Construção de casas pré-fabricadas de madeira

As casas pré-fabricadas de madeira apresentam-se cada vez mais como uma opção extremamente viável para uma casa pré-fabricada.

As casas de madeira de treliça são casas modulares em que o sistema básico de painéis é o do tipo sanduíche, pré-fabricados e a casa coberta com painéis de OSB, usando elementos metálicos de montagem.

Por outro lado, as casas pré-fabricadas de madeira em feixe têm uma ou duas paredes com vigas entrelaçadas. Com este sistema, os elementos encaixam-se perfeitamente, pelo que não existe a necessidade de utilizar pregos e parafusos na montagem. Em regra, são entregues em kits.

 

prefab-madeira

 

Qualidade e durabilidade

Uma casa de madeira tradicional é geralmente construída para durar cerca de 50 anos, mas existem casos e regiões com estas casas que já foram construídas há quase 100 anos e que ainda estão fortes e em pé.

O período de construção de casas pré-fabricadas de madeira é muito mais curto que o das casas feitas em tijolo. Aqui, o cliente poupa não apenas muito dinheiro, mas também na finalização.

Isolamento

O isolamento nas casas pré-fabricadas de madeira é de fácil execução, devido à variedade e modernidade dos produtos já existentes. Casas de feixe interligadas, bem como casas em treliça de madeira, podem ser tratadas com substâncias modernas, anti-bacterianas, anti-fungos e à prova de fogo.

Purifica e filtra o ar, além de fortalecer o sistema imunológico dos habitantes. Nestas casas é o ar dos espaços habitados que é aquecido, o que vai proporcionar uma economia de 40%, quando comparadas às construções tradicionais.

Além disto, as casas pré-fabricadas de madeira são ecológicas, firmes e duráveis, sendo que a sua construção não depende das condições meteorológicas.

Segurança

As casas pré-fabricadas de madeira em feixe interligadas são construídas com estruturas de apoio de alta estabilidade, em muito semelhantes à estabilidade das casas de alvenaria. Sob o ponto de vista sismológico, as casas de madeira são superiores às de tijolos pois são muito mais resistentes.

Construção

Em regra, as casas pré-fabricadas de madeira podem ter até 400m2 de construção, em um ou dois pisos, consoante a estrutura das paredes. Os elementos de base podem ser revestidos numa face ou em ambas, com vários materiais de revestimento, nomeadamente placa de gesso e lambril de madeira.

Os materiais de isolamento pode ser colocados nas paredes das casas pré-fabricadas de madeira ou sobre o lado interior ou exterior da parede, sempre consoante a estrutura das paredes. As paredes de feixe interligadas têm espessuras básicas de 40, 60, 70 ou 90mm, e no caso das paredes isoladas têm 100mm. O material isolante de espessura é colocado entre as duas paredes de vigas, em conjunto com a maior parte das tubagens e canalização necessárias para a construção.

As paredes interiores das casas pré-fabricadas de madeira são geralmente da mesma espessura que os elementos de parede exterior. O piso de madeira (opcional), pode ser auto-sustentável ou não. Na moldura de madeira podem ser colocados elementos de piso de madeira ou placas de OSB de diferentes espessuras.

No que toca ao teto das casas pré-fabricadas de madeira, estes podem ser simples ou de múltiplas camadas, com ou sem isolamento, coberto com placas de OSB,  placas de madeira, portas de acesso e janelas, sendo que o isolamento térmico de portas e janelas tem 4.16.4mm de vidro. As portas de entrada podem estar totalmente ou parcialmente de madeira envidraçada.

Deixe a sua opinião