Menu de opções

Como fazer uma casa de madeira simples

  • on 28 de maio de 2014
  • Likes!

O sonho de muitas crianças era fazer uma casa na árvore, seja para brincar ou servir de esconderijo. No entanto, esse sonho infantil está servindo de inspiração para muitos adultos, que planejam construir uma casa de madeira simples.

Seja um chalé para relaxar na casa no campo ou um sobrado de dois andares todo em madeira, o projeto é sedutor, tanto pelo preço como pela relativa facilidade da construção.

Outra vantagem é a economia com acabamentos: é muito mais charmoso deixar a casa de madeira sem pintura, para exibir a cor natural dos troncos, do que encher de tinta as paredes.

 

casa-chale-campo

 

Chalé ou casa?

  • Qual a melhor opção?

Tudo depende do seu objetivo. Será que é apenas um lugar para passar finais de semana, enquanto relaxa na sua fazenda?

Então, nesse caso, o seu perfil pede por um chalé rústico, no estilo “tronco sobre tronco”. Esse método de construção dispensa pregos e parafusos, porque as toras são encaixas entre elas.

Não tenha medo: a estrutura, depois de pronta, é sólida e firme. Além de muito bonita, claro.

Esse modelo abre mão do conforto em troca da praticidade. Mas já que você passará menos do que 20% do mês dentro do chalé (média do tempo de lazer mundial), ou seja, menos do que seis dias, essa opção com certeza agradará.

Agora, se você irá passar mais do que esses vinte por cento, vale investir em uma opção mais confortável, mesmo que o investimento seja um pouco mais alto.

Nesse caso, opte por uma casa pré-fabricada de madeira. Mas atenção: nada de modelos grandes demais. O ideal é começar com uma casa de madeira simples e ir ampliando, conforme as necessidades surgem.

 

Dicas de decoração

  • Paisagismo e itens essenciais.

A madeira oferece um clima aconchegante aos ambientes. Já que sua casa usará essa matéria-prima, a dica é explorar ainda mais essa característica natural.

Comece pela parte externa: flores e árvores são uma combinação perfeita. Além de dar um colorido especial, garantem um ar fresquinho e uma sombra amiga.

Nesse espaço vale colocar uma rede, para agregar ao estilo rústico um toque de conforto. Se você planeja receber mais pessoas, o segredo é procurar bancos de madeira de demolição.

Por serem feitos com madeira retirada de casas que seriam demolidas, esses bancos casam perfeitamente com o estilo da sua casa simples de madeira.

Não se esqueça de que a madeira que ficar exposta ao tempo, recebendo sol e chuva o ano todo, precisa ser impermeabilizada.

E caso ela fique em contato direto com o solo, vale fazer uma base de ferro ou cimento, que ajudarão a preservar as tábuas por mais tempo.

 

Por onde começar?

  • Etapas para fazer sua casa de madeira simples

Antes de tudo, visite algumas moradias nesse estilo. Veja se o tamanho, o acabamento e outras características agradam o seu gosto. Assim você já descobre se desiste da ideia ou segue adiante.

Bem, você percebeu que realmente faz o seu estilo. Perfeito. Comece então a procurar terrenos.

Nesse caso você tem duas opções: comprar um terreno sem nenhuma construção e fazer tudo do zero ou comprar um que já possua uma área construída.

A vantagem do primeiro é que você poderá fazer tudo do seu jeito, ou seja: o projeto como você sonhou. Já no segundo caso, a vantagem é a economia de tempo. Aproveitando, quem sabe, uma churrasqueira, um quintal ou uma lavanderia você poderá poupar tempo e dinheiro da obra.

Comprado o terreno, é hora de conversar com engenheiros e arquitetos. Separe algumas referências e mostre a eles. Finalizado o projeto, é hora de construir.

A última dica é acompanhar a construção da sua casa de madeira simples, para evitar alguma decepção quando tudo já estiver pronto.

Até a próxima!

Categorias do artigo:
Casas de Madeira

Comentários

  • amo casas de madeira e gostaria de saber qto fica mais ou menos uma pequena.

    Cleusa ribas Pantano Espina 11 de abril de 2015 14:54 Responder
  • ola boa tarde eu gostaria de sabere se pocivel quanto custa o metro quadrado obrigado

    Leonardo 11 de abril de 2015 17:13 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.