Orientações básicas para financiamento de casas pré-fabricadas

As casas pré-fabricadas modernas estão bem longe da ideia de “contentores” pouco atrativos de antigamente. Com o avanço das tecnologias, foi sendo possível melhorar cada vez mais a qualidade dos materiais utilizados e da própria construção da casa em si. Hoje em dia, as casas pré-fabricadas visualmente podem assemelhar-se muito até às denominadas casas construídas através de métodos mais tradicionais.

Contudo, o financiamento de uma casa pré-fabricada ainda pode ser um processo muito pouco convencional e sobre o qual é frequente surgirem diversas dúvidas.

Seguem-se algumas orientações básicas para financiamento de casas pré-fabricadas.

 

 

Devido ao estigma antigo de que uma casa pré-fabricada não é uma casa de qualidade, mas sim uma barraca construída através de métodos e materiais inferiores, ainda pode encontrar alguns entraves quando se dirige ao banco para fazer um crédito para uma casa pré-fabricada.

Contudo, na grande maioria dos casos os entraves ficam a dever-se ao desconhecimento das linhas de crédito que o banco já possui, por parte do funcionário que o atende. Torna-se por isso fundamental estar bem informado acerca das várias opções disponíveis elaborando uma pesquisa prévia que lhe permita fazer a escolha mais acertada.

Mas como encontrar as opções de financiamento mais adequado?

  • Sempre que possível, deve primeiro procurar por informações numa instituição financeira com alguma experiência no que diz respeito ao financiamento de casas  e edifícios modulares. Caso contrário, você pode acabar por sofrer com algumas dores de cabeça, quando a instituição financeira pouco habituada a este tipo de construções e respetivos financiamentos levar bastante tempo a aprender sobre casas pré-fabricadas e a analisar o seu pedido.
  • Uma simples consulta online vai permitir-lhe encontrar bastantes informações acerca de financiamento deste tipo de construções. Por exemplo, no caso de Portugal, todos os grandes bancos já possuem linhas de crédito adequadas e normalmente são iguais ou muito idênticas às linhas de crédito à habitação tradicional.
  • Se você estiver à procura de uma nova casa com recurso a uma imobiliária ou agente, não se sinta obrigado a aceitar o financiamento oferecido pelo vendedor. Procure por soluções e outras opções que lhe sejam mais favoráveis. Recomendamos, por isso, que você se informe junte das várias empresas de financiamento para encontrar a que melhor pode atender às suas necessidades pessoais e financeiras.
  • Preste bastante atenção à garantia da sua casa pré-fabricada. Durante o processo de construção, transporte e montagem é possível que possam acontecer “acidentes”, pelo que precisa de estar precavido em relação a quem irá pagar pelos defeitos que ocorram. Qualquer custo extra pode fazer uma enorme diferença no seu orçamento e respetivo financiamento.

Deixe a sua opinião