Menu de opções

Como projetar uma casa ecológica

  • on 1 de outubro de 2012
  • Likes!
Spread the love

O aumento da consciencialização sobre questões ambientais tem sido substancial no início do século XXI. A busca por construir habitações ecológicas e casas cada vez menores aumentou também com o esforço para tentar reduzir a pegada ecológica do homem no planeta.

Tornou-se assim possível de combinar tanto o tamanho como métodos ecológicos de construção e manutenção, graças a novas técnicas de construção e materiais mais amigos do ambiente.

 

Seguem-se então algumas dicas para projetar a sua casa ecológica:

  1. Em primeiro lugar, convém que faça uma pesquisa apurada acerca do custo que irá ter para si projetar e construir uma casa ecológica. Faça o cálculo tendo em conta o custo inicial ou investimento que terá de fazer, mas também o que irá poupar ao longo dos anos devido ao facto de ser uma construção ecológica. Determine se o custo inicial vale a pena o investimento de tempo que levará para ver o retorno a nível de poupanças.
  2. Elabore uma lista de todas as necessidades que precisam de ser incluídas no projeto da sua casa. Por exemplo, é o caso do orçamento, do terreno onde a casa será construída, da qualidade e materiais com origem em explorações sustentáveis, assim como o design e restantes necessidades de habitação, tais como plantas, requisitos de espaço e outras necessidades básicas.
  3. O estilo da casa é tão importante para o projeto como é o projeto da estrutura propriamente dita. Existem vários tipos de estilos arquitectónicos por onde pode escolher. Um estilo mais clássico, contemporâneo ou moderno podem todos fazer parte da sua escolha, sendo que cada um apresenta as suas características próprias, vantagens e desvantagens. Cabe-lhe a si analisar e decidir qual o estilo que melhor se adequa ao seu próprio estilo de vida e necessidades habitacionais.
  4. Inclua no projeto a instalação de dispositivos de poupança de água em torneiras, no chuveiro e até no autoclismo da casa de banho. Pode também reutilizar a água através da instalação de um tanque que acumule água da chuva para a descarga do autoclismo, para lavar roupa e regar os jardins.
  5. Faça uso da versatilidade do sol para produzir energia na sua casa e poupar bastante nas suas contas de energia anuais. Considere a instalação de painéis solares para aquecimento de água e a colocação de janelas duplas para manter a casa a uma temperatura sempre estável.
  6. No momento da contratação de uma empresa de construção, procure sempre por empresas que dizem que estão comprometidas com a sustentabilidade e solicite sempre que possível detalhes do projeto que visem esse mesmo objetivo, tais como como a capacidade da empresa para reduzir os resíduos de construção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.