Menu de opções

Como projetar uma casa modular moderna e “amiga do ambiente”

  • on 9 de abril de 2012
  • Likes!
Spread the love

Escolher uma nova casa é sempre um enorme desafio. Quando às escolhas consideradas “normais” lhe juntamos também a nossa preocupação com a sustentabilidade e ambiente, então o projeto pode tornar-se ainda mais complicado.

A construção modular surge assim como uma das melhores maneiras de criar uma casa amiga do ambiente, logo desde o início. Muitos fabricantes deste tipo de casas já oferecem diversos projetos modernos, que desde a raiz  se preocupam com as questões ambientais dando-lhe, no entanto, a possibilidade de personalizar estes projetos de acordo com as suas necessidades e exigências.

Com os modernos planos de casas modulares atuais, não há qualquer necessidade de sacrificar as nossas necessidades pelo estilo, pois também cada vez mais arquitetos de renome se começam a interessar por este tipo de projetos, existindo assim uma enorme variedade de planos por onde escolher.

 

 

Em primeiro lugar, elabore uma lista de todas as necessidades que a casa precisa fazer face. Por exemplo, é o caso do orçamento, do terreno onde a casa será construída, da qualidade e materiais com origem em explorações sustentáveis, assim como o design e restantes necessidade de habitação, tais como plantas, requisitos de espaço e outras necessidades básicas. Informe-se e leia alguns guias acerca de todos os aspectos da construção modular, a fim de conhecer as vantagens e desvantagens deste tipo de construções, evitando também assim algumas desilusões ou falsas expetativas.

Depois de ter em conta todos estes importantes pormenores, escolha o plano mais adequado às suas necessidades com a ajuda do fabricante ou do seu arquiteto. As casas modulares modernas de hoje estão bem longe daquela ideia de “contentores” de alguns anos atrás e de casas de aspeto rústico, que pouco ou nada têm a ver com a agitada vida urbana. As casas modulares atuais tomam partido dos últimos avanços na tecnologia para se afirmarem no mercado como casas de elevada qualidade, de design moderno e personalizável e, acima de tudo, amigas do ambiente.

Crie um plano de energia. Cada seção de uma casa pré-fabricada é construída a pensar na durabilidade e qualidade e pode ser isolada de forma a  atender ao ambiente pretendido. A energia solar é uma opção a ser tida em conta se pretender ter uma casa verdadeiramente sustentável e “verde”. Procure sempre por empresas que dizem que estão comprometidas com a sustentabilidade e solicite sempre que possível detalhes do projeto que visem esse mesmo objetivo, tais como como a capacidade da empresa para reduzir os resíduos de construção.

Determine o custo e financiamento da sua nova casa modular. Pode esperar uma poupança de menos 15 % em relação à construção tradicional. De seguida, prepara-se para a construção propriamente dita. Você pode contratar um empreiteiro geral para concluir o processo de construção no local, ou  pode usar os serviços especiais oferecidos por muitas empresas que fabricam casas modulares. Independentemente da sua escolha certifique-se que o modo de construção produz um menor impato negativo no ambiente envolvente.

Comentários

  • Gostei do sistema de construção modular muito bom mesmo.

    Carlos dos Santos 11 de abril de 2012 20:20 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.