Casas ecológicas de madeira

A madeira tem muitas vantagens ecológicas, biológicas e econômicas.

Avaliação do Desempenho Ambiental de Materiais de Construção, de Madeira

Os materiais de construção como a madeira, o aço e o concreto compõem uma parcela significativa da composição das casas tradicionais. Qual destes materiais tem o menor impacto sobre o meio ambiente? O desempenho ambiental da sua casa depende em grande parte do material que for usado para a construir.

Este conceito de desempenho ambiental torna-se mais claro quando se compara madeira, aço e concreto e se reconhece que existem diferenças distintas entre eles em termos dos seus impactos ambientais. Uma pesquisa recente confirmou que as casas feitas de madeira apresentam riscos significativamente mais baixos para o meio ambiente. Ao considerar os resultados desta pesquisa verifica-se que os materiais de construção à base madeira requerem menos energia para produzir, emitem menos poluição para o ar e a água, emitem menores quantidades de CO2 para a atmosfera, podem ser facilmente eliminados ou reciclados e são derivados a partir de um recurso renovável. As vantagens ambientais da madeira em relação ao aço e ao concreto são evidentes.

As informações utilizadas na comparação destas casas são baseadas num método conhecido como ‘análise do ciclo de vida’, que compara os impactos ambientais dos materiais de construção durante o seu ciclo de vida. O ciclo de vida de um material de construção começa com a extração necessária da matéria-prima. Isso poderá incluir a colheita de árvores de uma floresta ou a mineração de minério de ferro de uma mina. O próximo passo é a conversão da matéria-prima num produto utilizável. A serração da madeira para fazer as tábuas é um bom exemplo disto. A utilização do material de construção e a sua eliminação / reciclagem são as etapas finais do ciclo. Cada uma destas etapas requer uma entrada de energia, como a eletricidade ou combustíveis fósseis, bem como a geração de saídas, como a água e a poluição do ar, gases de efeito estufa, resíduos sólidos, etc. A quantificação do total da entrada de energia e das saídas ambientais ao longo desse ciclo e a sua utilização para a comparação do desempenho ambiental dos diferentes materiais de construção é conhecida como uma análise do ciclo de vida.

Os resultados desta comparação mostram as vantagens que os materiais de construção de madeira têm sobre o aço e o betão, no contexto do desempenho ambiental. Existem outras vantagens dos materiais de construção de madeira que não são directamente quantificáveis, mas que são, todavia, importantes reconhecer. Para começar, a madeira vem de um recurso renovável, as árvores, ao contrário de outros materiais que são derivados de fontes não-renováveis, como o petróleo ou o minério de metal, para além disso os custos de energia para a produção de madeira através da energia solar é zero. É importante perceber que as árvores absorvem CO2 da atmosfera e quando a madeira das árvores é utilizada para fazer materiais de construção, é sequestrada nesses materiais, prevenindo assim a libertação de mais CO2 para a atmosfera. O modo que é utilizado para a fabricação de materiais de construção de madeira desempenha um papel importante nas suas vantagens ambientais. A maioria das instalações de fabricação usam madeira como fonte de biocombustível para executar uma parcela significativa das suas operações e, por vezes também a usam para a cogeração de energia elétrica, isto evita a necessidade de usar mais energia derivada de combustíveis fósseis não-renováveis.

Quanto mais as pessoas se envolvem em programas de construção sustentável que enfatiza o uso de materiais de construção “verdes”, cada vez mais se percebe que os materiais de construção feitos de madeira apresentam impactos significativamente mais baixos para o ambiente, tornando-os um dos melhores materiais ‘verdes’ de construção, disponíveis.

Por quê a madeira para Casas Ecológicas?

A madeira é ecológica, durável e saudável

A madeira é um material de construção da escandinava, muito antigo. Hoje, a construção com madeira funde tradições antigas com tecnologia moderna de uma forma única.

Uma casa de madeira é feita de um recurso natural renovável e é por isso uma das opções de construção mais ecológicas, disponíveis.

As emissões de dióxido de carbono, em geral, podem ser claramente reduzidas com o aumento da quantidade de madeira usada na construção.

Uma casa de madeira, feita de materiais naturais assegura um clima interior saudável, onde é fácil respirar.

  • As casas de madeira são amigas do ambiente e criam um ambiente interior saudável
  • As casas de madeira são fáceis e rápidas de construir e exigem pouca manutenção.
  • A madeira é o material termo protetor natural mais importante.
  • A madeira é naturalmente quente no inverno e fresca no verão.
  • A madeira é um dos materiais de construção mais duráveis.
  • As casas de madeira, construídas de acordo com as tecnologias modernas, são confiáveis ​​e duráveis.

Com isolamento térmico ecológico, a construção de madeira irá poupar energia e garantir consumos de energia mais baixos.

Sobre as casas de madeira

A madeira é um dos materiais de construção mais duráveis, isto pode ser visto a partir de um certo número casas de madeira na escandinava, que têm mais de 600 anos de idade. Nos tempos modernos, existe uma tendência generalizada para a eficiência e para a ecológica. A tendência é aproveitar a natureza para viver uma vida saudável em todos os aspectos  Por esta razão a madeira, devido às suas vantagens ecológicas, biológicas e económicas  tornou-se novamente um material atraente para a construção de casas e outros edifícios de madeira.

A evolução da tecnológica e do design moderno das casas de madeira levou a que se combinasse tradição e tecnologia para construir casas de madeira seguras e ecológicas. A tecnologia moderna proporcionou uma maior durabilidade e estabilidade da madeira, enquanto as deficiências típicas das construções de madeira, tradicionais, foram eliminadas por métodos de concepção modernos e avançados. As casas de madeira oferecem a harmonia ideal com a natureza e em simultâneo fornecem um isolamento térmico e acústico excelente assim como a regulação da humidade. Devido a este isolamento, as casas de madeira enquadram-se na categoria de casas de baixa energia, que retêm o calor no inverno, mantendo a frescura durante o verão.

A investigação tem demonstrado que o risco de incêndio é consideravelmente mais baixo em casas de madeira do que em construções típicas. As casas de madeira também apresentam mais resistência sísmica porque são menos afetadas por tremores de terra do que as construções típicas. A construção de uma casa de madeira é um método de construção, inteiramente, seco. Para além de ser uma construção mais rápida, permite que os habitantes ocupem um espaço saudável e agradável, logo após a conclusão das obras.

18 comentários

  1. Milly Barreiros
  2. mluiza
  3. Lasie Martins
  4. Abilio
  5. mariluz lucena
  6. Clara Ferreira
  7. Dora Alice Pinto Alves
  8. Manuela Costa
  9. Vitor Carvalho
  10. Pedro Sousa

Deixe a sua opinião