massa caíram ou foram lançados contra eles.

Divisórias de vidro proporciona privacidade

Você procura privacidade? Então, a depender do material e tipo usado, você poderá ter sim, privacidade. Você pode optar pelos canelados ou jateados.

Esses dois tipos de vidro acabam por distorcer as imagens e oferecer privacidade aos moradores.

Divisória de vidro permite iluminação

Se você deseja manter uma boa iluminação, uma das principais vantagens das divisórias de vidro é precisamente essa.

A luz é capaz de atravessar o material, garantindo que você não enfrentará problemas de luminosidade indo de um lado para o outro, seja da sala de jantar para a cozinha ou vice-versa.

Divisórias de vidro são acústicas

A escolha do tipo de vidro utilizado na construção da divisória pode afetar a capacidade de bloqueio de diferentes tipos de ondas sonoras, isso pode significativamente melhorar o conforto acústico do ambiente, tanto do lado de dentro quanto do lado de fora.

Essa característica pode ser especialmente benéfica para proporcionar privacidade, especialmente para aqueles que residem em unidades térreas de prédios.

Recomenda-se, no entanto, o uso de vidros com espessura mínima de 10 mm para esse fim. Além disso, existem tipos específicos de vidros acústicos projetados para bloquear o som de forma eficaz.

Divisórias de vidro são versáteis

Usar divisórias de vidro em um ambiente, torna ele um item versátil, pois ela pode ser feita em variados tamanhos, e tem opções de abertura diferentes, como as de correr, as com portas, pivotantes, as fixas e outros tipos disponíveis no mercado.

Há divisórias de vidro feitas com madeira, alumínio e ferro nas suas esquadrias.

sala  de jantar e cozinha com divisória de vidro

Conclusão

Em resumo, a escolha entre divisórias de madeira e vidro para a sala oferece diversas oportunidades criativas na decoração de interiores.

Ambos os materiais têm suas vantagens e podem ser adaptados para atender às necessidades estéticas e funcionais de um espaço.

As divisórias de vidro permitem a passagem de luz e, quando bem escolhidas, podem melhorar o conforto acústico do ambiente, elas são ideais para quem valoriza a luminosidade e a sensação de espaço aberto, ao mesmo tempo em que deseja separar áreas funcionais.

Por outro lado, as divisórias de madeira trazem um toque de aconchego e podem criar uma sensação mais acolhedora, e são ideais para quem busca maior privacidade visual e uma estética mais rústica ou natural.

Independentemente da escolha, o uso criativo de divisórias de madeira e vidro pode transformar o ambiente da sala, adicionando personalidade, funcionalidade e beleza à decoração de interiores.

Imagem

Descrição

Avaliação

Link

1

Kit 3 Quadros Decoração Geométrico Minimalista Moderno Sala Escritório - Cuadros Boho Decoración Cuadro Abstractos Modernos

2

Metal Minimalista Mulher Abstrata Arte - Cuadros Minimalistas Blanco y Negro 

3

Impressões em tela pôsteres citação positiva - Inhale Exhale Cartel Blanco Negro Minimalista

4

Pintura em Tela Fase da Lua Minimalista Preto e Branco - Cuadros Decoracion Lienzo De Fase Lunar

5

Arte de parede para quarto - Juego de 3 murales

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.