Menu de opções

Como escolher uma casa pré-fabricada

  • on 28 de setembro de 2010
  • Likes!

Se você acha que uma casa pré-fabricada é o ideal para si, considere as seguintes questões:

Qual o tamanho, e o plano do piso da casa que quer?

As casas pré-fabricadas estão disponíveis numa variedade de tamanhos e plantas que incluem, espaçosas salas de estar, salas de jantar, cozinhas totalmente equipadas, quartos de banho com banheiras de hidromassagem, e áreas de utilidade. Dependendo do tamanho do seu terreno, pode escolher uma casa com uma única secção ou um projecto maior com secções múltiplas. As casas pré-fabricadas variam em tamanho desde 30 a 500 metros quadrados e podem ser personalizadas para atender às suas necessidades e preferências.

Quais as características disponíveis para uma casa pré-fabricada?

O design interior da sua casa pode incluir armários personalizados, guarda roupas, casa de banho com banheira de hidromassagem, aquecimento central, lareiras a lenha, etc… A maioria dos fabricantes usam ‘desenho assistido por computador’, por isso terá flexibilidade na escolha da planta e decoração pretendidas por si. Pode escolher entre uma variedade de projectos para o exterior, dependendo do seu gosto e orçamento. O tapume exterior existe numa variedade de cores e materiais, incluindo metal, vinil e madeira. Pode também optar por um pátio, um alpendre e diversos tipos de escadarias.
Casas pré-fabricadas são habitações construídas numa fábrica, onde os materiais de construção são ‘cortados’ de acordo com as especificações do projecto. São depois transportadas e montadas no local. Estas casas devem cumprir os códigos Estaduais/Camararios ou regionais de construção.

Quais os custos de uma casa pré-fabricada?

O pagamento da hipoteca pode ser a sua maior despesa, mas terá outras prestações regulares e periódicas. Estas podem incluir serviços públicos, impostos sobre a propriedade, taxas de arrendamento do terreno, seguros, manutenção de rotina, e taxas de serviços como a água e esgotos. As casas pré-fabricadas, de hoje, são construídas de modo a cumprir os novos padrões energéticos nacionais fixados. As características de conservação de energia encontradas nas casas pré-fabricadas ajudam a reduzir os custos mensais de energia.

Qual é o nível de manutenção, de que a casa pré-fabricada vai necessitar?

O manual do proprietário da casa, descreve os requisitos de manutenção. É importante que os siga, se não o fizer, a garantia sobre a casa pode perder o seu valor, assim como diminuir o valor e a vida útil da sua casa.

Qual é a cobertura da garantia oferecida para as casas pré-fabricadas, o seu transporte e instalação?

Todos os fabricantes oferecem uma garantia por escrito, que deverá abranger:

  • A mão-de-obra estrutural;
  • Canalizações, aquecimento e sistemas eléctricos (instalados de fábrica);
  • Aparelhos instalados na fábrica, que também podem ser cobertos por garantias (separadas) do fabricante do aparelho;

Existem diferenças importantes entre as garantias. Por exemplo, as garantias do fabricante geralmente não cobrem a instalação (também chamada de “set-up”) nem o transporte da casa, mas você pode obter essa cobertura através do revendedor ou do empreiteiro que fizer a instalação. Poderá, nunca precisar dos serviços da garantia, no entanto é conveniente verificar a cobertura de todas as garantias oferecidas antes de fazer a compra da sua casa pré-fabricada.

Onde posso construir a minha casa pré-fabricada?

Antes de comprar uma casa, precisa de decidir aonde quer viver. Tem várias opções. Pode colocar a sua casa num terreno que possui ou que pretende comprar, numa comunidade de aluguer, ou num empreendimento residencial.

Comunidades de arrendamento

Talvez uma comunidade de aluguer especificamente prevista para casas pré-fabricadas lhe agrade, se for esse o caso visite várias. A maioria oferece os mesmos serviços e conveniências encontradas noutros empreendimentos residenciais. Os revendedores terão informações sobre as comunidades de aluguer e, em alguns casos, essas comunidades são geridas por eles. Compare os preços dos serviços, conforto, e os custos de cada uma, incluindo o aluguer, taxas de instalação e outras taxas de serviços diversos.
Se colocar a sua casa pré-fabricada numa comunidade, terá menos ‘preocupações práticas’ do que se optar por colocar a casa no seu próprio terreno, porque a maioria dos serviços estão incluídos nos pagamentos da sua hipoteca.
Faça as seguintes perguntas antes de decidir sobre uma comunidade:

  • P: É exigida uma licença por escrito? Se assim for, qual é a sua duração?
  • P: Quais são as taxas de ligações e outros serviços de utilidade?
  • P: A minha casa pode ser instalada por o meu revendedor ou outro profissional, ou a comunidade exige que   a instalação seja feita por ‘ela’?
  • P: Qual é o valor que será cobrado pela instalação?
  • P: Quem é responsável pela manutenção do terreno, remoção de lixo, manutenção das ruas  e entrega de correio?
  • P: Quais são as regras e regulamentos da comunidade? Por exemplo, são permitidos animais de estimação?
  • P: Existem algumas exigências ou restrições especiais se eu vender a minha casa?
  • P: Como são tratados os aumentos das rendas?
  • P: Existe uma associação de proprietários?
  • P: Existem convénios não restritivos?

Muitas casas são colocadas em propriedades privadas. Se esta opção lhe interessar, pesquise sobre as leis de loteamento, cláusulas restritivas, e as conexões de utilidade. O seu revendedor pode dar-lhe mais informações. Outra opção é colocar a casa numa comunidade de arrendamento de terrenos especificamente concebida para casas pré-fabricadas. Neste caso, a casa é sua, mas o terreno é alugado. Uma terceira opção é comprar a casa e o terreno numa subdivisão planejada, onde as questões de localização são tratadas pelo desenvolvedor.
 

Posso mudar a minha casa pré-fabricada de sítio?

Sim, mas não é comum fazê-lo. O transporte de uma casa pré-fabricada pode danificar consideravelmente a estrutura e o conteúdo da casa. No entanto, se planeja mudar a sua casa de sítio, no futuro, informe-se com as autoridades estaduais/camararias sobre a regulamentação adequada de transporte e loteamento. Podem existir restrições quanto ao tamanho, peso e largura, que o podem impedir de mudar a sua casa de sítio. Se mudar, certifique-se que usa um transportador profissional, nunca tente mudar a sua casa, sozinho. Também é importante verificar os dados de mapas de zonas da sua casa (normalmente esta informação acompanha a casa). Estes mapas indicam as zonas de vento, neve e térmicas para quais a sua casa foi construída. Verifique se o novo local é adequado para a sua casa. Considere também os custos. Para além de despesas de transporte, que incluem taxas de licenciamento para o transporte da casa, vai ter que pagar uma nova fundação, instalação etc.  

A maioria das casas pré-fabricadas, são vendidas através de centros de revenda, muitos dos quais são propriedade e de gerência independente. Outras são vendidas por o fabricante. Pode ainda comprar uma casa usada através de um agente imobiliário.
Pesquise, antes de fazer a compra da sua casa pré-fabricada, tente saber quem oferece as melhores condições.
Uma boa maneira de encontrar o revendedor correcto é pedir informação a proprietários de casas pré-fabricadas. Verifique a reputação do vendedor junto à agência estadual ou municipal de defesa do consumidor. Eles podem informá-lo sobre reclamações dos consumidores, não resolvidas, que ainda tenham em arquivo.

Garantia do fabricante

As coberturas da garantia variam entre os fabricantes. Os revendedores devem fazer cópias das garantias oferecidas nas casas que vendem e tê-las disponíveis para quem quiser ver e ler antes de comprar uma casa. Leia a garantia e compare as coberturas.

As seguintes perguntas podem ajudá-lo nesse sentido.

  • Qual a cobertura que ‘vem’ com a casa? Pode ainda obter garantias do fabricante da casa, do transportador, do instalador e do fabricante dos aparelhos.
  • Quais são os componentes e, que tipo de problemas é que cada garantia cobre? O que é, que não está coberto?
  • A garantia (por escrito) do fabricante cobre o transporte e a instalação da casa? Se não cobrir, são cobertos por outras garantias (por escrito)?
  • Qual é a validade das garantias?
  • Como faço para obter o serviço da garantia? Quem vai prestar o serviço? Onde será realizado?
  • Existem garantias com prazo estendido por parte do fabricante? O que é, que cobrem e qual o seu custo?

As garantias do fabricante, geralmente cobrem defeitos substanciais nas seguintes áreas:

  • Mão-de-obra da estrutura;
  • Canalizações, aquecimento e sistemas eléctricos instalados de fábrica;
  • Os aparelhos instalados na fábrica, que também podem ser cobertos por garantias do fabricante.

As garantias do fabricante NÃO cobrem:

  • Instalação ou manutenção inadequada;
  • Acidentes;
  • Negligência do proprietário;
  • Reparos não autorizados,
  • Desgaste normal de envelhecimento.

Certifique-se que a pessoa que executa a instalação segue as instruções de instalação do fabricante. Assegure-se também de que as instruções (do fabricante) de reparação (contidas no Manual do proprietário) são seguidas (para manter a garantia em vigor). O revendedor irá executar a maior parte dos serviços cobertos por a garantia, mas o fabricante é responsável por fazer com que os reparos sejam feitos e concluídos em tempo hábil.

Garantias implícitas à casa pré-fabricada

Para além de garantias por escrito, você pode estar protegido por certas “garantias implícitas.” Uma garantia implícita é uma promessa, tácita não escrita nem falada, de que um produto está apto a ser vendido e utilizado para os fins pretendidos. Por exemplo, uma casa pré-fabricada deve estar apta para ser vendida, e para ser habitada. As garantias implícitas protegem-no mesmo que não haja, garantia escrita por parte do fabricante ou revendedor. Se comprar uma casa pré-fabricada usada, pergunte ao proprietário se a casa está a ser vendida com uma garantia, ou sem qualquer ‘garantia por escrito’ ou implícita.

A garantia do revendedor de casas pré-fabricadas

O revendedor pode oferecer uma garantia sobre a casa pré-fabricada. Peça para ver a garantia do revendedor, (por escrito) antes de comprar a casa. As garantias do revendedor podem variar, mas normalmente incluem:

  • Os termos da garantia;
  • O que deve fazer para manter a garantia em vigor;
  • O que pode ‘razoavelmente’ esperar do revendedor;
  • Deve conter a informação que, a casa foi instalada de acordo com as instruções do fabricante e regulamentos locais.

As garantias do revendedor de casas pré-fabricadas não cobrem problemas que surgem a partir de:

  • Negligência do proprietário;
  • Falha por parte do proprietário em fornecer um aviso para um serviço;
  • Reparos não autorizados.

Comentários

  • Gostaria de estabelecer contato com a finalidade de obter informações a respeito de preços das casas de madeira pré-fabricadas com uma metragem aproximada de 50 metros quadrados a ser ‘instalada’ na cidade de Ijuí/RS.
    Aguardo contato

    Marta Hammel 2 de janeiro de 2011 21:42 Responder
  • Tenho um hotel rural no douro e gostaria de informação sobre preços/modelos de casas pré fabricadas.
    Já tenho alguns bungalows na quinta e queria ampliar.Obrigado.

    Pedro Osvaldo 14 de junho de 2011 08:38 Responder
  • Bom dia.
    Gostaria de saber se para instalar um escritório amovível tipo contentor de 30 m2 num terreno, necessito de pedir autorização e/ou licenciamento à câmara?
    Obg

    Maria Alves 14 de janeiro de 2012 14:21 Responder
  • Eu estou comprando uma casa térrea pre fabricada e gostaria de saber se posso reformá-la, como por exemplo, construir uns quartos em cima, colocar azulejos na cozinha.

    ana favero 12 de fevereiro de 2012 16:42 Responder
  • Tenho interesse de comprar uma cabana pré Fabricada, de 2 pisos, sendo em cima os 3 quartos e 1 Suite. embeixo cozinha, sala de jantar, sala de estar, banheiro.Lavanderia,e área de churrasqueira.Aproximadamente de 70 a 100m².Desde já agradeço atenção

    Rúbia Ferreira 10 de setembro de 2012 00:33 Responder
  • tenho um terreno de 375m2, de esquina e com frente para duas rua, em um condomínio na região dos lagos. Tenho interesse em comprar uma casa de 2 pisos, sendo 3 quartos e uma suíte e demais dependências. Solicito-vos sugestão e orçamento.

    Cordialmente,
    Paulo

    PAULO ROBERTO NASCIMENTO 9 de dezembro de 2012 22:05 Responder
  • Gostaria de orçamento de uma casa terrea, 3 quartos, sala grande conjugada com cozinha e varanda em 3 lados, frente e duas laterais. Dois banheiros, sendo um suite.
    Obrigado.

    Maria Jose Vidal Rezende 29 de julho de 2013 17:36 Responder
  • Olá,
    Qual a madeira utilizada na construção?
    Qual o custo por m2 (considere o custo médio)?
    Posso outros detalhes, como piso de tijolo de barro, maciço (de demolição)?
    O projeto permite a instalação de fogão a lenha, com instalação de serpentinas para aquecimento de água (aproveitando também o calor da lareira)?

    grato

    Jose Nasatto 19 de fevereiro de 2014 19:21 Responder
  • Solicito informações tecnicas sobre as vossa casas.

    raul brandao 19 de fevereiro de 2014 20:07 Responder
  • ADOREI A CASA,GOSTARIA DE OBTER MAIS INFORMAÇÕES!
    OBRIGADO!

    RICARDO FIGUEIRA DA CRUZ 20 de fevereiro de 2014 20:15 Responder
  • quanto custa uma casa nesse modelo…

    Ana Paula Jorge 4 de março de 2014 12:53 Responder
  • LINDA A COR DA MADEIRA!UMA CASA DESSE TAMANHO QUANTO FICA …QUANTO CUSTA?

    Olga Mazzieiro Fuzzo 4 de março de 2014 13:24 Responder
  • Espetacular

    Victor Teixeira 4 de março de 2014 15:51 Responder
  • qual o custo desta??

    Estevão Eduardo 4 de março de 2014 17:32 Responder
  • GOSTARIA DE SABER O. PREÇO DESSA! COMO FAÇO??

    Hallie Andrade Correa 4 de março de 2014 18:16 Responder
  • É UMA PENA QUE NÃO RESPONDEM !!olgafofalinda@hotmail.com SE QUISEREM ME FALAR MANDA NO E-MAIL. GRATA!

    Olga Mazzieiro Fuzzo 4 de março de 2014 20:05 Responder
  • Eu quero uma igual a essa

    Vlademir Lima 11 de março de 2014 23:40 Responder
  • Qual a madeira utilizada na construção?
    Qual o custo por m2 (considere o custo médio)?

    eduardo... 16 de março de 2014 11:42 Responder
  • gostaria de informações de metragem e preços das casas aqui em recife PE ok
    grato,

    cláudio guerra

    claudio 30 de maio de 2014 21:00 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.