Menu de opções

Construção de casa pré-fabricada de madeira

  • on 24 de maio de 2014
  • Likes!
Spread the love

Casas pré-fabricadas, como o nome já revela, já saem da fábrica com uma boa parte pronta. Mas atenção: isso não significa que todo o trabalho já está feito.
Confira aqui como é a construção de uma casa pré-fabricada de madeira, que possui etapas importantes como escolha do terreno, tratamento do solo e fundação.

 

modular-madeira

 

Fundação e regularização do terreno

  • Primeiras etapas

A construção das casas de madeira pré-fabricadas segue o estilo das construções de alvenaria, com a vantagem de que algumas etapas são puladas, já que boa parte do trabalho é feita já na fábrica.

O primeiro passo é a fundação. Um engenheiro deve analisar o tipo do terreno e orientar como deve ser feita a base em que ficará a sua futura moradia.

A seguir, entra outra etapa importante: o tratamento do solo contra insetos. Essa parte do trabalho é que manterá longe os cupins – os maiores inimigos de uma casa de madeira.

Montagem e acabamento

  • Etapas finais

Com os alicerces preparados, é hora de erguer a casa. Ou melhor: trazê-la, porque ela é transportada quase inteira. O trabalho consiste em montá-la como um quebra-cabeça.
Encaixes prontos e inteligentes garantem economia de tempo e mão de obra. A seguir, entram os pregos e parafusos. Muitos deles, muitos mesmo, são usados em uma casa de madeira pré-fabricada.

Com a casa em pé, é hora de fazer o acabamento, com a instalação das maçanetas, janelas e tudo mais, que dão aquele toque especial a sua futura residência.

Quanto tempo dura e como funciona a manutenção?

  • Analisando as opções

É difícil determinar a “validade” de uma casa pré-fabricada de madeira, mas estudos indicam que, desde que ela seja bem construída e receba manutenção constante, pode durar tanto quanto uma casa de alvenaria.
São pequenos detalhes que prolongam a vida útil de uma casa desse tipo. Por exemplo: pregos, ganchos e parafusos galvanizados não enferrujam, fazendo assim com que a madeira não apodreça.

Também é sempre necessário ficar atento ao possível surgimento de cupins. Ao menor sinal deles, prepare uma dedetização.
No entanto, prevenir é sempre o melhor remédio. Alguns vernizes disponíveis no mercado permitem que você proteja sua casa antes desse perigo chegar.

Você sabia?

  • Curiosidade

Por fim, confira essa curiosidade separada especialmente para você, que em breve – por que não? – será um morador de uma casa pré-fabricada de madeira.

Esse dado é uma ótima maneira de mostrar que você domina o assunto, quando aquela visita se surpreender com a sua casa e começar a bombardear você com uma série de perguntas.

  • • A primeira casa pré-fabricada de madeira.

O primeiro exemplar que se conhece veio ao mundo em 1833. Foi nesse ano que o arquiteto Augustine Taylor criou o sistema pré-fabricado de madeira, nos Estados Unidos. O objetivo era desenvolver um sistema prático, que economizasse mão de obra e matéria-prima.
A ideia pegou e se espalhou para os quatro cantos do mundo. Claro, de lá para cá muita coisa mudou e evoluiu, mas a base do conceito ainda permanece a mesma.

Agora você já sabe tudo que precisa para construir a sua casa pré-fabricada de madeira. Hora de arregaçar as mangas!

Categorias do artigo:
Casas de Madeira

Comentários

  • boa tarde

    Temos uma casa de xisto toda para reconstruir por dentro e gostavamos muito de a fazer pre fabricada em madeira.

    ana braga 24 de maio de 2014 14:31 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.