Construção de casas pré-moldadas de madeira

Construção de casas pré-moldadas de madeira

Economia com arquiteto e mão de obra são os principais atrativos das casas pré-moldadas, que são muito similares às casas pré-fabricadas.

A seguir você poderá conferir a diferença entre esses dois tipos de construção, comparando para ver qual se encaixa mais no seu perfil.

Acompanhe também como funciona a construção das casas pré-moldadas de madeira, para entender por que a praticidade se destaca nesses projetos.

 

casas-de-madeira-pre-fabricadas

 

 

Como assim pré-moldadas?

  • Conceitos básicos que você precisa saber

Uma casa pré-moldada de madeira é aquela que possui partes de alvenaria junto à estrutura de madeira.

A alvenaria está presente nos chamados blocos pré-moldados de concreto, que são aliados à estrutura em madeira.

Esses blocos dão suporte à base da casa, além de economizar tempo e dinheiro, já que dispensa o trabalhoso processo de produção e transformação do concreto. Ou seja: nada de ficar mexendo a massa, carregando sacos de areia, brita e cal pra lá e pra cá, além de toda aquela poeira.

Já a casa pré-fabricada conta com maior parte da estrutura em madeira, sendo apenas a parte da fundação feita com concreto. O encaixe é feito entre as próprias tábuas, com pregos e parafusos.

Simplificando: a casa pré-moldada usa moldes de concreto e madeira, enquanto a pré-fabricada usa somente madeira, com exceção da etapa da fundação.

Entendida essa parte inicial, é preciso entender quais as vantagens da construção de uma casa pré-moldada. Confira a seguir.

 

Analisando as opções

  • Principais vantagens

Os blocos de concreto pré-moldados surgiram na Europa, onde a mão-de-obra para esse tipo de serviço é difícil de encontrar. A maioria dos trabalhadores disponíveis eram imigrantes, que não falavam a língua dos mestres de obras.

A solução foi diminuir ao máximo os problemas de comunicação para conseguir aumentar a produção. Como a parte do concreto é a que mais leva tempo em uma obra, foi nesse estágio que decidiram investir.

E assim surgiram os blocos de concreto pré-moldados.

 

O que você pode aprender com esse breve histórico?

  1. O tempo de construção de casas de madeira pré-moldadas é mais rápido do que o normal. Ou seja: você não precisará esperar tanto para morar em sua nova casa.
  2. O investimento em mão de obra é muito menor. Porque ao cortar as etapas mais demoradas do trabalho você conseguirá fazer com que os pedreiros foquem toda a energia em processos mais simples e rápidos, agilizando assim a construção.

Etapas da construção

  • Um passo-a-passo simplificado

Casas pré-moldadas de madeira são simples de construir. Tudo começa com a fundação, como em qualquer construção.

A diferença – e aqui está o grande segredo – é que na etapa da fundação já são usados os blocos pré-moldados de cimento.

Depois que eles são firmados, a estrutura de madeira começa a dar forma ao projeto. As toras já vêm organizadas, cortadas e montadas da fábrica, fazendo com que o trabalho no canteiro de obras seja organizá-las e prendê-las à estrutura.

É nesse momento que começa a ser feita a divisão interna dos cômodos, junto ao revestimento do piso.

Dica: busque fazer pisos separados para cada cômodo. Se você usar tábuas muito compridas, que passam por um ou mais cômodos, o barulho dos passos poderá ser escutado por toda a casa.

Por último é feita a estrutura do telhado. Não se esqueça de deixar as telhas com uma boa inclinação, para que a água escoe normalmente durante a chuva, evitando assim que a madeira do telhado apodreça.

 

Simples, não?

9 Comentários para “Construção de casas pré-moldadas de madeira”

  • Gosto muito
  • que linda quero ver mais detalhe
  • Su Podesta says:
    Buenisima
  • Joana Tirano says:
    Qual o preço por metro quadrado?
  • Me encanta!
  • Sandra Silva says:
    Já tenho o plano é só por em prática 😉 vamos lá ??
  • Que linda
  • Tenho o terreno !!!! qual o preço !!!!!
  • Sheila May says:
    quanto essa?
  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>