Menu de opções

Porque razões é importante projetar casas sustentáveis?

  • on 5 de junho de 2012
  • Likes!
Spread the love

A cada ano que passa cada vez mais pessoas começam a consciencializar-se que é necessário ter algumas preocupações com o seu planeta.

Uma das formas de fazer a diferença é optar por casas e outro tipo de construções que sejam amigas do ambiente e, que acima de tudo, sejam sustentáveis.

Hoje em dia, as casas construídas em fábricas são mais resistentes, amigas do ambiente e muito mais apelativas em termos de preço do que a maioria das casas que são construídas através de métodos tradicionais. Para além destas vantagens, poder ter uma casa sustentável, mais eficiente a nível energético, de design contemporâneo e com elevado grau de personalização, apresenta-se como uma enorme vantagem, principalmente para quem ainda está indeciso acerca do tipo de construção a comprar.

Mas porque razão é importante projetar casas sustentáveis e não apenas casas comuns? Vamos já de seguida ficar a conhecer alguns dos principais fatores que podem fazer toda a diferença.

1As casas sustentáveis são amigas do ambiente. Como os recursos naturais do nosso planeta são consumidos em grande quantidade ano após ano, rapidamente se começa a tornar evidente que é preciso agir agora ou enfrentar problemas muito sérios nas próximas décadas.

Uma vez que a construção de uma casa tem um enorme impacto sobre o meio ambiente, a escolha de uma casa pré-fabricada, construída através de materiais sustentáveis, começa então a tornar-se numa alternativa viável e muito desejada face a uma casa tradicionalmente construída com materiais que se começam já a esgotar na superfície do nosso bonito planeta azul.

A fim de ser classificada como sustentável, a casa deve ser concebida com materiais que podem ser facilmente substituídos. Implica também que os materiais utilizados são mais duráveis​​ e que não haverá necessidade de substitui-los ou repara-los tão rapidamente.

2 – As casas sustentáveis acabam por revelar-se mais baratas a longo prazo. Como são mais eficientes a nível energético, no final as suas contas mensais acabam por ser consideravelmente menores. Em alguns casos, o uso de painéis solares e sistemas de retenção de água das chuvas tornam a casa totalmente sustentável, sem necessidade de outros custos acrescidos.

Embora inicialmente uma casa deste género possa parecer mais cara, a verdade é que a longo prazo se revela num excelente investimento. Por exemplo, em termos de aquecimento e arrefecimento as casas sustentáveis  têm custos bastante menores que as casas tradicionais.

3 – A manutenção de uma casa sustentável é mais simples e barata. Está mais do que provado que a manutenção de uma casa sustentável fica mais em conta do que a de uma casa denominada tradicional. Os materiais utilizados são mais duráveis, resistentes e fáceis de manter a um custo mais reduzido, para além de em muitos casos se maximizar o potencial dos materiais de construção de uma forma inovadora.

Todos este fatores levam a grandes economias a longo prazo, o que pode ser um fator determinante para aqueles que procuram uma razão para mudar para uma casa sustentável.

Categorias do artigo:
Casas Pré Fabricadas

Comentários

  • Gostaria QUE mande-se Um orçamento de uma casa com 2 quartos,uma,cozinha,um,WC E UMA sala.
    A casa com um tamanho de 46metros quadrados e com projecto.
    Agradeço que me respondem.
    Se tiverem um catalogo de casas com essa dimensão para eu ver mande-me.

    Cesar 6 de junho de 2012 23:49 Responder
  • Acredito que no Brasil a condição favorável à vida pela fartura de água, sol, plantas e animais para alimentação por catação e pouco esforço, propiciou a formação de uma sociedade despreocupada com o meio ambiente, com o planeta. Assim esse artigo vem no tempo certo, trazer consciência de que a capacidade regenerativa do planeta e mais próximo, o meio ambiente é limitada e pode vir a colapso mais cedo ou mais tarde, Assim, é missão nobre e importante para nosso presente, conhecimento e ações que assegurem nossa continuidade como população no futuro próximo. Congratulações e obrigado por nos dar a oportunidade de pensar sobre isso.

    José Carlos Moreira 10 de setembro de 2017 16:21 Responder
  • Boa tarde pretendo construir uma casa ecológicas tidpo sobrado,mas realmente quero saber o preço que fica uma casa ,assim,tipo tres suites,um escritorio,um banheiro na lavanderia e um lavabo,na suite principal closet,banheira,com calefatação para inverno,e ar refrigerado central ,veja bem este é o meu sonho há um hiten que
    não pode faltar garagem fechada.Vcs poderiam me ajudar a achar um terreno perto de um lago ,ou rio com águas limpas,Se vcs me derem atenção irei ouvir vcs e se precisar mexer no sonho tudo bem menos tirar que seja perto de uma aguá kkkkkk,preciso de uma resposta urgente pois tenho pressa.

    Débora Laverdi 14 de junho de 2018 20:38 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.