Menu de opções

Vantagens e desvantagens das casas modulares de concreto

  • on 29 de julho de 2014
  • Likes!
Spread the love

Qual o lado bom e o lado ruim das casas modulares de concreto? Separamos os prós e os contras para você entender tudo o que precisa saber antes de fazer a sua escolha.

O concreto guarda a fama de ser durável e confiável. Casas de alvenaria foram vistas, por muito tempo, como a “evolução” das casas de madeira.

No entanto, a madeira tornou-se uma matéria-prima nobre, nos últimos anos, o que fez com que fosse utilizada em projetos mais nobres e elaborados, com maior preocupação em relação ao acabamento.

Então, podemos dizer que casas de alvenaria e casas de madeira estão em pé de igualdade.

Agora, quando falamos de casas modulares de concreto, aí a situação é um pouco mais complicada. Entram em cena várias questões técnicas, que podem confundir a pessoa que busca construir o seu lar-doce-lar nesse estilo.

Se você se encaixou nessa descrição, fique aliviado. Basta conferir o material que separamos abaixo para entender toda a situação.

 

casa_sit_modular

 

Vantagens

  • Menos desperdício de material

Em uma obra tradicional, você corre o risco de perder material, por inúmeros fatores: o cimento pode secar antes que seja aplicado, desperdiçando assim vários sacos de cal, areia e brita, apenas para citar um exemplo.

O bom é que esse problema não acontece com os blocos de concreto. Eles podem ser armazenados sem problemas e ainda podem ser cortados, para fazer aqueles encaixes necessários em quinas e locais pequenos.

 

  • Custo

Os blocos de concreto são mais baratos do que o sistema tradicional de construção. Por serem produzidos em escala industrial, com uma medida padrão, o custo por unidade é consideravelmente reduzido.

E o melhor: os blocos diminuem a bagunça no canteiro de obras, que normalmente fica tumultuado nas construções tradicionais.

 

  • Tempo e outras vantagens

Muito tempo é economizado nesse tipo de construção, das casas modulares de concreto, o que significa economia com mão de obra.

Além disso, os blocos de concreto possuem furos, que permitem embutir as instalações elétricas e hidráulicas. Outra vantagem da estrutura é que ela é feita para aguentar muito peso. Muito mesmo, então se você estava preocupado com a segurança do sistema, pode ficar tranquilo.

 

Desvantagens

  • Peso dos blocos

Os blocos são pesados, o que dificulta o transporte. Além disso, é preciso tomar cuidado para que não caiam durante o trajeto até a obra, porque eles podem se quebrar.

Se isso acontecer, não há o que fazer. Um bloco quebrado não pode ser reaproveitado.

 

  • Necessidade de pilastras

A estrutura formada com os blocos de concreto não é capaz de dar suporte estrutural nos ambientes com os chamados vãos livres. Se você planeja criar um espaço muito grande dentro da sua casa modular de concreto, precisará contar com pilastras para dar sustentação ao sistema.

A dica é tentar fazer combinar a pilastra com o restante da arquitetura do local.

 

  • Cuidados específicos

Os blocos de concreto precisam de proteção contra água, fuligem e sol. Isso significa que eles precisam ser revestidos com argamassa, o que dá um pouco mais de trabalho. Também é preciso aplicar hidrorrepelentes, para afastar a umidade.

 

Faça a análise com calma em todas as etapas de construção das casas modulares de concreto. Desejamos sorte na sua escolha!

Categorias do artigo:
Casas Modulares

Comentários

  • Gostaria de saber quanto sairia uma casa de dois pisos sendo:
    1- garagem, lavação e churrasqueira.
    2- tres suites, duas com closet.

    Atenciosamente

    sonia da silva 30 de maio de 2015 22:40 Responder
  • Gostaria de saber quanto sairia uma casa de um piso sendo:
    1- garagem, lavação e churrasqueira.
    2- tres suites, duas com closet.
    3-2 WC
    Atenciosamente

    alexandre 30 de junho de 2015 15:48 Responder
  • Precisava de saber nome do fabrica da casa que está neste artigo.

    Marinho Gonçalves 6 de abril de 2018 21:25 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.