Menu de opções

Casas ecológicas no México irresistíveis

  • on 28 de novembro de 2014
  • Likes!
Spread the love

O tema de casas ecológicas vem ganhando força cada vez mais em nossa sociedade, não só por jogada de marketing (como muitas pessoas acreditam), mas sim por preocupações quanto ao clima e mudanças que vêm causando uma série de consequências para o globo terrestre.

Existem pessoas que se preocupam sim com o tema, mas não fazem nada para mudar o quadro. Por outro lado, há pessoas que se preocupam e se importam, fazendo de tudo para melhorar o quadro ambiental do planeta.

 

casa-ecologica2

 

Um país que está voltando-se muito para as casas ecológicas é o México. Mesmo ocupando a 47º posição dentre os países mais ecológicos, o país vem se importando muito com a sustentabilidade.

Como sabemos, o México é o país mais pobre da América do Norte, desigualdade cerca a região, e uma casa ecológica lá custa um pouco caro para ser construída.

As casas ecológicas no México podem ser fabricadas por objetos como pneus, plásticos, terra batida e outros materiais.

As paredes geralmente são feitas de argila, que é fresca na primavera e no inverno um pouco mais quente. Nas divisões pode se utilizar ferrocimento.

O chão das casas ecológicas no México pode ser construído de madeira, que também age como isolante térmico (sendo o melhor isolante térmico natural).

O cimento também pode ser utilizado nas construções de casas ecológicas, mas claro que em quantidade bem menor do que as casas tradicionais. Ele será utilizado apenas como complemento para outros materiais.

As casas de dois andares verdes no México são construídas com mezanino. Os mezaninos (geralmente feitos de madeira) são postos juntamente com grossas vigas e adicionado um piso adicional.

O telhado das casas verdes tem por função coletar água da chuva. A energia elétrica pode ser obtida da energia eólica ou de células solares implantadas no teto que também servem para sistema de aquecimento.

O esgoto também pode passar a ser reciclado. Eles passam por um digestor anaeróbico para serem tratados e gerarem biogás para o fogão da cozinha.

Tudo isto pode custar um valor um pouco elevado, para um país com poucos recursos financeiros. Por isso, as mais simples são feitas de materiais mais comuns e que podem ser reciclados facilmente, como pneus e garrafas resistentes, com o auxilio de uma massa de cimento ou terra batida.

O projeto  EcoCasa é conhecido como NAMA (Acção Nacional de Mitigação), foi desenvolvido pelo governo mexicano com o auxilio de técnicas alemães.

Os projetos de casas verdes do México foram premiados pela ONU, pois além de desenvolverem técnicas de casas sustentáveis, eles criaram oportunidades de melhoria de moradia para a população.

Todo valor investido na casa verde irá ter um bom retorno, pois se economizará em questões de eletricidade, água e gás, fazendo todo investimento valer a pena.

As casas ecológicas no México vem transformando o histórico do país e incentivando a construção dessas casas e o desuso das convencionais, já que as casas ecológicas proporcionam benefícios para nós e o planeta.

 

casa-ecologica-Tulum

 

casas-ecologicas-

 

permacultura_curso

Comentários

  • lindas!!1

    jaya 28 de agosto de 2017 23:55 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.