Comparação entre casas modulares, casas móveis e casas tradicionais

Projetar e construir uma casa própria e permanente é o sonho de muitas pessoas, mas com tantos tipos de construções disponíveis no mercado é normal que surjam algumas dúvidas em relação a qual adquirir.

Depois da compra do terreno vem a dor de cabeça para definir o estilo do imóvel a ser construído, procurar mão-de-obra especializada para construir a casa, pesquisar preços de materiais de acabamento como revestimento de pisos e paredes, louças sanitarias, moveis de cozinha, etc…, isto sem falar nos possíveis problemas que podem surgir durante a construção da obra.

Para o ajudar na importante decisão de escolher qual o tipo de construção mais apropriada para si (móvel, modular ou tradicional) resolvemos fazer uma comparação entre as três. Analise todas as informações dadas e tome a sua decisão.

 

 

Códigos de construção

  • Casas móveis –  Este tipo de construções rege-se por códigos próprios e regulamentações específicas. As casas móveis estão ainda sujeitas a regulamentos locais.
  • Casas modulares – As casas modulares são tratadas como casas tradicionais e, por essa razão, devem seguir os códigos de construção e regulamentos locais. Também devem seguir as normas de zonamento locais.
  • Casas tradicionais – As casas tradicionais estão sujeitas aos códigos de construção de edifícios locais e às leis de zonamento locais.

Plantas/Design

  • Casas móveis – há muito pouco espaço para a personalização, uma vez que normalmente você compra uma casa deste género depois de estar totalmente construída. Contudo, o número de fabricantes que permitem criar e personalizar a sua casa móvel está a começar a aumentar. As casas móveis são quase sempre casas térreas, uma vez que devem ser construídas sobre um chassi de aço não-removível.
  • Casas modulares – A construção da casa só tem inicio após os futuros proprietários escolherem o design pretendido. A maioria dos construtores dispõe de alguns planos modelo que podem ajudar a guiá-lo no processo de personalização. Neste tipo de construção pode-se personalizar tanto o interior como o exterior da casa, desde que respeitados os códigos de construção vigentes. Em alguns casos é possível ter um arquitecto encarregue do projeto, que posteriormente é encaminhado para a fábrica de construção.
  • Casas tradicionais – Estas casas podem ser personalizadas segundo as preferências dos futuros proprietários. Às vezes os construtores optam por comprar grandes lotes de terreno, dividi-lo em parcelas menores e construir casas idênticas em toda a sua extensão. Contudo,  também pode contratar um arquiteto para projetar a sua casa de acordo com os seus gostos e necessidades, encaminhando estes planos posteriormente para um empreiteiro competente e de confiança.

Custo de Manutenção

  • Casas móveis – As casas móveis mais antigas foram também construídas segundo códigos de construção mais antigos, o que se traduz, normalmente, numa eficiência energética menor que nas casas mais modernas e construídas através de outros métodos.
  • Casas modulares – Estas casas são construídos numa fábrica de ambiente rigorosamente controlado, utilizando materiais de alta qualidade e técnicas de construção mais precisas que são apenas possíveis dentro de uma fábrica. As casas modulares são intencionalmente projetadas com isolamento adicional e outras soluções de economia de energia, de forma a reduzir os seus custos de manutenção.
  • Casas tradicionais – Uma vez que são casas construídas no local em todos os tipos de clima, por vezes até condições climatéricas adversas à construção, a qualidade varia muito. Pesquisas revelam que as casas tradicionais são mais propensas a necessitar de obras e os custos de manutenção mais elevados.

Deixe a sua opinião