Menu de opções

Casas ecológicas artesanais

  • on 6 de abril de 2014
  • Likes!
Spread the love

Hoje em dia, procuramos obter produtos que sejam ecológicos e artesanais, por isso também podemos aplicar essa demanda a casas, ou seja, procurar por ter casas ecológicas artesanais. Não há que temer.

Conceito ecológico e ecoprodutos

Para quem ainda não concebe bem a ideia do ecológico, os ecoprodutos são todos aqueles artigos de origem artesanal que s não sejam poluentes, sejam atóxicos e sejam benéficos para o meio ambiente e à saúde dos seres vivos e, assim, contribuírem para um desenvolvimento sustentável.

Casas ecológicas artesanais

Mesmo no caso de casas ecológicas artesanais, importa saber que o material se o material é sustentável.

Em relação à matéria-prima, há que ver se é virgem ou reciclada e como é extraída ou se é mesmo um recurso renovável. Há que ver como se processa, se apresenta baixo consumo de energia, de água ou se é u processo poluente e que tipos de resíduos gera a sua produção.

Obviamente que há que se saber se o produto que vai utilizar nas casas ecológicas, sua instalação e manutenção vai gerar ou não resíduos. A par disto, há que ainda se ver como é feita a logística de toda a distribuição e se mesmo a sua embalagem possui potencial de reciclagem ou reutilização. Além de tudo isto, também há que ter a certeza de que os produtos têm algum tipo de certificação, tipo a ISSO 14001.

Casas de Bambu no Bali

O melhor exemplo existente poderá ser o das casas de bambu, como as que formam uma “aldeia verde” em Bali, na Indonésia, uma aldeia de casas e escola que utiliza o bambu como matéria-prima aliada a métodos de construção e mão-de-obra artesanais.

casas-bambu-bali

São casas ecológicas artesanais cujo resultado demonstra uma arquitetura muito bem planeada, com vista privilegiada da natureza e não menos aconchegantes, modernas ou espaçosas.

Para quem não sabe, o bambu é um material de grande interesse e com características muito próprias. Há que deixar passar o devido tempo para que se desenvolva e possa ser utilizado na construção sem criar danos à Natureza. De facto, um broto de bambu pode tornar-se numa coluna estrutural em três anos, coluna esta que pode perfeitamente sustentar uma casa em segurança, para toda a vida.

Manipueira, usado no Brasil para fazer Tijolos ecológicos

Por outro lado, existem outros materiais que podem ser usados na construção de casas ecológicas artesanais. No Brasil, existe a manipueira, um líquido que sobra da prensagem da mandioca e está a ser utilizada na produção de tijolos ecológicos, os chamados tijolos de adobe de terra crua, que são moldados em formas artesanais. Basta misturar o barro com a manipueira, colocar na forma e deixar secar ao ar livre.

Além disto, dos elementos químicos presentes no líquido, é feito o papel do fogo, uma vez que a sua evaporação endurece a peça do mesmo modo que o fogo faria. Este processo vai reduzir o uso de água, poupando a lenha e, assim, evitando o desmatamento e emissão de gases com a queima.

Outra vantagem deste uso, perfeitamente capaz de ser utilizado nas casas ecológicas artesanais é que não polui o meio ambiente, pois trata-se de uma técnica de construção natural em quem o recurso essencial utilizado para construir é o barro, que até é encontrado no próprio local da construção.

Comentários

  • Adoro a frescura e a naturalidade das casas idealizadas para nos ajudar a saborear os momentos bons da VIDA.

    Jorge Aurelio M. Andrade 7 de abril de 2014 23:57 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.