Casas ecológicas de baixo custo também são uma boa solução

Atualmente, as pessoas parecem estar dando mais ouvidos ao lado ecológico e consciente da vida. Estão procurando vias de moradia que não degradem tanto o meio ambiente e com custos baixos de construção.

As casas ecológicas estão realmente em alta. Trazem uma solução para o problema habitacional, que se agrava em muitas partes do mundo. São de construções rápidas e de custos menores, sem contar que a matéria prima pode ser encontrada em abundância na natureza.

Para ter uma casa ecológica não é necessário desembolsar muito dinheiro. Elas podem ser construídas com pouco investimento, mas sendo aconchegantes e bonitas pela sua simplicidade e significado para o meio ambiente.

Para iniciar a elaboração de uma casa ecológica barata comece pela planta baixa; faça um projeto de construção que economize o material, faça uso da iluminação e ventilação natural de forma inteligente e uma definição  e aproveitamento dos espaços.

Você deve decidir quais materiais irá utilizar na construção de sua casa verde. Pode ser madeira, palha, barro, bambu, pedra ou até mesmo mesclar os materiais.

A madeira pode ser um pouquinho cara, mas existem boas madeiras e baratas para se construir uma casa, tem que ter cuidado para não ser uma madeira que empene e nem dê cupins facilmente. Duas que estão sendo muito utilizadas é a Itaúba e/ou a Angelin.

A palha você encontra facilmente na natureza, aqui no Brasil eu não vejo muita vantagem em casas verdes construídas em sua maior parte por palha, mas é interessante acrescenta-la como detalhe na casa.

O barro encontramos em qualquer lugar do país. É barato, leve e possui grandes benefícios em construções, nos proporciona leveza e sensação de contato direto com a terra.

O bambu é uma matéria prima de fácil cultivo, tem em qualquer lugar e cresce muito rápido. Isso é uma das vantagens ecológicas desse material. Eles deixam a casa bonita, são leves, porém resistentes.

A pedra possui um critério de escolha mais cauteloso. Deve-se escolher boas pedras e, geralmente, as casas produzidas assim possuem ajuda de um profissional da área.

Infelizmente, aqui no Brasil as tecnologias verdes têm um valor um pouco salgado e muitas pessoas não têm acesso a tais equipamentos.

Você pode gastar muito pouco na construção de sua casa ecológica. Só a implantação de tecnologias verdes que podem salgar um pouco o valor da casa, mas as tecnologias também podem ser inovadas e artesanais.

Já li em jornais, pessoas que gastaram 600 reais para construir uma casa verde, outras que gastaram 8.000, 15.000 e outros valores próximos.

Com a divisão de espaços no projeto bem definido e com a escolha dos materiais a serem utilizados na construção da casa ecológica escolhidos, você pode começar o projeto de sua casa com o auxilio de uma pessoa que entenda do assunto.

O que dará o toque final em sua casa ecológica de baixo custo é a decoração, decore-a usando a sua criatividade.

 

casa-ecologica

 

casa-ecologica2

 

casa-ecológicas

Deixe a sua opinião