Menu de opções

Como posso ter a certeza que a minha casa pré-fabricada é uma casa de qualidade?

  • on 13 de abril de 2014
  • Likes!

No que toca ao capítulo de construção de casas pré-fabricadas, o que ainda muitos não sabem é que estas são construídas com os mesmos materiais que as casas tradicionais, mas com a diferença de que são “pré-construídas” num ambiente controlado de uma fábrica, local em que a qualidade é indiscutivelmente superior à de uma construção no exterior.

De qualquer forma, muitos são os que se perguntam acerca de como se pode ter a certeza que a sua casa pré-fabricada é uma casa de qualidade.

Principais benefícios de uma casa pré-fabricada

Entre os principais benefícios de construir uma casa pré-fabricada destacamos o facto de que todos os aspetos da construção serem controlados. As condições atmosféricas não são uma variável a ter com conta (o que vai reduzir os tempos de construção ou defeito nos materiais utilizados).

Além disto, todos os especialistas, técnicos, artífices e montadores fazem parte de uma mesma equipa, sendo supervisionados por profissionais. Mais ainda, como todos os componentes são adquiridos em grande quantidade (como a caixilharia), pelo que também ajuda na diminuição do custo por cada casa.

Mas muitos ainda se perguntam sobre como “posso ter a certeza que a minha casa pré-fabricada é uma casa com qualidade”, sendo que a dúvida parece persistir apesar de a maioria dos fabricantes oferecer uma garantia (prazos e condições de uma garantia variam de construtor para construtor).

Não deverão estar a recordar-se do facto de que a madeira tem um elevado grau de impermeabilidade, o que vai tornar as casas de madeira mais pesadas, ou seja, mais densas.

Um outro facto a ter em conta sobre a qualidade destas habitações é o tempo de entrega, por mais relativa que seja a importância atribuída. Em regra, a maior variação entre as casas pré-fabricadas e as de alvenaria, em termos de entrega, é de 40 dias, pois o método de construção é mais complexo do que se pode imaginar, uma vez que as pranchas são encaixadas numa estrutura (também de madeira), que vai formando as paredes, que podem ser duplas, com um vão central (por onde passa a instalação elétrica), ou podem ser simples (condutores ficam aparentes).

Por baixo de toda a construção e instalações, estão os tradicionais alicerces, em concreto. Esta é a mais básica forma de ter a certeza que a sua casa pré-fabricada é uma casa de qualidade.

Em termos de qualidade, porém, muitos especialistas são da opinião que a construção por woodframe, como nos EUA, é a construção do futuro, pois é um sistema de construção que apresenta mais vantagens no que toca ao conforto térmico a acústico, manutenção, fabricação e mesmo montagem.

No final, para poder ter a certeza que a sua casa pré-fabricada é uma casa com qualidade, além das fundações, não se esqueça de pedir à construtora por um documento que comprove a proveniência da madeira e que provém de uma área que seja legal. Um organismo reconhecido mundialmente nesta área é o Forest Stewardship Council (FSC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.