Vantagens e desvantagens das casas com janelas de madeira

Qual o lado bom e o lado ruim das casas com janelas de madeira? Aqui você irá descobrir os prós e os contras.

As janelas são uma das partes da casa que mais chamam atenção. Originalmente elas surgiram para fazer circular o ar, além de possibilitar a visualização do mundo exterior sem sair do lado de dentro.

No entanto, ao longo do tempo as janelas ganharam outras funções, servindo como acessórios de decoração.

São inúmeros os tipos de materiais (alumínio, ferro, madeira, compensado) e também os mecanismos (janelas com trilhos horizontais, verticais, que abrem para dentro, para fora ou que até mesmo não abrem).

Aqui abordaremos somente as vantagens e desvantagens das casas com janelas de madeira.

 

janelas-madeira

 

Vantagens

Exclusividades e benefícios das casas com janelas de madeira

  1. Beleza

Casas com janela de madeira são indiscutivelmente mais charmosas do que casas com janelas de alumínio.

Janelas de madeira não roubam a atenção da beleza da casa e ajudam a agregar valor ao conjunto da obra.

Você pode escolher entre uma infinidade de modelos, já que a madeira é mais fácil de trabalhar do que o alumínio. Conversando com o arquiteto e o marceneiro é possível criar modelos únicos.

 

  1. Personalização

Ao contrário dos outros materiais, é possível criar uma personalização na própria estrutura da esquadria, com entalhes e desenhos personalizados.

Essa técnica foi muito utilizada durante a Idade Média, nas vilas anglo-saxônicas, para mostrar a que família pertenciam os moradores daquela casa.

Hoje, janelas de madeira com entalhes personalizados dão um toque de charme único à casa, o que faz aumentar o valor final, na hora da venda.

 

  1. Estilo

Já imaginou uma casa inteirinha marrom, com janelas prateadas? Pois é, esse é um estilo que não combina nem um pouco com o ar rústico das casas de madeira simples nem com a moda luxuosa, das casas de madeira mais requintadas.

Na hora de instalar as janelas, não pense apenas nelas, e sim no todo. Analise de longe e imagine qual material seria capaz de deixar a estrutura toda em harmonia.

 

Desvantagens

Problemas e dificuldades das casas com janelas de madeira.

  1.  Segurança

O que é mais resistente? Um pedaço de madeira ou um pedaço de ferro? Pois é, na hora de fazer sua escolha leve em conta a segurança.

Janelas de madeira podem ser quebradas com maior facilidade, deixando a casa mais vulnerável a roubos e assaltos.

Casas com janela de madeira sempre precisam contar com um reforço extra, como grades ou trancas de ferro.

 

2. Problemas de encaixe na esquadria

A madeira é sujeita a variações de tamanho, conforme o clima muda. Ou seja: no calor ela se dilata e no frio ela se contrai.

Isso significa que essas alterações – mesmo que em pequena escala – afetam a estrutura da esquadria.

Então, podem ocorrer problemas como infiltração de água, no caso de uma chuva forte.

Uma das soluções é investir em uma moldura ao redor da esquadria. No entanto, essa opção pode encarecer um pouco o projeto.

 

3. Dificuldades de encontrar peças de reposição

Como são produzidas em menor escala e – em alguns casos – são personalizadas, é mais difícil encontrar peças de reposição para as janelas de madeira.

Isso significa que você pode passar por uma grande dor de cabeça se apenas um fecho da janela se quebrar.

A solução, nesse caso, é mandar produzir uma peça igual àquela que foi quebrada. No entanto, o valor será mais caro e o tempo de espera também.

 

Em resumo: casas com janelas de madeira são mais bonitas, mas você deve estar preparado para investir um pouco mais em segurança, além de guardar um dinheiro extra, caso alguma peça quebre.

 

Agora é com você. Boa escolha!

Deixe a sua opinião