Menu de opções

Construção de uma Casa Autossuficiente

Uma casa autossuficiente é aquela que produz a maioria da sua própria energia e em que os seus habitantes produzem a maioria dos seus alimentos, sem a ajuda de fontes externas.

As casas autossuficientes estão a tornar-se cada vez mais populares devido aos avanços na tecnologia “verde”. Outro fator que torna as casas autossuficientes atraentes é o custo dos alimentos e dos utilitários que estão cada vez mais elevados.

As casas auto-suficientes permitem que os proprietários produzam algumas ou todas as suas necessidades de eletricidade e que cultivem ou tenham animais para seu próprio sustento, na terra que circunda a casa.

Quais os Benefícios da construção de uma casa Autossuficiente?

Existem muitas vantagens em viver numa casa auto-suficiente. Uma casa auto-suficiente vai poupar-lhe muito dinheiro numa base regular e permanente. Os preços dos serviços e os preços dos alimentos estão sempre a subir, se produzir estas coisas a partir de casa pode economizar muito dinheiro a longo prazo.

Uma casa autossuficiente é eficiente de energia, as soluções de energia tendem a ser mais amigas do ambiente do que as tradicionais, por exemplo, as casas autossuficientes produzem eletricidade a partir de turbinas eólicas ou pelo uso de uma matriz de painéis solares.

Eólica, solar e o Meio Ambiente

Na década de 1970 a escassez de petróleo impulsionou o desenvolvimento de fontes alternativas de energia. Na década de 1990, o impulso veio de uma preocupação, renovada, com a preservação do meio ambiente, em resposta a estudos científicos que indicam possíveis mudanças no clima global se o uso de combustíveis fósseis continuar a aumentar.

Na realidade, a energia eólica é uma forma, convertida, de energia solar. Um sistema de energia eólica transforma a energia cinética do vento em energia elétrica que pode ser aproveitada para uso prático. As turbinas de vento, elétricas, geram eletricidade para as casas e para as empresas.

A energia eólica oferece uma alternativa viável e econômica para usinas de energia, convencionais, em muitas áreas do mundo.

Painéis solares

Um (módulo) de painel solar é constituído por um certo número de células solares. As células solares são geralmente feitas de ‘pedaços’ finos de silício, a segunda substância mais abundante na terra, a mesma substância que compõe a areia.

A construção de sistemas solares integrados produz energia elétrica a partir da luz solar e também são parte integrante do edifício.

Uma das vantagens da incorporação de materiais elétricos solares num telhado, como uma claraboia ou toldo é que pode reduzir o custo do sistema.

Os componentes solares desempenham duas funções, substituem os materiais de construção tradicionais, como a telha, o tijolo, ou o vidro e geram eletricidade ao mesmo tempo que aproveitam os elementos estruturais do edifício.

casa conteiner autossuficiente

Como construir uma casa Autossuficiente?

Deve comprar um terreno de tamanho adequado, num local adequado para a casa que está a ser planeada. Mande elaborar a planta e obtenha a permissão de construção.

Os proprietários devem decidir como querem que a sua casa funcione. Em primeiro lugar, a produção de energia é muito importante.

Existem muitas fontes de energia renováveis por onde escolher, incluindo as turbinas de vento, painéis solares e sistemas geotérmicos.Estes sistemas podem ser caros, mas os proprietários irão ter economias significativas a longo prazo.

Devem também considerar qual a fonte de abastecimento de água que vão utilizar para a sua casa. Alguns poderão cavar um poço, no entanto, se isso não for possível, o armazenamento da água da chuva e os sistemas de reutilização da mesma são uma opção. Estes sistemas de armazenamento guardam a água que recolhida naturalmente, de modo a que possa ser reutilizada.

Os proprietários devem considerar se vão produzir os seus próprios alimentos. Podem criar porcos, vacas e galinhas para o fornecimento de carne, ovos, leite, queijo e cultivar frutas e vegetais para fornecer alimentos para toda a família. Quanto mais terreno estiver disponível, mais oportunidades estarão disponíveis.

Uma casa autossuficiente serve dois propósitos. Uma casa autossuficiente irá diminuir as contas e despesas mensais e ajudar a conservar o meio ambiente, conservando energia, reduzindo o consumo de recursos e aproveitando ao máximo o que a natureza oferece em vez de utilizar o que é feito pelo homem.

casa autossuficiente na floresta

Lista de coisas que você pode fazer como o primeiro passo para a construção de uma casa autossuficiente:

Substituir todas as lâmpadas com lâmpadas fluorescentes compactas. As lâmpadas fluorescentes consomem menos energia por isso vão diminuir o seu uso de energia.

Escolha zonas na sua casa para a instalação de aquecimento e ar condicionado. Isso irá permitir que controle onde passa a maior parte do seu tempo e aquecer apenas essas áreas. Aquecer os quartos que não utiliza é um desperdício de energia.

Desligue todos os aparelhos elétricos que não estejam a ser utilizados e adquira o hábito de desligar tudo e qualquer coisa possível. Alguns itens elétricos puxam pela energia quando ligados, por exemplo, uma máquina de café ou micro-ondas. Utilize apenas a energia de que precisa.

Deve garantir que todos os seus aparelhos sejam eficientes. Se não forem, considere substituí-los. Os aparelhos novos podem pagar-se a si próprios na poupança da energia, que não gastam, dentro de um período de um ano.

projeto de casa autossuficiente

Duas maneiras de construir uma casa autossuficiente, que será aquecida sem depender de energia elétrica.

  1. . A melhor opção é a instalação de um fogão a lenha. Os fogões a lenha são uma solução simples para o aquecimento de uma casa autossuficiente, pois não requerem energia elétrica. Irá apenas precisar de madeira para queimar e irá aquecer a sua casa durante todo o inverno.
  2. A segunda opção (é mais cara que a primeira) é a instalação de um aquecedor solar, quando a casa é construída. Um aquecedor solar torna a construção da sua casa autossuficiente mais cara, mas vai pagar-se a si mesmo num período de dez anos.

Os habitantes das casas autossuficientes fazem a sua própria energia, produzem o seu próprio alimento (num pequeno quintal) e fazem a sua parte para poupar o meio ambiente.

Uma casa autossuficiente, não deve ser confundida com uma “casa independente”, que normalmente se refere apenas ao seu uso de energia. A maioria das chamadas ‘casas independentes’ são dependentes dos sistemas de distribuição de alimentos para sustentar os seus ocupantes.

As casas autossuficientes modernas, também conhecidas como casas autônomas, bio abrigos ou sistemas de vida independente, utilizam a energia utilizável com o armazenamento em bateria, utilizam iluminação de alta eficiência, aparelhos de eficiência energética muitas tecnologias apropriadas.

Estas casas geram e armazenam a sua própria energia, com a utilização de energia solar, geradores eólicos, painéis fotovoltaicos e energia renovável. Maximi, bom isolamento, ventilação passiva, ventilação de recuperação de calor e fogões a lenha, têm menos impacto sobre o meio ambiente, porque podem ser construídas com a técnica da construção verde ou construção alternativa.

As casas autossuficientes empregam sistemas sanitários de baixa utilização de água, tratamento de efluentes, sistemas de reutilização e de reciclagem de água, para reduzir a poluição e conservar água. Depois de assegurar que o solo permanece saudável, as casas autossuficientes fornecem as melhores condições possíveis para a produção eficiente de alimentos, incluindo a agricultura orgânica de produção de alimentos, estufa e compostagem.

casa autossuficiente

Quais os Benefícios das casas autossuficientes?

Acessibilidade

Redução do tempo de construção no local, redução dos custos de mão-de-obra.

Qualidade / Durabilidade

Aumento da consistência do produto; resistência potencial a terremotos, ventos fortes, humidade e roedores / infestação de insetos.

Desempenho Ambiental

Proporciona maior isolamento acústico e a diminuição da poluição sonora para o interior da casa.

Custo Operacional

Sistemas de painéis podem ser projetados para oferecer uma barreira de ar uniforme e contínua, que melhora o isolamento e ajuda os proprietários a terem uma vida confortável, reduzindo os seus custos de aquecimento e de arrefecimento.

Inconvenientes das casas autossuficientes

Acessibilidade

Os custos dos materiais são maiores, exigindo um custo inicial maior, depois dos painéis serem concebidos e produzidos, as mudanças no layout e as aberturas são difíceis e dispendiosas, de fazer.

Custo inicial

Os custos podem variar por tipo de painel, a quantidade de personalização necessária e a proximidade do local da casa em relação à fábrica. Em geral, os sistemas de parede (em forma de painéis) têm altos custos de material e custos de fabricação mais baixos do que a construção tradicional.

casa autossuficiente com vidro

Considerações Finais

As casas autossuficientes irão construir um futuro melhor para todos. Os seres humanos são mordomos da Terra e é da nossa responsabilidade preservar a Terra, (nossa Mãe) para as futuras gerações para que a possam encontrar na mesma condição, ou melhor do que nós a recebemos.

Nós também temos a obrigação moral de ajudar os menos afortunados do que nós mesmos. Seria bom que a tecnologia das casas autossuficientes amadurecesse e fosse aceite por a população mundial enquanto os recursos e as condições são favoráveis para o seu desenvolvimento. Se não for para uso de uma única família, que possa ser para uso de várias famílias ou de urbanizações ou aldeias inteiras.

A tecnologia das casas autossuficientes é uma tecnologia amiga do ambiente que irá ajudar a preservar o meio ambiente e ajudar as famílias a poupar dinheiro, a longo prazo.

Comentários

  • Olá Gostaria de Receber planta baixa e planta alta de casas pré fabricadas ,seria possível?

    Att

    JOSE CARLOS DA ROSA – ME

    47-88-19-16-71 / 47-84-67-93-69

    Jose Carlos Da Rosa 16 de agosto de 2015 14:40 Responder
  • Boa tarde,
    gostaria de saber com que empresa devo de contactar para a construção e montagem de uma casa auto suficiente. Gostaria de ter opção de enviar projecto do cliente.

    Obrigada,

    vanda pimenta 13 de junho de 2016 23:19 Responder
  • Gostava de saber onde se pode implantar uma casa como as vossas e qual o preço . e se á dificuldades de se poder implantar em local urbano . Bem haja .

    jose curto 15 de setembro de 2016 16:45 Responder
  • Olá,

    Estou interessado em construir uma casa “auto-suficiente.

    Que passos dar?

    Até
    Orlando Gomes
    +351 912 388 820

    Orlando Gomes 1 de novembro de 2016 14:38 Responder
  • Gostaria de receber algumas plantas altas e baixas de casas pré fabricadas , poderia me enviar e informar alguns valores ?

    Rafael alexsandro 23 de janeiro de 2017 20:20 Responder
  • Gostaria de receber algumas plantas altas e baixas de casas de madeiras e auto suficiente, poderia me informar e enviar alguns valores ?

    Rafael alexsandro 23 de janeiro de 2017 20:23 Responder
  • Boa tarde,

    Qual o contacto do fornecedor dessas casas auto-suficientes pré-fabricadas?

    Grato

    sergio 5 de junho de 2017 13:05 Responder
  • Boa tarde
    Gostaria de saber preços para poderdecidir pois estou intetessada em adquirir uma das casas e como vos poderei contatar.
    Obrigada
    Maria Rosa Pinheiro

    Maria Rosa Pinheiro 25 de março de 2018 17:43 Responder
  • Boa tarde,
    Gostaria de saber se é viável construir com uma café para maior aproveitamento da área.
    Tenho um terreno completamente liso e tem 440 M2.
    Gostaria de ter uma casa com o seguinte:
    Cave c50 M2 , acesso ao R/C por escada interior, sala de estar ampla+ sala de jantar e cozinha tipo americana +ou – com 55 M2 mais suite com 15 m2, escritório com 9 e lavabo.
    Acesso ao piso superior com 2 quartos ( 15 m2 ) cada e WC comum aos dois quartos e varanda também comunicação.

    Manuela 30 de maio de 2018 19:50 Responder
  • Agradeço informação relativamente a preços aproximados com casa pronta a habitar ou seja chave na mão.
    Obrigada

    Manuela 30 de maio de 2018 19:52 Responder
  • Olá estou interessado numa casa de 1 piso com 4 quartos e #auto-suficiente# .
    Será possível entrar em contacto. emagloria@gmail.com
    Obrigada

    Ema 15 de outubro de 2018 21:38 Responder
  • Boa noite,
    Estou interessada em construir uma casa auto-suficiente. Preciso de saber custos e tempo de construção.
    Obrigada
    Maria da Graça

    Maria da Graça 11 de novembro de 2018 03:09 Responder
  • Boa tarde ,eu gostaria de construire uma casa autossuficiente e queria ter informações sobre por onde começar e ter uma ideia em relaçao aos preços por mais où menos 80 métros quadrados t2.
    +41774527463

    Sandra Teixeira 2 de março de 2022 14:54 Responder
  • Bom dia
    Estou interessado em construir uma casa auto-suficiente de 70m2.
    Painéis solares, turbina a vento, poço canadense, fogão a lenha, janela a ventilação passsiva, reculher agua da chuva numa reserva com filtros. Gostariade saber quais são os matriais ao nivel dos muros extriores e divisoes. Muito obrigado.
    Até

    Pedro Dinis 6 de julho de 2022 08:32 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.