A importância da localização certa na construção modular

Para a compra de casas pré-fabricadas modulares, assim como acontece com as casas construídas segundo processos considerados mais tradicionais, certos fatores são determinantes para conseguir uma casa de sonho. Um desses fatores e, talvez um dos mais importantes, é a localização em que a casa modular ficará permanentemente.

Para além de se preocupar com os seus próprios gostos e preferências em relação à localização mais adequada, precisa também de analisar outros pormenores importantes como as condições do terreno, vizinhança e restrições locais.

Seguem-se, por isso, algumas orientações úteis para o ajudar a escolher a localização certa para a construção e montagem da sua casa pré-fabricada modular.

 

 

Em primeiro lugar é fundamental que o local onde será montada a casa modular esteja bem preparado, de forma a oferecer um bom suporte à estrutura. A grande diferença para este tipo de casas em relação às casas de construção convencional é que caso algo esteja errado é mais fácil de remediar, enquanto que nos módulos, a flexibilidade do bloco construído torna-se praticamente nulo. A fundação precisa por isso de estar absolutamente perfeita, não existindo espaço para erros.

A preparação do terreno engloba ainda todos os elementos em volta da montagem da casa propriamente dita. Elementos como árvores, cabos eléctricos e vários obstáculos que possam ficar no caminho até ao local de descarga irão precisar, muito provavelmente, de ser removidos, de modo a facilitar todo o processo de construção da casa. É importante ter em conta que estes módulos normalmente atingem os 60 metros e que necessitam de ser cuidadosamente transportados e em segurança até ao local exato da construção.

 

 

É também fundamental que determine o tamanho da casa em relação ao tamanho do lote. Uma casa modular demasiado grande e um lote demasiado pequeno, certamente que não vai funcionar. Tenha também em consideração, quando faz esta analise, de que tem de contar com as acessibilidades e outro tipo de elementos essenciais como restrições.

Para a escolha da localização mais adequada é também determinante ter em conta o formato da casa modular e comparar este, novamente, com o formato do lote. Lembre-se que a casa tem que ser entregue em módulos por um veículo. Obstruções podem causar problemas, quer sejam eles estruturas, árvores ou outros objetos que constituam um obstáculo para a entrega. Por esta razão torna-se também necessário que apenas se preocupe com o aspecto exterior à casa, como o jardim e tudo a volta desta apenas quando a casa modular já está permanentemente montada no local escolhido previamente. Se não seguir esta ordem corre o risco de ter de desmontar coisas, estragar ou até arrancar para que o processo de construção fique finalizado.

Pense no tipo de design que gostava para a sua casa modular e avalie se a vizinhança do local que pretende escolher se adequa a esse mesmo design. Determine se não existem restrições locais quanto à estética do design e se este está em harmonia com as restantes habitações no local. Este pormenor pode ser de extrema importância quando pensar em vender a casa pré-fabricada modular.

Um comentário

  1. Maria Celia Nunes

Deixe a sua opinião