Menu de opções

Casas pré moldadas de alvenaria ou de madeira, quais as melhores

  • on 5 de outubro de 2014
  • Likes!
Spread the love

Está em dúvida na hora de escolher entre uma casa pré-moldada de madeira e uma casa pré-moldada de alvenaria? Aprenda aqui tudo o que você precisa saber sobre elas para não errar na hora da decisão.

O primeiro passo é analisar as características dos materiais, antes de estudar as características dos modelos pré-moldados.

Confira então, a seguir, os pontos fortes e os pontos fracos da alvenaria e da madeira.

 

casa-prefabricada-economicas

 

1. Alvenaria

Esse é o formato de construção que utiliza pedras naturais ou artificiais (tijolos), unidas por argamassa.

A vantagem é que os tijolos oferecem uma resistência muito boa, sendo um dos tipos de construção mais confiáveis do mundo todo.

A desvantagem é que os tijolos precisam ser colocados um a um. Além disso, é preciso fazer a mistura da argamassa, sem contar a estrutura da fundação, feita com cimento.

Esse modelo de construção ainda precisa sem bem nivelado. Ou seja: o tempo de construção é maior do que o usado nas obras de madeira. Isso também vale para as casas pré-moldadas.

Outro problema é que quando a parede fica pronta, o tijolo fica exposto, precisando de revestimento e – depois – pintura. Essa etapa, além de ser uma das mais caras da obra, é também a mais demorada e problemática.

Os problemas acontecem porque a tinta pode criar bolhas, dependendo da umidade, fazendo com que o trabalho precise ser refeito.

Mas a alvenaria possui uma vantagem: ela dispensa tratamentos contra cupins ou fungos, evitando que você gaste todo ano uma quantia considerável com dedetização.

Por último, o problema da alvenaria é que ela utiliza materiais não-renováveis da natureza, gerando também uma quantidade maior de resíduos.

2. Madeira

A construção tradicional de madeira utiliza tábuas longas e largas, encaixadas ou parafusadas. A fundação, em alguns casos, utiliza concreto, mas essa não é uma obrigatoriedade.

É difícil determinar o tempo de vida de uma construção, mas as estimativas apontam que uma casa de madeira dura em média 30 anos, enquanto uma de alvenaria dura 50.

Mas casas pré-moldadas de madeira são muito duráveis, não se preocupe.

O motivo dessa grande diferença é que as pessoas se esquecem de fazer a manutenção adequada, comprometendo pouco a pouco a estrutura.

E quando decidem consertar o problema, já é tarde.

Essa é outra desvantagem das casas de madeira: a manutenção constante. Sempre é necessário ficar de olho nos cupins e fungos, que podem abalar a estrutura da casa, se a infestação não for controlada a tempo.

No entanto, você pode fazer uma economia ainda na etapa da construção, já que as paredes de madeira não precisam de reboco. Você pode deixar as tábuas expostas, em um estilo rústico, ou pintá-las diretamente.

 

Agora que você já entendeu a diferença entre os materiais, veja as diferenças entre as casas pré-moldadas de alvenaria e as casas pré-moldadas de madeira.

 

Casas pré-moldadas de concreto exigem menos manutenção e tendem a durar mais. O preço do metro quadrado, no entanto, é levemente mais caro.

Peças de reposição são fáceis de encontrar e a construção não costuma apresentar atrasos.

 

Casas pré-moldadas de madeira precisam de manutenção constante, pelo menos uma vez por ano. O preço do metro quadrado é mais barato.

No entanto, peças de reposição são mais difíceis de encontrar, porque existem muitas espécies de madeira, cuja disponibilidade varia de acordo com o período do ano.

Atrasos na obra podem ocorrer porque, em alguns casos, a madeira empena, apresentando problemas de encaixe.

 

A melhor opção é aquela que combinar com as suas necessidades. Boa escolha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.