Menu de opções

Pense no ambiente: Casas ecológicas e sustentaveis (parte 4)

  • on 11 de maio de 2012
  • Likes!

Continuamos a mostrar exemplos de casas ecológicas e sustentáveis.

No artigo de hoje vamos primeiramente centrar-nos numa casa localizada na Califórnia, rodeada de verde e pela frescura da floresta.

De seguida abordamos outra casa situada na mesma região, com a qual se teve a preocupação de maximizar o espaço exterior ao máximo, sem sacrifício do espaço interior. Um verdadeiro desafio!

A última casa da nossa série de artigos sobre casas ecológicas e sustentáveis é construída em aço, na Costa Rica e é uma verdadeira casa de sonho, com vista para o mar e a apetecível praia. Um verdadeiro delírio para os amantes da natureza.

Casa na floresta “Westside Road”

 

O ambicioso projeto da construção desta casa em Healdsburg, na Califórnia, começou logo pelo desafio de conseguir uma construção segura e acessível numa ravina, rodeada por uma paisagem florestal de fazer suspirar até os deuses.

Situada no topo de uma colina, todas as manhãs a primeira visão acaba por ser uma linda vista para o rio, o Russian River Valley. O ar fresco é inebriante e é impossível não nos sentirmos pequenos perante a imensidão de verde que temos perante nós.

Projetada pelo arquiteto Dowling Kimm, esta casa pré-fabricada foi construída quase exclusivamente a partir de materiais sustentáveis e eficientes sistemas energéticos. A fim de maximizar a eficiência dos painéis solares​​ e também para beneficiar da luz solar natural durante todo o ano, a casa foi construída voltada para sul.

Vamos ver mais algumas fotos desta fantástica construção.

 

Hover House 3

 

Projetada por Glen Irani Architects esta casa situada em Los Angeles, na Califórnia, é um verdadeiro exemplo de sustentabilidade. Os seus eficientes painéis solares e energéticos, assim como o inovador sistema de ventilação resultam numa enorme poupança de energia, ao mesmo tempo que eliminam a necessidade da existência de um sistema independente de ar condicionado.

Outro tipo de preocupações ecológicas foram também tidas em conta. Por exemplo, à exceção da pintura das paredes, todos os acabamentos interiores são concebidos para serem bastante duráveis, diminuindo desta forma emissões nocivas para a atmosfera no futuro, devido à substituição ou renovação destes.

Outra preocupação durante a elaboração do projeto da casa foi conseguir maximizar ao máximo todo o espaço exterior, criando uma estrutura que quase que parece pairar sobre o chão. A casa dispõe de uma área comum, 3 quartos e 2 escritórios, acabando assim por maximizar o espaço exterior, mas sem o sacrifício do espaço interior.

Seguem-se algumas imagens.

 

 

Casa ecológica na Costa Rica

 

 

Esta casa pré-fabricada é fruto da mente brilhante dos Robles Arquitectos. Esta magnífica Villa está situada numa pequena ravina, mesmo acima do oceano, a cerca de 20 km de qualquer agitação urbana.

A estrutura auto-sustentável foi um verdadeiro desafio para os arquitetos, uma vez que a casa tinha que ser independente e fiável no ambiente húmido em que estava localizada.

Com uma vista fabulosa para o mar, rodeada de verde e com características sustentáveis e ecológicas, esta casa ecológica e sustentável é certamente um sonho para qualquer mortal.

 

 

Comentários

  • Eu acho muito lindas e alegres estas casas, adorava poder comprar uma mas não posso se fossem um pouco mais baratas, mas para pessoas como eu com menos possinilidades é dificil comprar ..mas adoro

    jacinta fernandes valente 14 de maio de 2012 20:32 Responder
  • Seria muito bom que em Portugal se construi-se mais assim, evitavam-se tantos monstros de cimento por muitas e bonitas paisagens.
    RC

    Raul Costa 15 de maio de 2012 17:13 Responder
  • Eu Sou Portuguesa, ca nao fazem essas casas , mas adorava ter uma, com o meu quarto no primeiro andar , pode ser ate so com um quarto , gostava de lhes fazer um tipo de proposta pois as pessoas aqui so vendo mesmo com seus proprios olhos e que se convence de como sao realmente , entao , se PUDEREM !!! me realisar meu sonho de muitos anos que era ter uma casa desse genero!!!! eu tenho onde a colocar mas nao posso comprar nem fazer emprestimo , Motivos muito validos, entao ai poderiam fazer uma grande publicidade, ate usando a tv ca de portugal, e seria uma grande oportunidade para , o vosso negocio ca em Portugal , e seria bom para mim teria um sonho realizado, pois , tenho tres lugares , muito diferentes, em que poderiam escolher para a colocar , um seria no Douro, outro perto da Cidade do Porto , outro seria em na beira baixa , mas para melhor publicidade , e tambem para meu gosto o melhor seria o Douro terra Linda COM PAISAJENS MARAVILHOSAS JUNTO ao RIO Douro, terra muito conhecida pelo vinho do Porto que e cultivado nas terras do douro, espero que possa refletir sobre o assunto , eu fico torcendo para que decidam o melhor para as duas partes. AGRADECO ESTA OPORTUNIDADE DE ME COMUNICAR COM A VOSSA EMPRESA. MUITO OBRIGADA PELAS CASAS MARAVILHOSAS.

    celia nunes 17 de maio de 2012 10:32 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.