Casas Modulares VS Casas Móveis

Pode pensar que é a mesma coisa, mas não é. De facto, casas modulares e casas móveis pouco têm em comum, mas ainda existem alguns profissionais que fazem confusão com os termos o que será boa ideia tentar explicar ao certo o que pretende, esclarecendo assim qualquer dúvida.

Ambas as situações são para necessidades diferentes, podendo as casas modulares ter uma construções sólida e que seja permanente enquanto que as casas móveis, têm essa mesma característica, ser móvel, o que terá como finalidade viajar e andar de um lado para o outro. Antigamente acontecia muito ver-se casas móveis por vários locais de férias, até nos parques de campismo, devido a sua facilidade logística, mas devido a falta de interesse nesse tipo de casas, com a descida de preços das caravanas, tendas, etc, várias pessoas optaram por substituir a casa móvel por uma pré-fabricada devido a sua “permanência” e espaço.

As casas móveis têm algumas desvantagens, sendo a falta de interesse público recente e a pouca evolução que sofreu ao longo dos anos mas também têm vantagens, como é o caso de poder viajar praticamente com a casa as costas, e ainda com a possibilidade de poder tirar as rodas externas da casa e ter de uma casa móvel a uma casa das normais onde pretender.

Outro pensamento também bastante comum é pessoas construírem casas pré-fabricadas e depois querer move-las para outro local sem pensarem em possíveis leis restritivas que existem em alguns locais. Segundo vários analistas mobiliários, as casa modulares têm também mais hipótese de valorizar do que as casas móveis, o que faz só de si um negócio melhor e mais prospero para o futuro.

Vamos deixar aqui alguns características tanto das casas modulares como das casas móveis:

Características Casas Modulares

  • Muitas vezes referidas como casas pré-fabricadas;
  • As casas modulares são desenvolvidas em ambiente fechado, em fábricas;
  • As casas modulares são levadas em módulos transportadas por camiões para o local;
  • Apenas no local será construído a sua casa;
  • Após montar a casa e ter tudo pronto, um técnico terá de verificar a sua casa e passar-lhe um certificado;
  • Por norma e em casas similares, as casas modulares têm tendência a ser menores que as casas normais, já que nas chamadas “normais”, as casas ficam logo equipadas com cozinha, casa de banho, sala e alguns ainda com lareira e electrodomésticos;
  • Por norma o metro quadrado das casas modulares são mais caros que o das casas de betão.

Características Casas Móveis

  • Alguns dos modelos mais antigos são referidos como casa móveis ou até chegam a ser chamados de reboques;
  • As casas móveis por norma têm rodas que podem ser mais tarde destacadas. Servem para a sua mobilidade e pouco mais;
  • As casas móveis têm buracos na parte de baixo, incorporados no chassi da casa móvel, de forma a esconder as rodas quando recolhidas, para parecer uma casa típica;
  • As Casas Móveis também têm leis únicas e com características especificas;
  • Casas Móveis deverão ser inspeccionadas com frequência em relação ao gás, canalização e aos outros sistemas para verificar se está tudo bem;
  • As empresas credoras por norma facilitam mais o crédito a casas modulares, devido também ao investimento que a longo prazo é bom, e as casas móveis tendem a perder valor com os anos.

Deixe a sua opinião