Menu de opções

Casas de madeira mais resistentes a sismos

  • on 12 de março de 2014
  • Likes!
Spread the love

No que toca à construção de casas de madeira, já não será novidade para ninguém que estas podem apresentar-se como uma ótima alternativa em relação às construídas de modo tradicional.

O que ainda muitos não sabem é que as casas de madeira são mais resistentes a sismos, ou seja, são anti-sísmicas e pode mesmo acontecer que numa casa com uma estrutura de madeira maciça, nem um sismo de intensidade máxima provoque danos significativos. Através da realização de um estudo (o maior já feito em Portugal sobre construções com madeira) conseguiram apurar este facto. Foi um teste que envolveu a Universidade do Minho e outras instituições e empresas europeias, e foi realizado no Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

 

Casas-Pre-Fabricadas-Rusticas

 

As casas de madeira mais resistentes a sismos também vão ser muito mais saudáveis e acolhedoras que as restantes construídas em betão puro, pois a madeira é um material orgânico e inteiramente natural, que vai absorver e expulsar uma imensa quantidade de humidade e, assim, regularizar a própria atmosfera.

Além disto, por ser realmente térmica, a madeira vai permitir que a temperatura dentro das casas seja estável e “ignorar” todas as condições exteriores. A grande capacidade da madeira em absorver o calor é bastante menor do que a do cimento ou tijolo, mas a madeira é um material que “respira” excelentemente, pelo que vai absorver e devolver toda a humidade que tenta entrar numa habitação, mantendo os seus níveis bastante saudáveis para todos os habitantes de uma casa.

Além das casas de madeira serem mais resistentes a sismos, muitos não sabem que a madeira acaba por ser um dos melhores isolantes naturais que existe no planeta. A melhor prova é que a madeira é muitas vezes utilizada para revestir a parte interna das caixas de distribuição elétrica.

Como é sabido, os sismos são uma força da natureza com capacidade bastante destrutiva. É com o objetivo de existir uma defesa contra estes fenómenos naturais que já existem várias casas de madeira mais resistentes a sismos. São casas especialmente desenvolvidas segundo um conceito de engenharia muito bom, cuja principal função é fazer com que estas estruturas de madeira lidem de forma excecional com forças laterais, como as que são produzidas por terramotos ou sismos, quando a casa fica inteiramente sujeita ao deslizamento com bruscas alterações de movimento.

Vários peritos na área da Engenharia Civil referem mesmo que, no que toca ao rácio de resistência e peso, a madeira vem superar tanto o aço como o betão. É que a madeira é um material que não só é muito leve, como permite acompanhar os movimentos provocados pelos sismos, permitindo o regressar à sua posição inicial.

De facto, as casas de madeira que se revelaram mais resistentes a sismos e que foram objeto do estudo realizado em Portugal, mantiveram-se intactas, sem sofrer danos, interior nem exteriormente.

Em países como Portugal, este tipo de construção pode ser um entrave por uma questão cultural, uma questão da sociedade aceitar que existem casas de madeira mais resistentes a sismos.

Comentários

  • Achei muito interessante..Aonde posso encontrar informações como preços modelos etc..

    Rodilson Alexandre 30 de março de 2014 16:29 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.