Casas pré-fabricadas: etapas da montagem e transporte

As casas pré-fabricadas são habitações construídas em módulos fora do local em que irão ficar permanentemente, sendo esses mesmo módulos transportados para um lote de construção e montados posteriormente, por um construtor local qualificado para formar uma casa de qualidade e pronta a habitar pelo o seu feliz proprietário. Todos os materiais – de elaboração, telhados, canalização, carpintaria, acabamentos interiores e eléctricos – são idênticos ao que encontraria numa casa convencional, mas a diferença notória é que são construídas numa linha de montagem.

 

 

Processo de construção e montagem

A habitação modular combina o saber da engenharia com métodos de produção em fábrica, para projectar e construir a habitação de forma mais eficiente e com maior controlo de qualidade. Contudo, o processo de construção por módulos obedece a algumas regras específicas para assegurar esta elevada qualidade.

  • O piso da casa é o primeiro elemento a ser montado. O mais frequente na montagem deste tipo de habitações é existir uma estrutura de madeira sob o soalho onde posteriormente são fixados os painéis da parede.
  • Estes painéis são depois fixados com recurso a colas ou resinas especiais, parafusos e pregos. Os painéis são isolados e as janelas são cortadas antes de os painéis serem unidos.
  • O próximo passo é instalar a canalização e toda a parte eléctrica da casa pré-fabricada. Também as paredes e o teto são apenas montados após a estrutura principal estar completa.
  • O telhado é muitas vezes montado na estrutura no final de todo o resto da casa estar concluída.
  • Para finalizar são feitos todos os acabamentos interiores e exteriores, como colocação de móveis e armários, pintura de paredes e pequenos detalhes ao gosto do futuro proprietário.

Transporte da casa pré-fabricada

O passo seguinte é efectuar o transporte em segurança para o lote de terreno adquirido pelo proprietário. Este transporte precisa de ser feito nas mais rigorosas condições de segurança, de forma a que a casa chegue ao destino nas melhores condições e sem qualquer tipo de danos, uma vez que estes iriam colocar em risco a sua durabilidade.

Normalmente o fabricante é responsável pelo transporte da casa desde a fábrica até ao revendedor. O revendedor ou a sua transportadora habitual é geralmente responsável pela entrega da casa no seu local de instalação. No entanto, se as estradas forem inadequadas o transporte será dificultado e o revendedor poderá não aceitar a responsabilidade da entrega. Peça ao transportador para verificar o itinerário (antecipadamente) para evitar problemas.

No local de montagem deve ter sido previamente preparado o terreno e existir uma fundação apropriada para colocar a casa pré-fabricada. Quando a casa chega é descarregada por uma grua e colocada na fundação. Toda a armação pode ser construída em apenas um dia sendo que depois são instalados os seguintes componentes: soalhos, escadas, e todos os extras.

O prazo espectável para a entrega da casa pré-fabricada varia entre 3 semanas a 3 meses.

4 comentários

  1. Noé de Cerqueira Fortes
  2. Karina

Deixe a sua opinião