Menu de opções

Casas sustentáveis e contemporâneas (parte 3)

  • on 3 de abril de 2012
  • Likes!
Spread the love

Como já referimos em artigos anteriores as casas modulares são casas construídas, tal como o nome indica, em módulos. Estes módulos são construídos através de uma eficiente linha de montagem no interior de uma fábrica e posteriormente montados na localização escolhida pelo proprietário para edificar a sua nova casa.

São uma alternativa cada vez mais viável às casas tradicionais, sendo que também cada vez mais surgem modelos com atenção redobrada para a sustentabilidade e questões ambientais.

Temos vindo nos últimos artigos a falar sobre fantásticos exemplos destas casas modulares sustentáveis e contemporâneas. Por isso, hoje deixamos mais alguns exemplos nos quais se pode inspirar para o projeto da sua própria casa modular.

Mistura de moderno e rústico

 

Como é possível construir uma casa contemporânea num cenário rural, sem que esta pareça totalmente deslocada em relação ao meio envolvente? A empresa de arquitetos Studio Granda conseguiu encontrar a solução perfeita para esta questão, com o projeto que lhe mostramos na figura acima. A casa com estética moderna foi projetada de forma a ficar em sintonia com o envolvente rural, através de um exterior rústico feito de betão e revestimento de cedro.

As diferentes alturas da estrutura, como que em sintonia com a paisagem montanhosa envolvente, assim como o telhado de relva verde são outros dos importantes pormenores que fazem com que esta casa pareça fazer parte do espaço rodeado de natureza em que encontra. Um projeto lindíssimo, em que as comodidades da era moderna se fundem com o rústico e natural do campo.

Torre de apartamentos sustentáveis

Todos nós gostamos de viver rodeados por um pouco de verde e natureza, particularmente quando falamos de um cenário urbano em que predomina a imponência dos cinzentos prédios. Por isso, encontrar uma forma económica e visualmente atraente de suavizar o aspeto frio e severo de um apartamento em betão foi uma tarefa que o arquiteto Edouard Francois aceitou de bom grado.

Edouard Francois é um arquiteto preocupado com questões ambientais e com uma reputação de projetos radicais que desafiam convenções, misturando o inovador com o tradicional, de forma a conseguir projetos contemporâneos, mas ainda assim simples e sustentáveis. Esta torre de apartamentos é um bom exemplo da sua arquitetura, com vasos de flores construídos em cada nível para cercar, fornecer sombra e um toque de verde a todo o prédio. Sem dúvida que uma solução muito simples, embora para muitos algo estranha, de proporcionar um misto de privacidade e acesso à natureza no meio do movimentado cenário urbano.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.