Menu de opções

Ajude o ambiente e a sua carteira – Casas ecológicas baratas

  • on 20 de abril de 2014
  • Likes!
Spread the love

Para quem ainda não sabe, hoje em dia já começam a existir à venda casas ecológicas baratas.

O conceito de casas ecológicas, desmontáveis e baratas é, basicamente, um novo conceito de habitação, pois hoje em dia a ideia de que uma casa é para toda a vida pode estar algo ultrapassada. De facto, a ideia de transportar a casa que amamos para outro local já não será algo de tão descabido nem complexo quanto isso. Além disso, o mesmo vai acontecer quando tivermos a necessidade de mais espaço.

 

Cool-Haven

 

Em Portugal, a Cool Haven já se adiantou nesta área. Neste momento, quem quiser comprar uma casa de tipologia t3, sustentável e amiga do ambiente, com cerca de 120m2, poderá fazê-lo por cerca de 100.000 Euros. As propostas não faltam, em especial vindas do estrangeiro, mas para já, em Coimbra, poderá ver uma casa modelo.

A verdade é que uma casa torna-se em algo obsoleto cada vez mais rapidamente, seja porque a família aumenta ou porque apenas é necessário aumentar o espaço de que se dispõe, ou mesmo porque se pretende mudar o tipo de habitação. Com as casas ecológicas baratas isso é possível. Apenas se trata de uma forma de construir que se assemelha ao conceito Lego, uma vez que se pode aumentar e diminuir a casa consoante gostos e necessidades dos proprietários.

No fundo o conceito funciona como um carro, em que quanto mais extras, maior o custo. As casas, por esta empresa, custam em média  entre os 650 e os 1100 euros por metro quadrado. Por exemplo, uma família com dois filhos que pretende adquirir um t3 com 120m2 pagará cerca de 95.000 euros e fica com uma casa nova. Também será óbvio que o custo final poderá aumentar se os compradores optarem por extras no exterior.

Aqui a questão com estas casas ecológicas baratas é que depois, mais tarde, se necessitarem de fazer adaptações ou mesmo transferir a casa, o processo vai ser “fácil”, pois a casa poderá ser transportada num camião tir. Em média, mudar de local e de zona geográfica, terá um custo de cerca de 7.000 euros, o que muitos consideram nem ser assim tão custoso, até porque não se tem a necessidade de comprar casas nova.

No fundo, as casas ecológicas baratas serão tão eficazes e amigas do ambiente quanto o comportamento das pessoas que nelas habitarem, pois uma construção e tecnologia nunca poderão compensar o excessivo uso e consumo de energia.

O que acontece é que existe ainda a ideia de que uma construção de uma casa ecológica é mais cara, mas se o problema é de valores, os valores relativos aos custos do ciclo de vida das casas que já vieram provar que, a longo prazo, as casas ecológicas são, de facto, mais baratas. É verdade que em termos de investimento inicial uma casa ecológica pode exigir maior poder financeiro, mas o que acaba por acontecer é que vai acabar por compensar, pois a manutenção vai ser menor ao longo da vida da casa ecológica.

Categorias do artigo:
Casas Ecológicas

Comentários

  • Gostaria de saber sobre valores de casa para Palhoça SC PARA DEMONSTRAÇÃO E DIVULGAÇÃO??

    DÉBORA CRISTINA 8 de setembro de 2016 21:52 Responder
  • aqui no brasil fica em torno de quanto uma casa ecologica

    veronica 9 de dezembro de 2020 19:15 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.