Menu de opções

Sugestões para decoração de interiores em casas móveis pequenas

  • on 24 de janeiro de 2012
  • Likes!
Spread the love

Decorar casas móveis pode tornar-se num verdadeiro desafio (ou até numa enorme dor de cabeça dependendo da motivação) para quem tem a coragem de se aventurar neste tipo de tarefas. Uma das grandes diferenças entre as casas pré-fabricadas móveis e outros tipos de habitação é a limitação existente na sua decoração.

Embora sejam uma alternativa bastante viável em termos económicos em relação às casas tradicionais, as limitações impostas pelo espaço disponível no seu interior torna muitas vezes complicado conjugar o sentido prático com uma decoração agradável e acolhedora.

No artigo de hoje vamos continuar a dar-lhe algumas sugestões para decoração de interiores em casas móveis.

 

 

Casa bem arrumada

Dadas as limitações de espaço de uma casa móvel, o melhor conselho que lhe podemos começar por dar é acabar com qualquer tipo de desordem e organizar bem todos os elementos decorativos, de forma a começar a renovação da decoração com um ambiente mais amplo e arejado. Uma casa bem arrumada, limpa e organizada confere ainda e, acima de tudo, bem-estar a quem nela vive.

Para que ganhe mais espaço no interior de uma casa móvel, tente reorganizar a disposição dos móveis em cada divisão. Adicionalmente limite o número de acessórios decorativos a apenas aqueles que realmente precisa para criar uma atmosfera ao seu gosto. Lembre-se que por vezes “mais é menos” e que um ambiente demasiado cheio pode até ficar mais desagradável que um minimalista. Limite também o número de móveis ao máximo, optando apenas pelos que são absolutamente indispensáveis.

Opções de iluminação

A iluminação certa pode fazer toda a diferença, especialmente em espaços pequenos como é o caso de uma casa móvel, em que cada centímetro deve ser bem aproveitado. A maioria deste tipo de habitações possui apenas um andar e as diferentes divisões ficam dispostas de uma ponta à outra.

De forma a controlar e a tirar o melhor proveito da iluminação natural (ou até artificial) instale cortinados nas janelas, mas de tecidos mais leves e que não sejam estampados. O ambiente precisa de se manter bem luminoso e cortinados mais pesados vão acabar por impedir que a luz natural entre em cada divisão da casa.

Se for possível opte ainda por iluminação embutida ou que possa ser direccionada, de modo a iluminar bem todas as áreas, incluindo os cantos mais escuros. Use ainda iluminação funcional em áreas que necessitem de uma luz mais forte como cozinhas, casas de banho ou zonas de trabalho.

Opções de pavimento

Muitas casas móveis, principalmente as mais antigas, possuem pavimentos bastante finos e com fraco isolamento térmico ou de som. Este é um problema simples de resolver. Opte por colocar pavimento em carpete ou usar tapetes sobre o tipo de piso já existente, de forma a atribuir maior conforto e evitar que o som se propague tão facilmente. Um pavimento em carpete irá também isolar melhor a temperatura, tornando cada divisão mais acolhedora e confortável para quem pisa o chão ou caminha sobre este.

A cor certa

Com uma nova pintura consegue alterar por completo a atmosfera de qualquer divisão, Por essa mesma razão, escolher a cor certa para a decoração de uma casa móvel deve tornar-se uma prioridade para si. A tonalidade adequada vai dar facilmente a ilusão de um espaço maior e mais acolhedor. Aposte em cores mais claras e suaves, como amarelos, azuis e verdes claros, que vão tornar todo o espaço mais luminoso, mas ainda assim alegre. As cores neutras como branco, creme e bege são também uma boa alternativa e combinam na perfeição com qualquer estilo de decoração.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.