Bem-vindo ao mundo das casas pré-fabricadas

Casas Pré-fabricadas podem ser fabulosas

Graças aos arquitectos conscientes do estilo, as casas pré-fabricadas de hoje provam que você pode combinar o baixo custo e o alto design – e estas estão a vender muito bem.

A frase “casas com estilo a preços acessíveis” pode parecer um paradoxo. Pode parecer assim, dado à realidade do mercado imobiliário.
Mas a nova realidade de casas pré-fabricadas modernas sugere uma alternativa, casas (custo/eficácia) – e elegantes.
“O custo é um factor grande e oportuno, quando falamos de casas pré-fabricadas.
Podem ser usados uma variedade de materiais, que vão desde o aço ao bambu e vidro fosco, para dar um sentido de complexidade de textura a uma casa que de outra forma seria uma simples estrutura rectangular.
Os compradores devem já possuir o terreno para a instalação da casa, e devem estar conscientes de que o custo do terreno não está incluído no preço da casa pré-fabricada. Também não estão incluídos os custos do trabalho, que podem variar muito de mercado para mercado.

É evidente que, mesmo as casas pré-fabricadas mais modernas são muito básicas, mas podem ser personalizadas conforme o gosto do comprador.
As medidas de produção podem variar de 1.000m2, a 4.000m2. Os compradores podem escolher adicionar ou retirar uma varanda, um alpendre, ou uma garagem, isto incluindo outros detalhes.

Na Europa, o fascínio por casas pré-fabricadas está a crescer. A primeira casa pré-fabricada ‘BoKlok’, produzida através de uma parceria entre o fabricantes de mobiliário modular IKEA e Skanska, foi construída na Suécia em 1997. Mais de 2.000 unidades já venderam até à data. Em Julho, a Ikea anunciou o lançamento de empreendimentos BoKlok na Grã-Bretanha.
Afinal de contas, as casas feitas através de um kit têm quase a mesma qualidade e design modular ‘faça-voçe-mesmo’ simplificado, como tem uma estante ou cadeira Ikea, embora numa escala maior. A Ikea também tem provado que os produtos baratos não têm que ter uma aparência de ‘barato’.

A tendência para a construção de casas pré-fabricadas modernas, desafia os preconceitos que as casas pré-fabricadas são de má qualidade e que têm falta de estilo. A verdade é que a fabricação controlada, em massa, dos componentes, pode permitir “uma menor margem de erro, em comparação com vigas de madeira marteladas à mão.”
Além disso, os detalhes de design (como o aço, vidro polido e bambu) podem ser incluídos dentro de um orçamento relativamente modesto, se o custo global dos elementos estruturais da casa, pré-concebidos e produzidos em massa, forem mantidos baixos.
A pré-fabricação de casas foi associada a um design muito ruim. Ficou nas mãos do governo e outras instituições como uma maneira de arranjar abrigo de forma rápida e barata, e como resultado, o projecto foi desacreditado. Hoje a realidade das casas pré fabricadas é o oposto.

Deixe a sua opinião