Menu de opções

Construção da sua casa ecológica

  • on 12 de setembro de 2012
  • Likes!

Quer esteja a remodelar ou a construir uma casa nova, vai utilizar o modelo de ecossistema para se guiar e certificar que não está apenas a conjugar pedaços de uma casa ecológica, que na verdade não funcionam juntos, ou não funcionam com o meio ambiente. Quer opte por comprar uma “casa ecológica” ou opte por criar a sua própria casa em parceria com um arquiteto e um empreiteiro ou desenhe e construa a sua própria casa ecológica, o conhecimento dos princípios de design ecológico é essencial para decidir o que fazer e como o fazer.

Design Ecológico para Casas Ecológicas

Se tiver conhecimento dos princípios de design ecológico pode aplicá-los para construir a sua própria casa. Pode utilizar aplicações específicas, tais como projetos solares passivos ou sistemas de água ‘cinzenta’. Mas, saber quais as aplicações que devem ser usadas na sua casa ecológica e como funcionam em conjunto requer o conhecimento dos princípios subjacentes.

Ter conhecimentos básicos de ecologia, princípios de design ecológicos e informação sobre como as casas ecológicas são projetadas e construídas pode parece muito difícil, lembre-se que você pode, e deve, tomar um passo de cada vez. Comece por ler sobre o assunto. Lembre-se que tudo o que fizer, desde educar-se a si mesmo sobre a construção de uma casa ecológica totalmente funcional é um passo na direção certa para si e para o planeta.

O que nos impede de construir mais casas ecológicas?

As casas ecológicas são mais baratas de construir e menos dispendiosas de suster? Como podemos tornar as casas ecológicas mais acessíveis? A Drª. Jenny Pickerill compartilha a sua pesquisa.

“Todos nos queremos reduzir as contas e queremos casas confortáveis, então o que impede que os desenvolvedores e construtores construam casas ecológicas? A pesquisa revela que não há uma resposta simples, mas uma mistura de motivações culturais, bem como equívocos financeiros. A pesquisa também relata as principais conclusões sobre como tornar as casas ecológicas mais acessíveis.”

Conclusões principais sobre, casas ecológicas de baixo custo.

Precisamos tanto de uma avaliação técnica dos materiais e dos métodos utilizados bem como uma avaliação social das escolhas e decisões das pessoas a fim de compreender o sistema das casas ecológicas.

Existe uma grande variedade de casas ecológicas em todo o mundo. A construção de casas ecológicas minimiza o uso de recursos (na construção) enquanto proporciona um ambiente confortável para viver.

As pessoas só irão aderir às casas ecológicas se estas oferecerem o que elas exigem de uma casa e na qual possam viver como querem.

As casas ecológicas serão apenas tão boas quanto o comportamento das pessoas que nelas vivem. A construção e a tecnologia não podem compensar o uso excessivo de energia.

Existe a perceção de que a construção de uma casa ecológica é mais cara, mas os valores relativos aos ‘custos do ciclo de vida dos edifícios’ provaram que a longo prazo as casas ecológicas são, realmente, mais baratas. A construção de uma casa ecológica pode exigir um investimento maior (no inicio), mas compensa porque a manutenção será menor ao longo da vida da casa ecológica.

Viver de uma forma sustentável tem sido associada com a renúncia de muitos elementos da vida contemporânea. No entanto, uma casa ecológica boa é realmente mais confortável.

Não é a tecnologia, nem política, que nos impede de construir mais casas ecológicas mas sim as convenções culturais e sociais, profundamente enraizadas, sobre a forma como vivemos e o que esperamos que as casas façam por nós.

A escolha dos materiais de construção é feita de acordo com o compromisso complexo entre o custo, a disponibilidade, as habilidades e conhecimentos necessários, a aptidão para o clima, as propriedades ecológicas e os requisitos de manutenção. Por isso os materiais ecológicos precisam de satisfazer muitos critérios antes de serem adotados.

A construção de casas ecológicas envolve mais do que alterações técnicas de construção, envolve também mudanças culturais na forma como consideramos as nossas casas e os nossos lares. Existem relações dinâmicas entre as estruturas físicas e as práticas comportamentais individuais, história, cultura e lugar.

Comentários

  • Gostaria de receber novidades sobre casas ecologicamente corretas.

    CARLOS ALBERTO MORAES HOLANDA 25 de outubro de 2012 16:23 Responder
  • lindo de mais da conta

    Marli Baierle 23 de abril de 2014 00:49 Responder
  • qtos quartos ela possui e qual valor?

    Kathleen Paloschi 8 de julho de 2014 17:45 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.