Construção de uma casa auto-suficiente

Construção de uma casa auto-suficiente

Uma casa auto-suficiente é aquela que produz a maioria da sua própria energia e em que os seus habitantes produzem a maioria dos seus alimentos, sem a ajuda de fontes externas.

As casas auto-suficientes estão a tornar-se cada vez mais populares devido aos avanços na tecnologia “verde”. Outro fator que torna as casas auto-suficientes atraentes é o custo dos alimentos e dos utilitários que estão cada vez mais elevados.

As casas auto-suficientes permitem que os proprietários produzam algumas ou todas as suas necessidades de eletricidade e que cultivem ou tenham animais para seu próprio sustento, na terra que circunda a casa.

Benefícios da construção de uma casa auto-suficiente:

Existem muitas vantagens em viver numa casa auto-suficiente. Uma casa auto-suficiente vai poupar-lhe muito dinheiro numa base regular e permanente. Os preços dos serviços e os preços dos alimentos estão sempre a subir, se produzir estas coisas a partir de casa pode economizar muito dinheiro a longo prazo.

Uma casa auto-suficiente é eficiente de energia, as soluções de energia tendem a ser mais amigas do ambiente do que as tradicionais, por exemplo, as casas auto-suficientes produzem eletricidade a partir de turbinas eólicas ou pelo uso de uma matriz de painéis solares.

Eólica, solar e o Meio Ambiente

Na década de 1970 a escassez de petróleo impulsionou o desenvolvimento de fontes alternativas de energia. Na década de 1990, o impulso veio de uma preocupação, renovada, com a preservação do meio ambiente, em resposta a estudos científicos que indicam possíveis mudanças no clima global se o uso de combustíveis fósseis continuar a aumentar.

Na realidade, a energia eólica é uma forma, convertida, de energia solar. Um sistema de energia eólica transforma a energia cinética do vento em energia elétrica que pode ser aproveitada para uso prático. As turbinas de vento, elétricas, geram eletricidade para as casas e para as empresas.

A energia eólica oferece uma alternativa viável e econômica para usinas de energia, convencionais, em muitas áreas do mundo.

Painéis solares

Um (módulo) de painel solar é constituído por um certo número de células solares. As células solares são geralmente feitas de ‘pedaços’ finos de silício, a segunda substância mais abundante na terra, a mesma substância que compõe a areia.

A construção de sistemas solares integrados produz energia elétrica a partir da luz solar e também são parte integrante do edifício.

Uma das vantagens da incorporação de materiais elétricos solares num telhado, como uma claraboia ou toldo é que pode reduzir o custo do sistema.

Os componentes solares desempenham duas funções, substituem os materiais de construção tradicionais, como a telha, o tijolo, ou o vidro e geram eletricidade ao mesmo tempo que aproveitam os elementos estruturais do edifício.

casas auto-suficientes

Como construir uma casa auto-suficiente

Deve comprar um terreno de tamanho adequado, num local adequado para a casa que está a ser planeada. Mande elaborar a planta e obtenha a permissão de construção.

Os proprietários devem decidir como querem que a sua casa funcione. Em primeiro lugar, a produção de energia é muito importante.

Existem muitas fontes de energia renováveis por onde escolher, incluindo as turbinas de vento, painéis solares e sistemas geotérmicos.Estes sistemas podem ser caros, mas os proprietários irão ter economias significativas a longo prazo.

Devem também considerar qual a fonte de abastecimento de água que vão utilizar para a sua casa. Alguns poderão cavar um poço, no entanto, se isso não for possível, o armazenamento da água da chuva e os sistemas de reutilização da mesma são uma opção. Estes sistemas de armazenamento guardam a água que recolhida naturalmente, de modo a que possa ser reutilizada.

Os proprietários devem considerar se vão produzir os seus próprios alimentos. Podem criar porcos, vacas e galinhas para o fornecimento de carne, ovos, leite, queijo e cultivar frutas e vegetais para fornecer alimentos para toda a família. Quanto mais terreno estiver disponível, mais oportunidades estarão disponíveis.

Uma casa auto-suficiente serve dois propósitos. Uma casa auto-suficiente irá diminuir as contas e despesas mensais e ajudar a conservar o meio ambiente, conservando energia, reduzindo o consumo de recursos e aproveitando ao máximo o que a natureza oferece em vez de utilizar o que é feito pelo homem.

casas auto-suficientes1

Lista de coisas que você pode fazer como o primeiro passo para a construção de uma casa auto-suficiente:

Substituir todas as lâmpadas com lâmpadas fluorescentes compactas. As lâmpadas fluorescentes consomem menos energia por isso vão diminuir o seu uso de energia.

Escolha zonas na sua casa para a instalação de aquecimento e ar condicionado. Isso irá permitir que controle onde passa a maior parte do seu tempo e aquecer apenas essas áreas. Aquecer os quartos que não utiliza é um desperdício de energia.

Desligue todos os aparelhos elétricos que não estejam a ser utilizados e adquira o hábito de desligar tudo e qualquer coisa possível. Alguns itens elétricos puxam pela energia quando ligados, por exemplo, uma máquina de café ou micro-ondas. Utilize apenas a energia de que precisa.

Deve garantir que todos os seus aparelhos sejam eficientes. Se não forem, considere substituí-los. Os aparelhos novos podem pagar-se a si próprios na poupança da energia, que não gastam, dentro de um período de um ano.

casas auto-suficientes2

Duas maneiras de construir uma casa auto-suficiente, que será aquecida sem depender de energia elétrica.

  1. . A melhor opção é a instalação de um fogão a lenha. Os fogões a lenha são uma solução simples para o aquecimento de uma casa auto-suficiente, pois não requerem energia elétrica. Irá apenas precisar de madeira para queimar e irá aquecer a sua casa durante todo o inverno.
  2. A segunda opção (é mais cara que a primeira) é a instalação de um aquecedor solar, quando a casa é construída. Um aquecedor solar torna a construção da sua casa auto-suficiente mais cara, mas vai pagar-se a si mesmo num período de dez anos.

Os habitantes das casas auto-suficientes fazem a sua própria energia, produzem o seu próprio alimento (num pequeno quintal) e fazem a sua parte para poupar o meio ambiente.

Uma casa auto-suficiente, não deve ser confundida com uma “casa independente”, que normalmente se refere apenas ao seu uso de energia. A maioria das chamadas ‘casas independentes’ são dependentes dos sistemas de distribuição de alimentos para sustentar os seus ocupantes.

As casas auto-suficientes modernas, também conhecidas como casas autônomas, bio abrigos ou sistemas de vida independente, utilizamzam a energia utilizável com o armazenamento em bateria, utilizam iluminação de alta eficiência, aparelhos de eficiência energética muitas tecnologias apropriadas.

Estas casas geram e armazenam a sua própria energia, com a utilização de energia solar, geradores eólicos, painéis fotovoltaicos e energia renovável. Maximi, bom isolamento, ventilação passiva, ventilação de recuperação de calor e fogões a lenha, têm menos impacto sobre o meio ambiente, porque podem ser construídas com a técnica da construção verde ou construção alternativa.

As casas auto-suficientes empregam sistemas sanitários de baixa utilização de água, tratamento de efluentes, sistemas de reutilização e de reciclagem de água, para reduzir a poluição e conservar água. Depois de assegurar que o solo permanece saudável, as casas auto-suficientes fornecem as melhores condições possíveis para a produção eficiente de alimentos, incluindo a agricultura orgânica de produção de alimentos, estufa e compostagem.

casas auto suficientes4

Benefícios das casas auto-suficientes

 Acessibilidade: redução do tempo de construção no local, redução dos custos de mão-de-obra.

 Qualidade / Durabilidade: aumento da consistência do produto; resistência potencial a terremotos, ventos fortes, humidade e roedores / infestação de insetos.

Desempenho Ambiental: proporciona maior isolamento acústico e a diminuição da poluição sonora para o interior da casa.

Custo Operacional: sistemas de painéis podem ser projetados para oferecer uma barreira de ar uniforme e contínua, que melhora o isolamento e ajuda os proprietários a terem uma vida confortável, reduzindo os seus custos de aquecimento e de arrefecimento.
Inconvenientes das casas auto-suficientes

Acessibilidade: os custos dos materiais são maiores, exigindo um custo inicial maior, depois dos painéis serem concebidos e produzidos, as mudanças no layout e as aberturas são difíceis e dispendiosas, de fazer.

Custo inicial: os custos podem variar por tipo de painel, a quantidade de personalização necessária e a proximidade do local da casa em relação à fábrica. Em geral, os sistemas de parede (em forma de painéis) têm altos custos de material e custos de fabricação mais baixos do que a construção tradicional.

casas auto suficientes6

Considerações Finais

As casas auto-suficientes irão construir um futuro melhor para todos. Os seres humanos são mordomos da Terra e é da nossa responsabilidade preservar a Terra, (nossa Mãe) para as futuras gerações para que a possam encontrar na mesma condição, ou melhor do que nós a recebemos.

Nós também temos a obrigação moral de ajudar os menos afortunados do que nós mesmos. Seria bom que a tecnologia das casas auto-suficientes amadurecesse e fosse aceite por a população mundial enquanto os recursos e as condições são favoráveis para o seu desenvolvimento. Se não for para uso de uma única família, que possa ser para uso de várias famílias ou de urbanizações ou aldeias inteiras.

A tecnologia das casas auto-suficientes é uma tecnologia amiga do ambiente que irá ajudar a preservar o meio ambiente e ajudar as famílias a poupar dinheiro, a longo prazo.

Entradas neste artigo:

  • casa auto suficiente
  • auto construir
  • casa auto sustentavel
  • casa autosuficiente

2 Comentários para “Construção de uma casa auto-suficiente”

  • Jose Carlos Da Rosa says:
    Olá Gostaria de Receber planta baixa e planta alta de casas pré fabricadas ,seria possível?

    Att

    JOSE CARLOS DA ROSA – ME

    47-88-19-16-71 / 47-84-67-93-69

  • Orlando Gomes says:
    Olá,

    Estou interessado em construir uma casa “auto-suficiente.

    Que passos dar?

    Até
    Orlando Gomes
    +351 912 388 820

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>