Pense no ambiente: Casas ecológicas e sustentaveis (parte 3)

Continuamos a mostrar exemplos de casas ecológicas e sustentáveis. No artigo de hoje vamos primeiramente centrar-nos numa casa localizada na Dinamarca, que à semelhança do artigo anterior, também ela é completamente sustentável.

Vamos ainda dar especial atenção à “Ecomo”, um projeto situado na África do Sul, com vista para uma paisagem verdadeiramente paradisíaca.  Sem dúvida que ambas opções de casas ecológicas de cortar a respiração, fazer suspirar e das quais qualquer um de nós adoraria ser proprietário.

“Home for life”

A “home for life” é um projeto sustentável e ecológico, fruto da mente criativa dos arquitetos AART. Esta casa surpreendente está localizada perto de Aarthus, na Dinamarca. É vista como um projeto inovador e pioneiro no que toca a este tipo de construções ecológicas, em grande parte graças ao seu baixo consumo de energia e baixas emissões de elementos prejudiciais para a atmosfera do nosso planeta.

Por incrível que pareça, esta casa produz mais energia do que aquela que consome. Isto é possível devido aos seus eficientes painéis solares,  sensores de calor e mecanismos automáticos para abertura de janelas, que determinam se a casa precisa de aquecer ou arrefecer. Também a sua capacidade para fazer um máximo uso da luz natural ao longo do dia aliada aos restantes fatores faz com que se consiga uma eficiência energética acima da média.

Em suma, tudo nesta casa é monitorizado ao mínimo pormenor, mesmo antes da implementação do projeto, tendo sido necessários diversos estudos para que tudo corresse como o que foi inicialmente projetado.

Seguem-se mais algumas imagens, para que possa presenciar ao detalhe todos os fantásticos atributos desta casa.

 

“Ecomo”

A “Ecomo” é uma casa pré-fabricada compacta, criação de Pietro Russo – Ecomo. Foi projetada a pensar num estilo de arquitetura moderno, para um modo de vida simples e que se enquadre com a natureza envolvente.

Todo o design tem por base a sustentabilidade e princípios ecológicos, ao mesmo tempo que foi dada também importância à sua componente estética. Como resultado temos uma casa que necessita de pouca manutenção, que oferece boa eficiência energética, com um design moderno e capaz de apelar a todos aqueles que se preocupam com as questões ambientais que assolam o nosso planeta nos dias de hoje.

A casa “Ecomo” é uma construção pré-fabricada, personalizada, que oferece inúmeras opções a nível de tamanho, layout e acabamentos. Este tipo de projetos personalizados permite soluções únicas para locais normalmente inacessíveis e originais, para os quais a sustentabilidade é um fator essencial e que não seriam de todo possíveis de alcançar através de uma denominada construção tradicional.

Seguem-se algumas imagens desta casa pré-fabricada ecológica.

4 comentários

  1. ANABELA MARTINS
  2. maria jose
  3. Filomena Mª Jorge Mendes Silva
  4. Manuela Costa

Deixe a sua opinião