Pense no ambiente: Casas ecológicas e sustentaveis (parte 4)

Continuamos a mostrar exemplos de casas ecológicas e sustentáveis.

No artigo de hoje vamos primeiramente centrar-nos numa casa localizada na Califórnia, rodeada de verde e pela frescura da floresta.

De seguida abordamos outra casa situada na mesma região, com a qual se teve a preocupação de maximizar o espaço exterior ao máximo, sem sacrifício do espaço interior. Um verdadeiro desafio!

A última casa da nossa série de artigos sobre casas ecológicas e sustentáveis é construída em aço, na Costa Rica e é uma verdadeira casa de sonho, com vista para o mar e a apetecível praia. Um verdadeiro delírio para os amantes da natureza.

Casa na floresta “Westside Road”

 

O ambicioso projeto da construção desta casa em Healdsburg, na Califórnia, começou logo pelo desafio de conseguir uma construção segura e acessível numa ravina, rodeada por uma paisagem florestal de fazer suspirar até os deuses.

Situada no topo de uma colina, todas as manhãs a primeira visão acaba por ser uma linda vista para o rio, o Russian River Valley. O ar fresco é inebriante e é impossível não nos sentirmos pequenos perante a imensidão de verde que temos perante nós.

Projetada pelo arquiteto Dowling Kimm, esta casa pré-fabricada foi construída quase exclusivamente a partir de materiais sustentáveis e eficientes sistemas energéticos. A fim de maximizar a eficiência dos painéis solares​​ e também para beneficiar da luz solar natural durante todo o ano, a casa foi construída voltada para sul.

Vamos ver mais algumas fotos desta fantástica construção.

 

Hover House 3

 

Projetada por Glen Irani Architects esta casa situada em Los Angeles, na Califórnia, é um verdadeiro exemplo de sustentabilidade. Os seus eficientes painéis solares e energéticos, assim como o inovador sistema de ventilação resultam numa enorme poupança de energia, ao mesmo tempo que eliminam a necessidade da existência de um sistema independente de ar condicionado.

Outro tipo de preocupações ecológicas foram também tidas em conta. Por exemplo, à exceção da pintura das paredes, todos os acabamentos interiores são concebidos para serem bastante duráveis, diminuindo desta forma emissões nocivas para a atmosfera no futuro, devido à substituição ou renovação destes.

Outra preocupação durante a elaboração do projeto da casa foi conseguir maximizar ao máximo todo o espaço exterior, criando uma estrutura que quase que parece pairar sobre o chão. A casa dispõe de uma área comum, 3 quartos e 2 escritórios, acabando assim por maximizar o espaço exterior, mas sem o sacrifício do espaço interior.

Seguem-se algumas imagens.

 

 

Casa ecológica na Costa Rica

 

 

Esta casa pré-fabricada é fruto da mente brilhante dos Robles Arquitectos. Esta magnífica Villa está situada numa pequena ravina, mesmo acima do oceano, a cerca de 20 km de qualquer agitação urbana.

A estrutura auto-sustentável foi um verdadeiro desafio para os arquitetos, uma vez que a casa tinha que ser independente e fiável no ambiente húmido em que estava localizada.

Com uma vista fabulosa para o mar, rodeada de verde e com características sustentáveis e ecológicas, esta casa ecológica e sustentável é certamente um sonho para qualquer mortal.

 

 

3 comentários

  1. jacinta fernandes valente
  2. Raul Costa
  3. celia nunes

Deixe a sua opinião