Menu de opções

Casas pré-fabricadas modulares: planos e design

  • on 10 de janeiro de 2012
  • Likes!
Spread the love

Muitas pessoas desconhecem a enorme variedade de opções e design que uma casa pré-fabricada modular pode oferecer. Este tipo de construção oferece um elevado grau de personalização, tanto em tamanho, formato ou características distintas que gostava que a sua casa modular tivesse.

As casa modulares surgem assim como uma alternativa bastante viável de construção, que é igualmente confortável, segura e duradoura, quando em comparação com as denominadas casas mais tradicionais e construídas no local. Na verdade, este tipo de construção apresenta ainda inúmeras vantagens, sendo o seu baixo custo em relação à construção tradicional um dos maiores atrativos para os futuros proprietários.

Mas o que realmente faz toda a diferença em relação à construção convencional é a enorme variedade de planos de construção, que podem, inclusive, ser construídos de raiz para satisfazer todas as necessidades e expetativas dos proprietários.

 

 

Planos de construção

Os planos de construção das casas modulares podem ir desde o mais simples plano para uma casa de pequenas dimensões, até ao mais luxuoso plano para uma verdadeira casa de sonho. Facilmente encontra planos de construção em estilo mais tradicional ou moderno, que podem ser combinados para satisfazer os próprios desejos e necessidades do proprietário.

Se optar por escolher planos de construção já previamente elaborados, denominados de “padrão”, estes normalmente já foram criados a pensar no melhor uso de todo o espaço disponível, com especial atenção para a praticabilidade de cada divisão e materiais utilizados, embora muitas vezes seja mais ignorada a parte estética da casa modular, optando-se por isso por conceber planos que agradem à maioria dos futuros moradores e com menos características marcantes e distintivas.

Contudo, se preferir pode optar por, em conjunto com o construtor da casa modular, elaborar um plano personalizado de acordo com os seus próprios gostos e preferências. Este tipo de planos personalizadas são também os mais indicados para localizações que exigem determinadas especificidades de construção e que podem estar sujeitos a condições climatéricas mais extremas e que exigem maior resistência.

Personalização e detalhes finais

A casa modular é enviada para o local de montagem com os seus armários e utensílios incorporados, as paredes pintadas e piso já instalado. Até 90% de toda a construção da casa acaba por ser feita numa fábrica, bem longe do local onde irá ficar permanentemente. Tudo o que irá faltar para que fique pronta é a sua montagem, algum trabalho exterior e alguns retoques no interior, especialmente no que diz respeito às juntas.

Contudo, não se pode dizer que as casas modulares sejam 100% personalizáveis. Alguns factores físicos lógicos são impossíveis de alterar. Claro que poderá escolher a grande parte da sua casa modular e optar por diversos tipos de materiais, cores e decoração, mas há aspectos estruturais que não poderá mexer para que mais tarde não haja problemas que ponham em risco a sua estabilidade e durabilidade.

É importante ter em conta que existem dezenas de empresas que vendem casas modulares. O essencial é que pesquise, procure e informe-se correctamente acerca de todas as opções disponibilizadas por estas diferentes empresas. Não caia no erro de escolher o primeiro construtor sem ver outros orçamentos e condições de montagem, personalização e todos os aspectos inerentes a este tipo de construções.

Comentários

  • Muito bom o artigo sobre esse novo metodo de construir, é claro que no Brasil estamos pouco habituados com esse tipo de cosntrução. No Canada ,Estados Unidos China e outros pises desenvolvidas , são técnicas bastante usuais.
    As casa pré fabricadas em aço além de serem feita com materiais totalmente reciclaveis,são de rápida construção, e dispensam em muito o papel do pedreiro,já que usamos montadores e não pedreiros, mão de obra hoje escassa em terras brasileiras e ainda mantém a obra quase que totalmente limpa.

    Ary Torres 24 de fevereiro de 2012 17:33 Responder
  • São maravilhosas estas casas, gostaria de ter uma casa, mas não há posses para isso. Nos tempos que correm ainda pior.
    São casa de sonho.
    Os meus Parabéns e continuem sempre a melhorar estas belas casas, com que sempre sonhei.
    Felicidades e bom sucesso pra todos vós.

    Maria Rebelo 18 de agosto de 2013 07:58 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.